Brasil,

Criatividade e resiliência devem ditar futuro dos negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liane Mota
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Criatividade e resiliência devem ditar futuro dos negócios

*por Luciana Ikedo, assessora de investimentos

É hora de assimilar que o mundo que existia há um mês não existe mais. E, quanto mais rápido nos dermos conta disso, mais facilmente conseguiremos nos adaptar a essa nova realidade. Como bem disse Charles Darwin, "não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas aquele que melhor se adapta às mudanças". Assim, criatividade e resiliência devem ser palavras-chaves no dia a dia dos empreendedores e empresários daqui pra frente.

E, apesar de essas serem características muito exaltadas no mundo empresarial como fator de sucesso nos negócios, nem sempre elas estão associadas à capital financeiro ou tecnologia. Buscar formas alternativas de manter-se próximo dos seus clientes tem surtido bastante efeito. Estão em alta a implantação do atendimento virtual, criação ou ampliação de serviço de "delivery", sistema de "drive-thru" e até mesmo a geração de conteúdo relevante nas mais diversas plataformas e redes sociais que seu público consome.

Conheça as dores do seu consumidor. Neste momento de isolamento social é algo que se faz essencial. Mas, essas são apenas algumas das muitas estratégias que as empresas podem adotar. Fazer uma projeção do fluxo de caixa para os próximos meses, considerando os custos fixos que não podem ser cortados, também. Aproveite e tente negociar com fornecedores, a possibilidade de redução nos valores acordados antes da crise.

A conta não fechou? Fique atento às linhas de crédito que estão sendo implementadas neste momento, como a Linha de crédito "Desenvolve SP", que possui contratação online e possui condições especiais e convidativas: juros de 1,2% ao mês, carência de 12 meses para o início do pagamento e parcelamento em até 60 meses e a linha para financiamento da folha de pagamentos por dois meses, resultado de uma parceria entre o BNDES e os principais bancos privados do país;

Já para aqueles que possuem dívidas bancárias, que tal solicitar a prorrogação das mesmas, além de ficar atento às medidas de prorrogação de vencimento de tributos? Refaça orçamentos. A atividade econômica está reduzida? Aproveite para estudar e aumentar o seu conhecimento sobre gestão, negócios e até mesmo finanças. Também pode ser um bom momento para treinar todo o seu time para que estejam prontos para a retomada. O mais importante é se manter ativo e ser lembrado pelo seu cliente.

SOBRE Luciana Ikedo

Especialista em finanças e investimentos, com certificações CFP®, CPA-20 e 24 anos de experiência nas áreas. Possui MBA Internacional em Gestão Empresarial pela FGV e em International Strategic Business Leadership Paths to the Future da Universidade de Ohio; MBA em Finanças e Gestão de Pessoas pelo Insper e em International Business Immersion na Universidade de Tampa, na Flórida. Atuou em cargos gerenciais em grandes empresas e nas principais instituições bancárias privadas do país. Foi professora universitária de educação financeira nos cursos de pós-graduação EAD na Universidade Brazcubas, em Mogi das Cruzes. Atualmente é sócia-fundadora do escritório Ikedo Investimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar