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ENTREVISTA EXCLUSIVA: José Adalberto Ferrara, Presidente da TOKIO MARINE, pós covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ENTREVISTA EXCLUSIVA PORTAL SEGS.com.br : Armando Luis Francisco
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José Adalberto Ferrara, Presidente da TOKIO MARINE SEGURADORA José Adalberto Ferrara, Presidente da TOKIO MARINE SEGURADORA

José Adalberto Ferrara encanta onde chega e desbanca qualquer percepção de que não é um homem com capacidade absolutamente extremada para comandar uma das maiores empresas do País. Conhecedor profundo da Tecnologia da Informação, tem sido considerado um ícone e desenvolvedor de uma nova atitude frente à tecnologia global, no Mercado de seguros. Presidindo uma das seguradoras que mais cresceram no Brasil, nos últimos anos, Ferrara se comporta humildemente, com pouca aparição e sempre com muito respeito no trato com as pessoas. Por isso a Tokio Marine Seguradora, sob efeito da administração deste gestor, se comprometeu com o futuro do Brasil e do mundo. E Ferrara aparece aqui pós COVID-19, demonstrando o porquê dos Seguradores e Resseguradores aceitarem pagar por morte provocada por CORONAVÍRUS. Não obstante, demonstra o caminho que este mercado deve trilhar de agora em diante: Porque o Mundo Mudou!

Armando Luis Francisco: Conte-nos o que significou para a Tokio Marine abrir mão da Exclusão por Pandemia das Condições Gerais e se foi um avanço ou um retrocesso:

José Adalberto Ferrara: Meu caro Armando, antes de mais nada, agradeço muito a oportunidade de falar com os seus leitores, formados basicamente por Corretores de Seguros e Assessorias, responsáveis por 100% da distribuição da Tokio Marine. Respondendo à sua pergunta, em um momento no qual a sociedade enfrenta uma situação tão atípica e devastadora, a nossa principal preocupação tem sido, desde o decreto de pandemia de COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), preservar a saúde de nossos mais de dois mil Colaboradores e 32 mil Parceiros de Negócios; e manter a operação saudável da Companhia.

Especificamente sobre a decisão de estender a cobertura do Seguro de Vida nos casos da COVID-19, temos o sólido compromisso de Olhar Além do Lucro, que é um dos itens da filosofia do Grupo Tokio Marine em todo o mundo. Desta forma, adotamos esta medida por acreditar que o Seguro de Vida oferece proteção pessoal, familiar e financeira e proporciona tranquilidade às Pessoas exatamente quando elas mais precisam.

Vamos então indenizar os sinistros decorrentes do diagnóstico por COVID-19, especificamente nas coberturas contratadas de Morte, Funeral e Diárias de Internação Hospitalar, dos Seguros de Vida nos ramos de Vida em Grupo, Vida Individual, Prestamista, Educacional e Condomínio, para contratos vigentes em 03/04/2020.

Trata-se de uma decisão que, acima de qualquer coisa, tem como objetivo principal cumprir a função social que temos como Seguradora: proteger Pessoas e Empresas.

Armando Luis Francisco: Quais dificuldades o segurador têm para tomar decisões como esta? E aqui eu já peço que você inclua, em nome do Mercado de seguros, até mesmo a dificuldade de alguns seguradores com a condição dos resseguradores internacionais:

José Adalberto Ferrara: Sem dúvida, para a adoção de uma medida tão contundente como esta, como é a exclusão de pandemia das condições gerais do Seguro de Vida, precisamos ter uma enorme responsabilidade quanto à manutenção do equilíbrio do mercado segurador, obedecendo rigorosamente o conceito de mutualidade. Não podemos agir de forma a causar impactos neste sistema que tem uma função tão nobre como a proteção da sociedade. E para isso, sim, é muito importante avaliar a capacidade dos contratos de resseguros. De forma geral, o que eu posso afirmar é que temos um mercado de seguros bastante maduro no País, cujos atores têm plena noção do papel que exercem, sem espaço para amadorismo ou ações inconsequentes.

Armando Luis Francisco: Como será a decisão da Tokio Marine em outros países em que trabalha? É uma decisão uniformizada? Ou o parâmetro a seguir pode ser diferente em função da regulamentação individual de cada País?

José Adalberto Ferrara: É importante esclarecer que o Grupo Tokio Marine, fundado há 140 anos no Japão, tem atualmente operações em 45 países. E que cada uma delas atua em segmentos distintos e tem administrações completamente independentes. Desta forma, não há como falar em um decisão uniforme. O certo é que todas as empresas que compõem o Grupo estão, neste momento, colocando em prática a nossa filosofia sobre a qual me referi anteriormente, que é a de ser uma “Good Company” (ou “Boa Empresa”, traduzindo o termo para o português). Esta forma de conduzir os negócios está baseada em três pilares: Olhar Além do Lucro, Capacitar os Colaboradores e Cumprir os Compromissos.

Para o Grupo Tokio Marine, a essência da indústria de seguros é dar amparo a quem sofre uma perda. Em um sinistro, não há como reparar o dano emocional que as pessoas sofrem, mas é muito importante cuidar de quem sofreu uma perda, permitir a reconstrução financeira dos locais atingidos e possibilitar a manutenção da atividade econômica. Os bons resultados são uma consequência natural das ações de uma ser uma “Good Company”.

Armando Luis Francisco: Tanto à Tokio Marine como às demais seguradoras (Parcela significativa das seguradoras que trabalha no Ramo de Vida) tiveram dificuldade para abrir mão de uma cláusula protetiva tão importante nos contratos de seguro de vida. Mas o resultado foi emocionante e traz muita esperança na crença destas seguradoras. Por gentileza, como você vê o mercado de seguros de agora em diante?

José Adalberto Ferrara: Como comentei anteriormente, o mercado de seguros cumpre a função muito nobre de oferecer proteção à sociedade e é exatamente em situações extremas como esta que estamos enfrentando com a pandemia de COVID-19, que este papel ganha ainda mais relevância. A proposta do nosso setor é claríssima e a ideia é que as decisões adotadas só reforcem este papel.

Apesar de ser um momento muito complicado, todos nós temos tido a oportunidade de nos reinventar, de repensar e adaptar nossa visão de negócio, criando novas oportunidades em termos de Produtos e Serviços e, assim, atendermos cada vez melhor nossos Corretores, Assessorias e seus Clientes.

O mercado segurador já passou por inúmeras crises nesse País e dessa vez não será diferente.

Armando Luis Francisco: Neste momento econômico, como você enxerga o resultado financeiro das seguradoras? Você enxerga retração ou ainda é muito cedo para conceber previsões?

José Adalberto Ferrara: Todas as avaliações econômicas que tenho lido a respeito do tema mostram que os efeitos dessa pandemia sobre a economia global, de uma forma geral, ainda podem se estender por muito tempo. Desta forma, acredito que ainda é cedo para cravar avaliações definitivas sobre os resultados financeiros das Seguradoras. O fato concreto é que, sem nenhuma dúvida, precisamos nos reinventar porque o mundo da forma que conhecíamos, definitivamente, não existirá mais ao final desta pandemia.


José Adalberto Ferrara - Presidente da TOKIO MARINE SEGURADORA

Armando Luis Francisco: Qual a sua visão do impacto para as corretoras de seguros, especialmente as pequenas intermediadoras do mercado segurador?

José Adalberto Ferrara: Para a Tokio Marine, o Corretor de Seguros exerce um papel fundamental nesta indústria, o de consultor de proteção da sociedade. E esta função ganha ainda mais importância em momentos como este. Como costumo dizer, precisamos sempre pensar que uma crise pode, sim, ser uma oportunidade de nos reinventar e encontrar alternativas para continuar prestando este serviço essencial.

Armando Luis Francisco: O que a Tokio fez e fará pelo corretor de seguros? Os meios digitais são uma saída?

José Adalberto Ferrara: A Tokio Marine é uma Seguradora que tem em seu DNA o forte relacionamento com os Corretores e Assessorias. Além da indenização sobre os sinistros de Vida decorrentes da contaminação pelo coronavírus, sobre a qual já falamos, adotamos uma série de ações para os segmentos de Massificados e Produtos Pessoa Jurídica, a fim de flexibilizar os processos e facilitar a realização de negócios dos nossos Parceiros.

Entre as diversas medidas implantadas, destaco algumas abaixo:

  • Dispensa de vistoria prévia para renovação nos produtos Auto, Residencial e Condomínio;
  • Implementação de inspeção remota para diversos produtos;
  • Aumento dos valores em risco com dispensa de inspeção;
  • Ampliação do prazo de instalação de rastreador e;
  • Prorrogação de carro reserva, etc.

Temos confiança de que essas medidas vão nos ajudar a enfrentar juntos este momento delicado, mantendo nosso compromisso de atender os Corretores e as Assessorias sempre com Qualidade.

Armando Luis Francisco: Sabemos que a luta é muito grande. Sabemos que, também, devemos não esmorecer, arregaçar as mangas e trabalhar. O corretor de seguros é um ente privilegiado. Pois poucas profissões estão tão bem preparadas para trabalhar em escritório na casa. Por isso, ajude-nos a compreender e encerre para os corretores, seguradores e clientes a sua visão otimista do momento:

José Adalberto Ferrara: Eu gostaria de parabenizar toda indústria securitária -Seguradores, Resseguradores, Corretores, Assessorias, Prestadores de Serviços-, por em tão pouco tempo colocar praticamente todos seus Colaboradores em Home Office e disponibilizar integralmente os Canais Digitais, permitindo que os Corretores continuem prestando Serviços de Excelência aos seus Clientes! Esta é uma demonstração inequívoca do quão atualizada tecnologicamente está a nossa indústria, mostrando a pujança do seguro em suporte ao crescimento do nosso País. O mercado securitário está disposto a Enfrentar, Combater e, com certeza, Vencer as adversidades oriundas desta crise sanitária.

E o que é muito bacana: os Corretores constataram que os Canais Digitais não estão aí para substituí-los, pelo contrário, mas sim para ajudá-los a fazer mais negócios, em mundo novo no qual não há mais fronteiras. Armando, esse é o momento do Corretor pensar grande, aumentar a sua capilaridade e assim ajudar a dobrar a participação da nossa indústria securitária dos atuais 6% para 12% em relação ao PIB, como nos países mais cientes da importância do seguro no suporte ao crescimento. Temos distribuidores competentes, seguradores cientes de sua responsabilidade para com a sociedade e, com certeza, esse é um desafio possível de ser alcançado.

Este momento vai passar e eu posso garantir que a Tokio Marine continuará investindo no Brasil e oferecendo soluções de excelência que protejam a Vida e o Patrimônio das Pessoas e Empresas.

Eu sou um otimista por natureza e tenho certeza absoluta de que sairemos diferentes e mais fortalecidos dessa situação, social e economicamente falando.

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