Brasil,

Manter lógica corporativa de pré-pandemia é tática suicida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Na avaliação do consultor de empresas familiares Herbert Steinberg, sócio-fundador e chairman da Mesa Corporate Governance, crise atual destruiu mercados inteiros, com mudança radical em valores e comportamentos relacionados ao consumo

Papel do Conselho de Administração é pensar no futuro das empresas sem se apegar a planos e estratégias pré-pandemia

Para tentar sobreviver à sequência de tsunamis que o novo coronavírus (Covid-19) representa para os negócios, as empresas definitivamente devem abandonar conceitos, projetos e estratégias que faziam sentido na fase pré-pandemia. As organizações precisam entender que a crise envolve uma mudança radical do comportamento e dos valores de consumidores de produtos e serviços - não se trata apenas de redução de demanda, mas de destruição de mercados inteiros. A avaliação é do consultor de empresas familiares Herbert Steinberg, sócio-fundador e chairman da Mesa Corporate Governance. Segundo Steinberg, é imperativo encontrar maneiras de preservar o caixa e a saúde física e mental dos colaboradores, tarefa que exige presença marcante do Conselho de Administração como direcionador do corpo executivo.

Essas e outras avaliações da conjuntura foram feitas na primeira edição do "Mesa Ao Vivo", evento virtual que passa a fazer parte da comunicação da Mesa Corporate Governance. Em lives no seu canal no YouTube na primeira quinta-feira de cada mês, a consultoria receberá renomados profissionais para um debate sobre as melhores práticas de governança corporativa num contexto de crise aguda e inédita. O conteúdo será enriquecido, ainda, pela participação da audiência via chat. Na live de estreia, além de Herbert Steinberg, apresentou suas visões sobre o cenário o consultor Luiz Marcatti, sócio e CEO da Mesa.

"Querer atuar com a mesma lógica de algumas semanas atrás é uma tática suicida para as empresas. O momento é muito difícil, nefasto, o que reforça a importância de se traçar planos para o pior cenário", observou Steinberg. Na avaliação dele, diante do risco iminente para a sobrevivência dos negócios - o que fica ainda mais evidente em setores que praticamente viram zerar seus faturamentos, como os de varejo de vestuário e turismo -, as empresas precisam já pensar na possibilidade de a situação perdurar por mais tempo. "E se for necessário estender o isolamento social até dezembro? Não se trata de pessimismo, mas de preparação", acrescentou. Steinberg relatou que as empresas clientes da Mesa com as quais trabalha diretamente e outras companhias em que atua no Conselho de Administração já tomaram ações considerando a chance de o contexto de pandemia durar até o fim de 2020.

Marcatti, por sua vez, ressaltou a necessidade de, nesse ambiente, os Conselhos de Administração atuarem de maneira mais firme - afinal, o momento exige capacidade de reação e resiliência, o que pode ser direcionado pelo colegiado. O CEO da Mesa ressalva, entretanto, que os Conselhos de Administração não devem assumir o comando da operação, que é prerrogativa do corpo executivo. "O Conselho precisa dar respostas rápidas para a sobrevivência imediata da empresa e para atuação no futuro. Diante da mudança brusca do cenário, com mercados que desapareceram ou mudaram radicalmente, é essencial o questionamento de planos anteriores. O que fazer com o planejamento de marketing? O que fazer com o modelo de comercialização? E isso é papel do Conselho", destacou Marcatti, acrescentando que, por causa da crise, os Conselhos intensificaram a frequência de reuniões, de encontros mensais ou bimensais a semanais.

A disseminação em velocidade sem precedentes do home office também abre um enorme leque de questões a serem avaliadas pelos Conselhos de Administração. Ela suscita, por exemplo, a revisão das estruturas físicas das empresas, do nível de preparo dos líderes para avaliar remotamente a performance das equipes e da capacidade de motivar os colaboradores. Nesse ponto específico, Marcatti afirmou ser fundamental o olhar particular dos líderes de cada time, de forma a identificar problemas de recursos humanos que antes ficavam mais distantes das empresas, como questões familiares, falta de espaço e equipamentos adequados para o trabalho em casa e problemas psicológicos. "Nessa crise, as equipes de TI se mostraram muito eficientes na implantação do trabalho remoto, mas o lado mental das pessoas ainda tem que se adaptar a essa ‘invasão’ do ambiente digital", completou Marcatti.

O CEO da Mesa Corporate Governance ainda ressalta que, nos próximos dois anos ou mais, o nosso "novo normal" deve ser fundamentado na manutenção de um certo isolamento, com parte dos times trabalhando na empresa e equipes se revezando no modelo home office. "Máscaras se tornaram tão obrigatórias como nossas peças de roupa. O distanciamento físico vai ter de nos moldar tanto na administração das empresas como na maneira de nos relacionarmos com o mercado. Já estamos vivendo o novo normal, e teremos de nos acostumar", observa o consultor.

Reforçando a necessidade de preparação das empresas para um quadro de fato muito grave, Steinberg sublinhou que a crise atual é muito diferente da de 1929, daquelas que ocorreram no pós-Segunda Guerra Mundial ou em 2008. Ele explicou que, diferentemente das outras, esta é uma crise de liquidez, em que há muito dinheiro nos bancos e nos bolsos dos investidores, mas também um enorme receio em liberar recursos porque eles não sabem se as empresas terão capacidade para honrar seus compromissos. "Nas outras crises até havia demanda, mas as pessoas estavam sem dinheiro. Agora, a pandemia acabou com o mercado", concluiu.

Sobre a MESA

Primeira consultoria brasileira a se dedicar com prioridade à dimensão humana da governança corporativa, que envolve os relacionamentos entre Conselho de Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Conselho de Família e o principal executivo de uma empresa. A empresa é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes que atendem às necessidades nos diferentes momentos de modernização de empresas de origem familiar ou multissocietárias, quer sejam de capital fechado ou com ações listadas em bolsas de valores. Também é filiada às seguintes entidades e instituições: AMCHAM Brasil, IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ICGN - International Corporate Governance Network, FBN - Family Business Network e NACD - National Association of Corporate Directors.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar