Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pesquisa internacional revela que pandemia da COVID-19 impacta no bem-estar emocional e na produtividade dos profissionais de TI que estão trabalhando via home office

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Estrella
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio representa o Brasil na equipe mundial de pesquisadores. Resultados serão repassados à indústria de software

Uma equipe internacional de pesquisadores de 14 universidades e uma consultora canadense — tendo como representante brasileiro o Prof. Marcos Kalinowski, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) — lançou em março a pesquisa “Pandemic Programming” (Programação Pandêmica). Direcionada aos profissionais de TI mundo afora, ela buscou avaliar o impacto do home office — imposto devido à pandemia de COVID-19 — na produtividade e bem-estar dos profissionais da área de software (desenvolvedores, analistas de requisitos, gerentes de projetos de software, designers de UX/UI etc.). Os resultados confirmam que estes profissionais estão experimentando diminuição do bem-estar emocional e da produtividade com a prática de home office decorrente do isolamento.

Lançado em 12 idiomas e contando com respostas de mais de dois mil profissionais de cerca de 50 países, o estudo identificou como os ambientes e situações de trabalho atuais estão afetando os profissionais de software em todos os setores. O estudo utilizou inicialmente um teste estatístico não paramétrico simples para confirmar que os desenvolvedores tiveram pioras no bem-estar e na produtividade. Depois foi proposto um modelo teórico com diversas hipóteses mais detalhadas associadas a trabalhos relacionados a medo da pandemia, preparação para desastres, ergonomia, bem-estar, e produtividade etc.. Por último, aplicaram estatísticas mais elaboradas (modelagem de equações estruturais) para testar as hipóteses.

O trabalho remoto, de forma não planejada, confirma que a falta de preparação para desastres, o medo relacionado à pandemia e a ergonomia do espaço de trabalho doméstico estão agravando a redução do bem-estar e da produtividade dos profissionais. A pesquisa revelou ainda que mulheres, pais e pessoas com deficiência podem ser afetados desproporcionalmente.

A distribuição da população atingida pela pesquisa ficou em:

81% homem, 19% mulher
94% trabalhando em tempo integral
Média de idade 30-34 anos
Participantes com boa formação
A maioria, 53%, vive com um adulto, 18% vivem sem outros adultos e o restante vive com duas ou mais pessoas
12,8% informaram ter alguma limitação que afeta seu trabalho
Experiência média dos profissionais foi de 9,3 anos
58% dos respondentes não tinham nenhuma experiência trabalhando de casa
Do total de 2225 respostas válidas, 272 foram do Brasil (12,2%)

A equipe internacional de pesquisadores apresentou os resultados ao periódico científico Empirical Software Engineering e ao portal arXiv. O grupo pretende fazer recomendações práticas para a indústria de software ao gerenciar equipes que trabalham de casa durante isolamento social agora e potencialmente no futuro, para melhorar o bem-estar e a produtividade dos funcionários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar