Covid-19 mostra como o Canal de Denúncia pode ir além do Compliance e apoiar o RH das empresas
Por Fernando Scanavini
As mudanças trazidas nas organizações com a chegada do Coronavírus, que forçou a adoção do home office, por exemplo, ampliaram a capacidade das ferramentas de contato disponibilizadas aos colaboradores para fins mais específicos, trazendo um apoio singular neste período de pandemia. Este é o caso do Canal de Denúncias.
Adotado pelas empresas como saída para uma gestão mais íntegra e transparente, voltando-se às práticas de governança, o uso deste recurso mostrou sua versatilidade como ferramenta de comunicação direta dos colaboradores com as equipes de gestão, tornando-se um braço para apoiar, principalmente, a área de Recursos Humanos. Aprendemos com a Covid-19 que não é só de denúncia que vive um Canal de Ética e Compliance.
Relatos relacionados à pandemia desde o início do agravamento da crise passaram a responder por aproximadamente 20% dos contatos numa operação tradicional de Canal de Denúncia. Falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI), comportamento inadequado que expõe pessoas ao risco da doença, dúvidas relacionadas ao home office, pedidos de ajuda, entre outras dúvidas que ocorrem com um trabalho à distância da gestão das empresas, são algumas das questões demandadas no Canal de Denúncias.
Por se tratar de uma ferramenta confiável e direta de comunicação com as organizações, este serviço tem se mostrado importante e necessário neste momento atípico, fazendo com que as informações cheguem rapidamente às equipes de gestão e Recursos Humanos, que podem tomar decisões com mais agilidade.
Neste cenário, o mais importante foi constatar a capacidade de adaptação das equipes de atendimento e dos sistemas ao momento da crise, possibilitando às empresas terem em mãos uma ferramenta de concentração das informações e de distribuição das tarefas para o tratamento da crise, além de permitir um acompanhamento da execução de cada demanda em tempo real.
Mais do que um ponto de contato à disposição do colaborador, o Canal de Denúncia ainda traz um sentimento de acolhimento às pessoas, que podem se manifestar de forma anônima ou não, de acordo com sua vontade.
Fernando Scanavini, diretor de operações da ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados, além de pioneira na operação de canal de Denúncias no Brasil.
Sobre a ICTS Protiviti
A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti, com a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS Outsourcing (canal de denúncias, diligência de terceiros, monitoramento de fraudes e de comportamentos antiéticos, e treinamentos on-line).
A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.
Reconhecida como Empresa Pró-Ética por 3 anos consecutivos, conta no Brasil com mais de 300 profissionais em 4 escritórios - São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem cerca de 600 empresas de diferentes portes e segmentos.
No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®.
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