Brasil,

Mercado Segurador Faz Mudanças Para Se Adaptar a Novo Cenário

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Conex Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Procura por seguro de automóveis reduz, mas de vida aumenta.

A expectativa de retomada da economia para 2020 e o planejamento feito pelas seguradoras, no final do ano passado, tiveram que ser deixadas de lado em virtude da pandemia do novo coronavírus. Menos gente circulando nas ruas, incertezas econômicas e aumento do medo de contrair a doença são uma realidade para os gaúchos. "Nosso mercado começa a sentir os reflexos desse contexto sócio-econômico. Mesmo não conseguindo precisar ainda o tamanho do impacto para o setor de seguros, vemos que as empresas estão buscando oferecer soluções para a nova realidade das pessoas", afirma o Presidente do Sindicato das Seguradoras do RS (SINDSEGRS), Guilherme Bini.

Dentre as medidas que o dirigente aponta está a prorrogação do prazo de pagamento para evitar que as pessoas fiquem inadimplentes, já que muitos segurados estão tendo contratos cancelados, reduzidos ou prorrogados. Algumas seguradoras também estão congelando sua tabela de custos com o valor de 2019 e até mesmo deixando a primeira parcela para 30 dias. "As seguradoras estão prorrogando parcelas de apólices vigentes através de suas centrais de atendimento e ampliando os prazos de pagamento no caso de novas contratações/renovações. Porém, é preciso ressaltar que para que a pessoa tenha sua cobertura garantida não pode estar inadimplente", salienta o Presidente da Entidade.

Um dos segmentos que mais está sentindo o impacto da pandemia no RS é o de seguro de automóveis. Com queda drástica nas vendas de carros novos, a procura por esta modalidade registra recuo de 50%. As renovações de mercado (seguro já existente mas que migram de uma seguradora para outra) queda de aproximadamente 30%. "Com menos carros circulando nas ruas, há também um recuo nos sinistros. De modo geral, o cenário se tornou mais desafiador para nós. A imprevisibilidade da situação nos impede de fazer projeções de longo prazo, então notamos um esforço das empresas de irem se adaptando a realidade de momento de demandas dos clientes. No RS, as seguradoras adotaram o modelo home office como forma de preservar a saúde dos seus colaboradores, priorizando os canais de atendimento à distância. Parece que aquela realidade que tanto se discutia chegou antes do que esperávamos e estávamos preparados", diz o dirigente. Os segmentos de seguros de cargas e transportes e grandes riscos também vem apresentando significativo recuo.

Se por um lado, a comercialização de seguros para veículos, transportes e grandes riscos estão tendo redução, outros segmentos estão com grande potencial de exploração. É o caso do seguro agrícola e da modalidade vida. "O RS enfrentou um grave problema de estiagem neste ano, afetando de maneira significativa a principal atividade econômica do Estado. O valor que o Governo Federal liberou para subvenção também é um atrativo para o produtores", explica Bini.

Em relação ao seguro de vida, ainda não existem dados disponíveis, mas dirigentes das seguradoras que atuam nesta modalidade tem notado aumento na procura. "Este é um seguro que não é o primeiro que o cliente adquire, mas vemos que em momentos de incertezas ele é procurado pelo tipo de cobertura que oferece. Além de permitir que o cliente utilize em vida conforme circunstâncias estipuladas em contrato, garante repasse integral do montante acumulado para os beneficiários em caso de morte, o que o torna especialmente atrativo num momento de pandemia", destaca o Presidente do SINDSEGRS.

Ele ressalta ainda que o seguro residencial pode ser um grande aliado, especialmente para quem está trabalhando de casa, já que cobre sinistros com equipamentos de trabalho. "Muitas vezes a pessoa está usando um equipamento caro da empresa para viabilizar o trabalho remoto. Ter proteção para estes equipamentos é muito importante", garante. Com mais tempo em casa, muitos gaúchos estão aproveitando para se aventurar na cozinha, o que também aumenta o risco de acidentes. "O seguro residencial cobre, normalmente, explosões e incêndios acidentais. Além disso, muitas empresas oferecem assistência a eletrodomésticos e pequenos consertos", informa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar