Maioria dos gestores de planos de previdência complementar já considera ações para contrabalançar o impacto da COVID-19, indica pesquisa da Mercer
Equilíbrio do plano e situação financeira pessoal são as maiores preocupações dos participantes
Cotas dos planos de benefícios negativas, patrocinadores implementando planos de demissão, aumento do número de pedidos de resgates, além de solicitações para não cobrar empréstimos e contribuições são algumas das maiores inquietações reveladas pela pesquisa “Impactos da COVID-19 para a previdência complementar”.
Desenvolvido pela Mercer, líder global de consultoria em carreira, saúde, previdência e investimentos, com o apoio da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), o estudo foi realizado neste mês de abril e contou com a participação de 132 gestores de planos de previdência complementar, entre fundos de pensão privados, de estatais e planos PGBL e VGBL.
A pesquisa indica que 82% dos gestores já tomaram alguma medida para reagir ao impacto da pandemia, seja reformular as políticas de investimento, revisar a posição atuarial ou rever a estrutura do plano e suas regras. De acordo com João Morais, líder de previdência e investimentos da Mercer Brasil, uma das prioridades apontadas pela pesquisa passou a ser o monitoramento constante da solvência, liquidez e riscos dos planos de benefícios. “Percebemos que as organizações estão buscando reduzir o risco, mas ainda não está claro onde irão alocar os recursos. Este pode ser um momento defensivo de curto prazo, até porque as aplicações mais conservadoras continuam com taxas de juros muito baixas e, portanto, não são mais tão interessantes para os planos de previdência como horizonte de investimento de longo prazo”.
O levantamento mostra que, do ponto de vista dos participantes dos planos, há uma grande demanda por orientação em temas relativos a investimentos e outras decisões que impactem sua saúde financeira. “Com a maturidade crescente do sistema de previdência complementar, é natural que os participantes dos planos solicitem uma comunicação cada vez mais frequente, transparente e até personalizada a suas dúvidas e necessidades”, afirma Luís Ricardo Marcondes Martins, diretor presidente da Abrapp.
Apesar de todos os transtornos provocados pela COVID-19, a pesquisa sugere que a previdência complementar sairá fortalecida. “Esse momento de crise deve acelerar a implementação de ajustes necessários que já vinham sendo debatidos, como a flexibilização de regras e incentivos para o aumento da poupança no sistema”, conclui Martins.
Sobre a Mercer
A Mercer oferece aconselhamento e soluções orientadas à tecnologia que ajudam as organizações a atender às necessidades de carreira, previdência, investimentos e saúde de uma força de trabalho em constante mudança. São mais de 25.000 funcionários localizados em 44 países e com atuação em mais de 130. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com mais de 76 mil colegas e receita anual de mais de US$ 17 bilhões, a Marsh & McLennan apoia seus clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário