Brasil,

A inovação da logística 4.0

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Felipe Marçal Cota, engenheiro de produção e CEO da Transcota - Logística e Transporte

No momento em que o conceito de indústria 4.0 estava começando a ganhar destaque, foi possível enxergar no mercado a necessidade de evolução da logística convencional, para acompanhar a ascensão dos demais setores e as constantes integrações tecnológicas dos processos.

A partir daí foi iniciada a transformação de nossa empresa, que já tem mais de três décadas de trajetória, sendo sediada na cidade de Contagem em Minas Gerais. Todos os processos foram mapeados, as tarefas foram 100% automatizadas, os sistemas foram integrados, e adotamos o controle por leitura de código de barras e os registros fotográficos de cada etapa do transporte. Ainda foi criado um site para que os clientes pudessem acompanhar as operações em tempo real, e recentemente, começamos a operar em nuvem.

Ao trabalhar internamente com o conceito da logística 4.0, descobrimos que ela pode se apoiar em três pilares: inovação, tecnologia e sustentabilidade.

No que tange a inovação, desenvolvemos indicadores estratégicos em todos os setores da empresa, utilizando a tecnologia Business Intelligence (BI), que permite analisar de forma automática milhares de informações em tempo real. O desenvolvimento dessa ferramenta acelerou e aprimorou as tomadas de decisões, o que possibilitou a potencialização da eficiência das operações e a otimização de processos. Além disso, implementamos o Customer Service, desenvolvendo soluções personalizadas de acordo com a demanda de cada cliente, desde o escopo inicial ou projeto até a execução operacional.

Ao utilizar como força tecnológica, os principais recursos disponíveis no mercado mundial, conseguimos estruturar todas as informações, servidores, pastas e computadores em nuvem. Isso possibilitou o acesso remoto de qualquer lugar do mundo, além de permitir que todas as equipes fossem integradas no mesmo ambiente de maneira full time. Os sistemas foram integrados e personalizados de acordo com as inovações implementadas nas operações.

Tendo como base a logística 4.0, todas as informações inerentes às operações, são disponibilizadas aos clientes em ambiente web e via e-mail com follow-up diário. Além de evitar prejuízos de parada nas operações de clientes por falta de materiais, o alto nível de controle sobre cada etapa do processo logístico, permite a antecipação e correção preventiva de problemas, assim evitando outras perdas.

Com o objetivo de implantar inovações logísticas de visão sustentável, investimos na criação de uma unidade no estado do Pará, que além de moderna, é autossustentável e atende as exigências do “Selo Verde”. Toda a energia consumida é gerada por placas fotovoltaicas – sistema que permite a captação da água da chuva e também o tratamento de resíduos por meio do uso do biodigestor.

Acabamos de adquirir um veículo 100% elétrico para alocar em nossas operações, a van BYD-T3. Com a capacidade para 700Kg, ela possui um custo seis vezes maior do que o de um similar da categoria movido a combustível fóssil. Ela será abastecida pelas placas fotovoltaicas em nossa unidade sustentável, sendo necessárias duas horas para garantir uma autonomia de 300 quilômetros, sem prejuízos ao meio ambiente.

Também fazemos parte do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), iniciativa comprometida com a responsabilidade socioambiental corporativa e que busca capturar, integrar, consolidar e aplicar conhecimentos para reduzir a intensidade das emissões de gases do efeito estufa e de poluentes atmosféricos, e ainda aprimorar a eficiência logística do transporte de carga no país.

É possível fazer a diferença, conduzindo o crescimento do nosso negócio aliado a redução dos impactos ambientais e sociais inerentes as nossas operações. Queremos crescer, mas da maneira certa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar