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Marketing digital: 6 dicas para se recuperar da crise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Caires
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O período de quarentena decretado como medida de contenção do Coronavirus no Brasil teve (e ainda está tendo!) grande impacto na saúde financeira das empresas, especialmente as micro e pequenas, dos segmentos de comércio e serviços, que tiveram que fechar suas portas. Para conseguir se manter e começar uma recuperação gradual, o marketing digital pode ser um grande aliado, já que as vendas por telefone e internet devem permanecer como alternativas de destaque para suprir as necessidades dos consumidores, que ficaram ainda mais digitais. Afinal, se o varejo online representava apenas 6,7% do comércio varejista geral (exceto veículos, peças e materiais de construção), como mostra os dados do E-commerce Brasil, a tendência de crescimento deve seguir.

Com experiência no atendimento de mais de 13 mil PME’s, a plataforma de tecnologia e inteligência aplicada ao marketing digital Reach PME dá 5 dicas essenciais para sua empresa se recuperar da crise usando as estratégias digitais:

1) Não interrompa bruscamente suas campanhas de marketing digital

As plataformas de anúncios trabalham por meio de algoritmos, que vão ganhando mais eficiência com o tempo, a partir da tecnologia de aprendizagem de máquina. “Ao interromper uma campanha, o Google e o Facebook (os principais publishers) perdem todo o histórico adquirido. Ao retomar a campanha, o algoritmo desses publishers pode levar até 3 meses para ter um pico de entrega novamente”, explica a gerente de atendimento Paula Lopes.

2) Aproveite os preços mais baixos

Um estudo elaborado pela Social Bakers mostra uma queda significativa no valor do Custo por Clique (CPC) e Custo por Mil Impressões (CPM) – duas das principais métricas e parâmetros para cobrança dos anúncios em campanhas digitais - em todas as regiões e setores do mundo, desde o início do período de quarentena. Como muitas marcas estão reduzindo o investimento em campanhas e a demanda pelo consumo online aumentou com o maior número de pessoas em casa, os lances dos leilões estão mais baratos.

3) Aproveite as ferramentas gratuitas

O Google disponibiliza o Google Meu Negócio – uma plataforma gratuita que possibilita que você gerencie a presença on-line da sua empresa no Google, inclusive na Pesquisa e no Maps. Essa é a hora de fazer uma boa revisão da página do seu negócio, atualizando e incluindo as informações para que o cliente final o encontre facilmente, já que a ferramenta possibilita integração com todos os canais de contato da sua empresa. Tudo ali, na palma da mão do seu cliente.

4) Procure projetos de apoio

A Reach PME também criou o marketplace solidário apoielocal.com.br. No portal, os profissionais autônomos e/ou liberais poderão se cadastrar gratuitamente para ter sua própria página integrada ao Whatsapp e a uma linha telefônica inteligente, no sistema "ligue grátis”, além de poder compartilhar os seus serviços para sua lista de contatos por meio de vcard (cartão de visitas virtual) e criar campanhas de vendas por meio de cupons digitais e gift cards. Todas as interações são trackeadas por uma inteligência de monitoramento, o que possibilita otimização das ações. O projeto ainda permite que grandes empresas façam doações em dinheiro que serão revertidas em campanhas de marketing digital para os cadastrados.

5) Esteja pronto para receber o seu cliente

O seu site é a sua casa na internet e, portanto, também precisa estar organizado. Imagine se o seu cliente descobre o seu negócio pelas campanhas, mas ao pesquisar encontra páginas desatualizadas e que passam pouca informação para o momento. Da mesma forma, é importante que as suas páginas em redes sociais estejam em dia. Afinal, tudo conta pra esse cliente multicanal e extremamente digital formar uma única percepção de marca e credibilidade.

6) Esteja pronto para atender o seu cliente

Você preparou todo o caminho para o cliente te achar, ele bate a sua porta e aí... ninguém atende. Entre os clientes da Mob Call - plataforma de cloud contact center especializada em voz - que tem em sua base mais de 3 mil clientes, só no mês de março 15% das ligações recebidas não foram atendidas.

Canal preferido por 39% dos clientes, segundo estudo da Microsoft publicado em 2019, o telefone vem ganhando ainda mais destaque no período da quarentena estabelecida nos diferentes estados brasileiros, fazendo parte do percurso multicanal do cliente.

A disponibilidade é fundamental para fazer valer todo o investimento de tempo e dinheiro nas estratégias digitais e lembre-se de que o cliente é ansioso e imediatista.


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