Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Home Office: saiba como manter a qualidade da internet, a segurança de dados e a manutenção do equipamento

pixabay pixabay

Conexões acima de 100Mbps, comunicação criptografada, backups em HDs ou na nuvem são algumas das dicas

O home office já estava bastante presente nas grandes empresas do mundo, porém a pandemia do novo coronavírus levou muitos profissionais a acelerar o processo de adaptação. Por esse motivo, é importante verificar a infraestrutura nas residências para manter a produtividade, principalmente a qualidade da Internet e as ferramentas de segurança para manter o fluxo de dados profissionais.

Everson Denis - professor de Engenharia da Computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) - lembra que a grande quantidade de pessoas usando a Internet, simultaneamente, tem causado lentidão e muitas quedas no sinal. Por isso, o especialista reforça que algumas medidas podem ser adotadas para amenizar os problemas, como a velocidade. "Para quem trabalha em Home Office, é fundamental ter uma boa banda larga: são desejáveis conexões acima de 100Mbps, pois, atualmente com toda a família usando recursos diversos em casa (jogos, stream, vídeos, entre outros), é fundamental uma conexão mais rápida", comenta.

O especialista ainda reforça que é recomendado dar preferência ao uso de cabos de par trançado ao invés das redes Wireless (Wi-Fi), principalmente quando os dispositivos finais (laptops, smartphones, entre outros) não estiverem próximos do modem e/ou roteador wireless. Além disso, quando estiverem usando redes wireless (Wi-Fi), pode ser interessante realizar um site survey, para identificar os melhores locais para uso do roteador(es) wireless, assim como frequências utilizadas do equipamento.

Dados profissionais

Para trabalhar de casa, em muitos casos o profissional precisa acessar os dados da empresa, de preferência de forma segura. Nesse caso, o engenheiro indica o acesso remoto a serviços e arquivos da empresa usando uma comunicação criptografada (serviços remotos SSH ou acesso HTTPS), assim como uma VPN (Virtual Private Network), que é uma rede privada que usa infraestrutura de rede pública, o que possibilita o usuário acessar a rede de uma corporação com garantia de confidencialidade (criptografia dos dados em trânsito).

"Sempre que possível, também indico realizar backups dos computadores (em HDs ou na nuvem), usar métodos de autenticação mais seguras (autenticação de duas etapas), criptografia dos dados armazenados (computadores) e uso de serviços criptografados (SSH, HTTPS)", alerta Denis.

Mais dicas

- Alguns roteadores possuem recursos para aumentar o nível de potência de transmissão, possibilitando estender a área de alcance do sinal wireless;
- Existem também recursos para aumentar o número de roteadores para servirem de repetidores de sinal, se a área (residência) for grande;
- Softwares de reuniões e videoconferência podem apresentar algumas limitações em suas versões gratuitas (quantidade de usuários, tempo de reunião, entre outros), além de problema recentes de segurança (vulnerabilidade da aplicação afetando sistemas operacionais, webcams, criptografia dos dados, entre outros), que devem ser checadas quando forem escolher a melhor solução.
- Usar kits de limpeza para laptop incluindo flanelas e soluções de limpeza apropriadas para a tela LCD e teclado;
- Sempre que possível realizar atualizações do sistema operacional;
- Guardar o laptop em bolsas e/ou mochilas com as devidas proteções para garantir uma maior proteção do equipamento.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 58 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 54 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS