Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Taxas de conversões em vendas despencaram até para vendedores campeões

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

A taxa de conversão em vendas, por vendedor e da equipe como um todo, ainda representa o maio indicador da eficiência e do conjunto de habilidades. Com a retração violenta do mercado nas vendas especializadas, provocada pela quarentena generalizada, as taxas de conversão caíram muito, em muitos casos mais de 50% a 80%. O cliente não está decidindo pela compra ou está decidindo de forma muito lenta e negociando de forma a obter vantagens além do habitual.

Taxa de conversão de vendedor de alta performance é em geral estável, sim oscilações bruscas – sem aquele aspecto gráfico de eletrocardiograma. O ideal é que ela esteja permanentemente em evolução, ainda que sejam poucos pontos percentuais, ou mesmo estável com oscilações para cima ou para baixo em torno de 1%.

Taxa de conversão reflete na prática os seguintes atributos do vendedor:
- Nível de relacionamento que alimenta perante seus clientes e prospects;
- Capacidade de criar um posicionamento diferenciado do ponto de vista técnico e como provedor de soluções;
- Competência para obter o compromisso do cliente para negociar e ir até o final no processo de compra do produto ou serviço;
- Capacidade de construir um relacionamento com elevado grau de empatia e afinidade, baseado na confiança;
- Princípios éticos muito bem evidenciados perante os clientes;
- Habilidades em negociação, contorno de objeções e fechamento da venda.

Como resultado em vendas, o vendedor com boa taxa de conversão acaba tendo a oportunidade de converter uma parcela extraordinária das oportunidades geradas mês a mês e, assim contribuindo com a organização onde trabalha ou a qual representa. Acontece que o cenário atual está deixando até mesmo os campeões de vendas inseguros e com suas competências colocadas em questionamento. Afinal, suas respectivas empresas sempre dependeram deles para atingir os objetivos de receitas e agora tudo caminha de forma muito incerta e sem um horizonte de quando os resultados em vendas serão mais constantes.

No que toca aos vendedores, o momento exige paciência e tolerância em relação à dinâmica de decisão dos clientes. Compradores estão sendo orientados para negociar muito bem e a decisão de compra vem sendo postergada sistematicamente para evitar despesas em tempo de queda no faturamento. O esforço do vendedor para converter mais uma venda a todo custo pode fechar portas e fazê-lo sair pela janela da antipatia por conta de atitudes oportunistas.

O momento pede entendimento do outro, é tempo de prestar serviços na forma de informações, orientações para que o cliente faça uma boa compra; de deixar o cliente à vontade para decidir. Vendedores estão diante de uma decisão muito difícil: de tornarem-se fornecedores oportunistas ou se estabelecerem como parceiros no momento mais difícil do mercado. Quem conseguir alcançar a posição de parceiro, poderá obter a preferência do cliente quando o mercado iniciar a retomada.

===================================================
O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo