Coronavírus: a linha tênue entre capitalizar a crise e fazer campanhas conscientes
pixabay
Naturalmente, a grande maioria das pessoas repensou seus hábitos de consumo
A pandemia do coronavírus, com a rápida propagação da doença, criou um cenário desafiador e diferente em todo o mundo. A principal recomendação para evitar o contágio é o isolamento, ou seja, ficar em casa e não sair nem mesmo para trabalhar em muitos casos. Naturalmente, a grande maioria das pessoas repensou seus hábitos de consumo. Dessa forma, é uma situação que provoca grandes transformações às marcas, que ficam perdidas sobre qual tom devem adotar em suas campanhas e, principalmente, o que comunicar diante desta nova realidade que não tem prazo para terminar.
O sucesso de campanhas de marketing depende do contexto em que elas estão inseridas. Pode ser bem planejada, produzida e executada, mas se não dialogar com o momento em que o público-alvo está inserido, não vai atingir os objetos esperados. É uma recomendação válida em qualquer situação, sem dúvida. Contudo, é preciso reconhecer que o contexto vivido atualmente mudou muito do início do ano para cá. Os cuidados com o coronavírus trouxeram novas preocupações aos cidadãos. Assim, é essencial que as campanhas incorporem essas questões no desenvolvimento.
Não se trata, evidentemente, de fazer uma campanha apenas para se mostrar. Em casos assim, é necessário traçar o posicionamento que a empresa pretende adotar e descobrir o melhor momento para isso. É uma estratégia que exige planejamento, discussão e debate contínuo entre diferentes membros da equipe. Elementos como propósito e missão da empresa devem estar claros para identificar se faz sentido planejar algo nessa época ou se é meramente oportunismo para surfar na onda do momento. O consumidor sabe reconhecer um e outro - e um passo em falso pode arruinar o relacionamento da marca com o consumidor.
Mesmo em um cenário conturbado, de forma geral não é recomendado às marcas pararem de anunciar ficarem invisíveis para seu público. O silêncio também pode trazer um impacto grande a longo prazo. O que se pede é apenas ter equilíbrio, sensatez e cuidado na hora de planejar as próximas campanhas. É necessário lembrar que, no fim, o mais importante nesse momento é conscientizar as pessoas, e não capitalizar em cima da crise, explica Matheus Miguel, diretor de criação da fri.to.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19