6 cursos e plataformas gratuitos para o empreendedor de PME

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maiara Gopfert

Empresas oferecem workshops, cursos, mentorias e lives abertas para ajudar os pequenos negócios a passar pela crise

A crise financeira já atingia muitos brasileiros antes da pandemia. Após a instituição da quarentena, pensada na saúde da população, os pequenos e médios empreendimentos foram os mais atingidos, com pouco espaço para conseguir trabalhar. Segundo o boletim semanal da Sebrae, 88% das pequenas empresas declararam queda de faturamento entre os dias 3 e 7 de abril, registrando uma redução de 69% comparado a uma semana normal.

Por isso, diversas empresas de vários setores estão com ações para instruir esses pequenos empreendedores a melhor gerir os estabelecimentos. A ideia são cursos, lives e videoaulas gratuitas e abertas para o público. Neste momento, uma grande ajuda para aqueles que se encontram perdidos em como manter o próprio negócio. Segue alguns exemplos:

iZettle Educa

A iZettle , fintech sueca de meios de pagamento disponibiliza um curso online, aberto e gratuito focado em como adaptar a gestão de um negócio à crise. São dez vídeoaulas, de aproximadamente oito minutos cada. As aulas, realizadas em parceria com a organização social Aliança Empreendedora, são no formato passo a passo, com atividades propostas em cada videoaula que tem o objetivo de mostrar na prática o que já é possível ser feito no negócio. Além do curso, os profissionais da iZettle também estão capacitados para realizar mentorias aos participantes que o concluírem. A fintech também realiza lives nas redes sociais com dicas e convidados prontos para ajudar os espectadores. O objetivo é instigar um bate papo com exemplos reais, além de tirar dúvidas e criar conteúdos de valor para quem está mais precisando.

Locaweb

A Locaweb , Big Tech de serviços digitais lançou em março o movimento #JuntosNoDigital, com uma plataforma com conteúdos e mentoria gratuita sobre marketing, presença, digital, e-commerce, finanças e negócios para auxiliar os PME’s em tempos de crise e isolamento social a prosperarem por meio da tecnologia. A Locaweb fechou parceria com a ComSchool para oferecer cursos gratuitos de Facebook Ads, Marketing no Youtube, Como vender pelo Instagram e Como Montar uma Loja Virtual, empoderando digitalmente os empreendedores. Além disso, duas vezes por semana, às terças e quintas, acontecem lives no Instagram da empresa, com convidados que são empreendedores de sucesso e expandiram seus negócios para o digital, dando dicas de como se reinventar em tempos de pandemia.

ACE

A empresa de inovação, ACE , especializada em ajudar empreendedores a transformarem suas startups em negócios de classe mundial, disponibiliza de maneira gratuita o Mynnovation Ideas para permitir que as empresas captem entre seus colaboradores as melhores soluções para os problemas atuais. No módulo, qualquer pessoa poderá criar uma conta de forma gratuita, adicionar colaboradores, lançar desafios, receber sugestões e avaliá-las, permitindo que os gestores visualizem melhor o andamento e progresso dos projetos e tenham uma visão consolidada das iniciativas de inovação da empresa. Para otimizar a experiência, a plataforma do software Mynnovation também vai liberar no site uma coletânea de e-books sobre inovação.

Homer

O Homer , plataforma gratuita pioneira que conecta corretores em todo o Brasil, tem fortalecido o setor de corretagem imobiliário, mostrando que a tecnologia pode reinventar o profissional e tornar a quarentena mais produtiva. Com webinars, lives e ebooks gratuitos, os corretores de imóveis têm recebido apoio e orientação profissional durante a quarentena. Listas de ferramentas online para modernizar as atividades, guias de como trabalhar em casa, como falar com cliente e lidar com os novos perfis que surgem, são alguns dos pontos trabalhados durante as lives. Além disso, com o Homer, o corretor pode fazer conexões online, conversar com clientes e ainda promover tours virtuais e até um "open house" virtual, com apoio da plataforma.

Workana

Maior plataforma da América Latina que conecta empresas a freelancers, a Workana, além de oferecer ferramentas gratuitas para profissionais calcularem o quanto devem cobrar pelos trabalhos, como Calculadora Freela e Valor Hora Freela , vem realizando semanalmente lives com empresas para compreender as dificuldades e as boas práticas de trabalho remoto durante a pandemia. Na série #RemoteAndLive, Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil, já conversou com representantes de empresas como iFood , Gympass , Syngenta e Catho . A próxima será no dia 14 de maio, às 10h30, com a RB, sobre como é a experiência de trabalho remoto da empresa, bem-estar dos funcionários e melhores práticas nesse momento. As lives serão realizadas no canal do YouTube da Workana.

SEMrush

A SEMrush , líder global em marketing digital, sempre disponibilizou conteúdos gratuitos, mesmo antes da quarentena. A SEMrush Academy conta com cursos online para quem precisa aprender ou aprimorar a divulgação. Aulas de SEO local e mobile, backlink, busca de palavra chave e como utilizar ferramentas de análise virtual são alguns exemplos do que um empresário pode usufruir com os conteúdos. Além disso, a empresa realiza regularmente workshops e eventos online gratuitos, disponibilizando, ainda, diversas funcionalidades da plataforma, uma das mais completas do mundo, sem custo. Esses instrumentos de marketing digital podem ajudar as pequenas empresas a se destacarem e divulgarem no meio online, alcançando mais clientes e conquistando mais vendas durante a crise.