Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pequenas empresas e o impacto da Transformação Digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Ao contrário do que alguns pensam, os efeitos práticos da era tecnológica também são sentidos e aplicados por organizações menores

Por Renato Halt*

Não há como negar: a Transformação Digital é uma realidade ampla e sentida no cotidiano empresarial brasileiro. Claro, a mudança, para ser completa, ainda carece de um olhar atento por parte de lideranças e gestores. Naturalmente, denota-se a necessidade de desmistificar pensamentos antiquados quanto à real presença da tecnologia e como ela pode auxiliar profissionais e potencializar a produtividade. O caminho ainda é longo, mas a expectativa para que uma mentalidade inovadora seja disseminada é cada vez maior.

E como os negócios de porte menor se encaixam nesse contexto? É comum achar que devido ao custo exigido ou à complexidade da implementação, fica difícil o uso de tecnologia para pequenas empresas. Na verdade, ferramentas automatizadas estão em constante evolução, dessa forma, possibilitam a personalização, adequando-se ao tamanho de qualquer companhia. Com o planejamento estratégico correto e a liderança necessária para que a comunicação interna acompanhe esse fenômeno, é possível se aproveitar dos benefícios da Transformação Digital.

Para ilustrar o quadro, preparei um artigo completo sobre a importância da tecnologia para pequenas empresas. Acompanhe!

Consolidação do ERP abre caminho para novas oportunidades

O uso de planilhas e métodos manuais para movimentar as operações de uma empresa pode ter sido uma prática eficiente nos últimos anos, mas com a acessibilidade de softwares e sistemas de gestão empresarial, essa perspectiva mudou drasticamente. Otimizar processos e simplificar atividades através da máquina não significa substituir profissionais, mas redirecioná-los para tarefas mais estratégicas e complexas.

Em uma pesquisa publicada pelo Capterra, mapeando o ano de 2019, indicou-se que cerca de 44% das empresas de pequeno e médio porte do país possuem algum tipo de ERP. O nível crescente de adoção de soluções tecnológicas entre as PMEs (Pequenas e médias empresas) serve como referencial para que esse setor do país seja encarado como um ponto de avanço estrutural e operacional de extrema relevância.

Transforme dados em aditivos valiosos

Antes de se estabelecer metas, há de se compreender a profundidade que uma mudança no meio de trabalho irá exigir. A tecnologia para pequenas empresas não só está em constante crescimento, como representa uma vertente democrática para que os negócios de menor alcance possam desenvolver-se entre si, enriquecendo um campo que emprega e movimenta a economia brasileira. Outro componente decisivo para o funcionamento dessa equação são os dados.

Informações são armazenadas e manipuladas diariamente, por empresas, corporações, companhias e instituições. O grande desafio é a forma como os executivos lidam com esses dados, preservando a integridade e a segurança dos processos. Plataformas de automação auxiliam justamente nesse aspecto, minimizando a possibilidade falhas críticas ocorrerem.

Com o fluxo de informações estabelecido e respaldado pela máquina, o conteúdo servirá de matéria-prima para análises preditivas, o que nos leva ao próximo e último tópico.

Decisões corretas, resultados melhores

Para empresas menores, o peso de uma decisão mal fundamentada pode ser ainda mais impactante. Claro, não devemos desconsiderar a importância de se nutrir uma bagagem profissional de experiência e intuição com o segmento que se está inserido, mas esses fatores não são suficientes para garantir o sucesso de uma ação tomada.

Em tempos onde o espaço para erros críticos é enxuto, e a instabilidade econômica permeia o cenário global, ter como aliada a assertividade de dados analisados previamente, cuja confiabilidade serve até de projeção para os meses a seguir, é uma medida praticamente indispensável. No fim das contas, o profissional continua sendo o maior detentor do poder de decisão, tendo a seu favor a presença tecnológica e suas contribuições.

Como você enxerga o papel das pequenas empresas e a Transformação Digital? Participe do debate e faça essa reflexão!

*Renato Halt é Co-Founder da b2finance e Head of SAP Business One. Presente no mercado há mais de 25 anos, a empresa faz parte do canal SAP e apresenta vasta experiência em Outsourcing, promovendo serviços Contábeis, Financeiros, Fiscais, Folha de Pagamento e Tecnologia da Informação. Com experiência em Processos de Auditoria, Controles Internos, Advisory, Due Dilligence, Planejamento Tributário, Compliance, Implantação de ERP e Soluções de IT, aplica em todas as suas operações tecnologia de ponta e compliance. A b2finance apresenta-se ao mercado com a proposta de ser uma extensão de seus clientes, buscando alternativas para os negócios empresariais com uma visão simples e objetiva para que seus clientes possam se dedicar exclusivamente aos negócios. Atualmente possui escritórios em São Paulo (Barra Funda, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto), Rio de Janeiro e Curitiba.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar