Brasil,

Como se destacar na procura por emprego? Último dia de Worktalks trouxe dicas importantes para você se destacar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hadassa Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Último bate-papo da série sobre trabalho, promovido pela Catho, abordou temas como se preparar para a busca por vagas, construção de currículo e muito mais

A Catho encerrou a série Worktalks - evento que abordou durante todo o mês de maio temas relativos ao trabalho, mercado e ao atual cenário do país - com um dos assuntos mais esperados: "Um novo cenário, um novo plano: como se destacar na procura por emprego". A convidada da edição da última segunda-feira (25) foi a gerente sênior da Catho, Tábitha Laurino, com mediação do gerente sênior de Marketing da Catho, Ricardo Morais.

A especialista começou a conversa destacando que este é sim o momento de buscar de emprego. Alguns setores estão aquecidos, principalmente na área de saúde e varejo e outros que, mesmo fora destes setores, mantêm a publicação de vagas no site da Catho. Ela diz que o grande diferencial neste momento é a busca ativa por vagas.

"Não fique passivo. Faça da busca o seu trabalho diário. Para quem se candidata todos os dias, as chances são até 30 vezes maiores do que quem fica esperando um contato. Se você precisa se recolocar no mercado, tem que fazer disso uma rotina", explica.

Para ajudar, Tábitha citou alguns pontos que precisam ser observados:

- Planejamento: O que eu quero, onde vou buscar, quais são os cargos e empresas que me interessam? Essas perguntas são importantes para definir a procura por trabalho. Outro ponto destacado por ela foi observar suas qualidades e ver se encaixam também em vagas além da sua área, para aproveitar melhor as oportunidades.

- Rotina: Já que a busca pelo emprego é um trabalho, precisa seguir um direcionamento. Defina horários para procurar, estudar, selecionar as vagas de interesse e enviar os currículos. Não esqueça de fazer pausas para descanso.

- Disciplina: fundamental para este período e também para o pós pandemia, no qual o trabalho remoto será cada vez mais procurado. "Você trabalha na maior tempo sozinho e precisa estar focado e isso é uma tendência dos últimos tempos. Você está preparado? A disciplina é fundamental e uma das habilidades que estão e serão exigidas daqui pra frente", destaca.

- Atualização: Procure as vagas atuais da sua área, o que estão pedindo e adapte seu currículo porque as descrições de cargos mudam com o tempo. Veja se está passando a informação de acordo com o que o mercado está pedindo. Por exemplo, algumas empresas procuram por "ninja de vendas" em vez de vendedor. Portanto, ler atentamente a vaga é fundamental.

Currículo - Outro tema de destaque no Worktalks foi o currículo. De acordo com Tábitha, ele é peça determinante na hora do recrutamento. "Quase 80% dos recrutadores utilizam o currículo como primeiro filtro. Por isso, ele deve ser construído pensando nas mensagens que se quer passar, o que se quer ressaltar e quais são os objetivos futuros. E deve ter no máximo duas páginas".

Além disso, o currículo precisa ser claro, resumido, evitando repetições. E estar adaptado ao que as empresas estão procurando. O objetivo é contar a história da sua carreira, o que você sabe fazer de melhor, suas habilidades e o que você deseja daqui para frente. Para facilitar, ela listou seis pontos principais para deixar o currículo em ordem:

1) Dados pessoais: nome completo e informações de contato. Sempre atualize seu e-mail e telefone. Segundo pesquisa Catho, cerca de 20% dos currículos estão com esses dados desatualizados.

2) Objetivo: seja direto. Coloque o que você busca (área, cargo) e um resumo do que você espera fazer e entregar neste próximo passo da sua carreira. Procure deixar o cargo mais amplo para fazer uma busca mais abrangente.

3) Resumo das qualificações: segundo Tábitha, a maioria dos recrutadores faz a seleção neste tópico. Coloque suas principais habilidades, o que você sabe fazer de melhor, o que você fez de bom na sua carreira. Pense como um recrutador. Por que ele deveria te chamar? Dica de ouro: Nunca minta, nunca invente. E coloque em destaque o que a empresa está buscando no resumo das qualificações.

4) Formação acadêmica: da mais recente pra mais antiga. Outra dica: se você tem pós e graduação, não precisa citar o ensino médio. A não ser que você não tenha curso superior ou tenha curso técnico, essa informação é importante.

5) Formação complementar: Palestras, intercâmbio, cursos rápidos sem certificado ou diploma, mas que fizeram diferença na sua carreira.

6) Cursos ou outros cursos: Aqui entram cursos com certificado e diploma como ferramentas (Word, Excel, etc.), idiomas. Neste último, é importante o nível de eficiência. Não coloque nada que você não consiga ser testado. Por exemplo, se seu inglês é básico, o recrutador entende que você sabe minimamente falar alguma coisa. No intermediário, uma conversa rápida. E que contrata sabe diferenciar o não saber do nervosismo. E todas as suas habilidades podem ser testadas sem aviso prévio.

Sobre a Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 800 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade. Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.

A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

Sobre o Worktalks

Diante de um cenário de alta complexidade em relação ao mercado de trabalho, o emprego tem se tornado tema recorrente na boca dos brasileiros. Com o objetivo de proporcionar instrução e informação para esse público, acontece no mês do trabalho, todas às segundas-feiras de maio, a segunda edição do evento Worktalks , que contará com vídeos, áudios, palestras e artigos com profissionais experientes a fim de preparar candidatos para o mercado profissional atual. A programação contará com a transmissões ao vivo de forma on-line e totalmente gratuita.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar