Pandemia acelera a transformação digital no varejo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges

pixabay pixabay

Web encontro da Neurotech revela projetos de e-commerce, meios de pagamento e modelagem de crédito com IA acontecendo em tempo recorde

Há quem diga que mudanças profundas anteriormente previstas para acontecer somente daqui a cinco anos se tornarão realidade em menos de 12 meses. Outra aposta é que a participação das vendas online no varejo brasileiro vai triplicar rapidamente antecipando uma movimentação prevista para se consolidar somente em quatro ou cinco anos. A construção dos modelos de machine learning e Inteligência Artificial, que até aqui consumia semanas ou meses precisará ser acelerada para que as entregas ocorram em, no máximo, sete dias.

A pandemia do Covid-19 modificou totalmente o cenário no varejo brasileiro e exige rápida adaptação com soluções que não serão usadas apenas durante a crise. Elas virão para ficar. Este e outros temas foram discutidos durante o primeiro web encontro da Neurotech que teve como pergunta central: “Que novas soluções podemos criar para superar a crise no varejo?”

A discussão contou com a participação do sócio e diretor de Novos Negócios da Neurotech, Rodrigo Cunha, do Diretor da Conductor, Edrei Costa, da fundadora da Fort Brasil, Juliana Freitas, e do Diretor de Produtos e Gestão de Clientes da Neurotech, Breno Costa.

Rodrigo Cunha declarou ter identificado um movimento muito forte de mudanças no mercado varejista. “Uma das frases que mais tenho escutado no setor é que as últimas seis semanas, em termos de transformação digital, têm sido equivalentes a seis meses do período anterior à pandemia. Isto mostra que existe um nível de aceleração no uso da tecnologia a favor do varejo ou a favor do público consumidor que nunca foi tão intenso”, disse.

Para Edrei Costa, a jornada digital ganhou prioridade em linhas gerais. Um dos indícios deste fenômeno foi uma aceleração na ativação de aplicativos por parte de clientes que possuem cartões private label. A explicação é que através deste instrumento o cliente conseguiu acesso a toda uma gama de serviços que permitem a ele fazer de forma digital tudo o que faria indo até as lojas.

Costa contou ainda que a própria Conductor adiantou o lançamento de um produto em parceria com a Neurotech justamente porque identificou a necessidade de responder imediatamente a essa demanda por serviços digitais por parte dos clientes. Trata-se de um robô inteligente de atendimento associado ao WhatsApp que interage em toda a jornada do consumidor, fazendo todas as perguntas, respondendo de forma automática, ´pedindo documentos, submetendo dados aos motores no final do processo até chegar ao final, se o cliente for aprovado, liberando o cartão ou a conta digital. “O lançamento dessa ferramenta não estava previsto para esse ano”, disse.

Juliana Freitas, por sua vez, também relatou um testemunho de aceleração da transformação digital vivenciado nos últimos dias. A FortBrasil havia decidido desenvolver um novo modelo de crédito internamente para ajustar um sistema às necessidades do momento. Após o início do processo houve a decisão de refazer totalmente esse projeto usamos a plataforma da Neurotech. “A partir da tomada desta decisão tudo foi executado em apenas três dias”, relatou.

A reflexão foi encerrada com a constatação otimista feita por Breno Costa de que o setor varejista é muito criativo e desta forma consegue se reinventar e acelerar em qualquer cenário. “No dia seguinte ao início do isolamento, nós vimos os volumes de crédito desabarem de uma hora para a outra. Mas logo depois, de uma forma surpreendente, notamos que, aos poucos, o volume normal foi sendo retomado sem a mudança do status do isolamento. Isto deixou claro que o varejo estava se adaptando com cada um buscando o seu melhor formato”, disse.

Segundo ele, a pandemia realmente deixará como legado um predomínio dos formatos digitais. Neste novo momento o varejo físico não vai desaparecer, mas será explorado muito mais para gerar experiência às pessoas. “Nas lojas os clientes poderão tocar no produto e ter uma relação mais íntima, porém o fechamento da compra será feito no modo digital. O novo normal vai tornar comum o uso de boots acoplados ao WhatsApp sendo usados para fechar a compra de forma digital mesmo que o consumidor esteja dentro da loja física”, finalizou.