O que o coronavírus nos fez enxergar
pixabay
Davi Tuffi, CEO da Microcamp.
A duras penas muitas empresas estão tentando entender, reagir e aprender lições com a crise do coronavírus. Não tem sido diferente na Microcamp, onde exerço o cargo de CEO. Como uma empresa de treinamento na área de tecnologia, imaginávamos estar quase que totalmente transformados digitalmente, mas tudo foi por terra após nos defrontarmos com a pandemia da Covid-19. Em tempo recorde, a empresa - com 69 unidades, 2 mil colaboradores e 60 mil alunos em todo Brasil, precisou rever sua dinâmica de aulas, suas estratégias de vendas, a rotina de trabalho de seus colaboradores e o relacionamento com os alunos.
Continuamos aprendendo, mas já é possível elencar boas lições tiradas no meio de tantas incertezas e como elas serão responsáveis por mudar o futuro da minha empresa e de outras pequenas e médias ainda neste ano.
A primeira delas diz respeito ao uso da tecnologia. Quando o isolamento social acabar, esqueça retomar a sua rotina anterior. O que virou digital na "força" continuará a ser digital. Uma boa estratégia é lançar mão de tudo o que a tecnologia proporciona, afinal em tempo de isolamento social, é por meio dela que as pessoas estão se relacionando, interagindo, trabalhando, negociando, comprando, estudando. As reuniões presenciais e os treinamentos, talvez sejam extintos em 90% dos casos. Muitos perceberam a otimização de tempo e recursos via videoconferências.
Outro aprendizado: o home office, que foi adotado como a forma mais segura de preservar a saúde dos colaboradores, daqui pra frente tende a ser visto como uma alternativa nas pequenas e médias empresas para manter a produtividade e otimizar o tempo. O preconceito ou a resistência das PMEs em adotar esse regime deve acabar. Obviamente, é difícil adotar trabalho remoto full time, mas a flexibilização de um ou mais dias na semana deve ser avaliada. Não é só de redução de custos que estou falando, mas sim de negociação de salários com este benefício e qualidade de vida. Muitos funcionários perdem muito tempo em trânsito diariamente, e chegam na empresa cansados e estressados. Trabalhando em casa, além de tempo, eles ganham qualidade de vida; porém, é preciso ter disciplina e maturidade profissional, um diferencial que será cada vez mais valorizado pelas empresas. E entenda-se por maturidade profissional, a capacidade de adaptar-se a novas situações, ser flexível, responsável e comprometido. Fazer corpo mole em home office, definitivamente não é uma atitude exemplar em tempos de crise.
E por fim, a necessidade de se reinventar, revisitar conceitos, políticas e estratégias. Para se adaptar ao novo cenário, nossa empresa, por exemplo, precisou rever o seu modelo de negócio, assim, o formato de aulas que eram 100% presenciais passou para a ser totalmente online. Foi uma mudança radical, porque o contato e o relacionamento entre alunos e instrutores na escola sempre foram muito valorizados, justamente por fazer parte da filosofia da empresa: a interação é que gera atitude nas pessoas. Foi necessária uma adaptação instantânea e pela primeira vez na história, em 43 anos, a empresa passou a oferecer aulas cem por cento online. Com o feedback positivo dos alunos, ficou a pergunta: por que não adotarmos também essa opção, daqui pra frente?
Resta agora levarmos estes desafios como uma lição de casa para ser aplicada no futuro e não ficar esquecida neste momento de isolamento. Mas de uma coisa tenho certeza: em maior ou menor escala, pequenas e médias empresas sairão transformadas depois dessa crise.
*Davi Tuffi é CEO da Microcamp - rede de escolas de Tecnologia e inglês, há 43 anos no mercado.
Sobre a Microcamp: A Microcamp é a principal rede de escolas de informática e inglês no Brasil, com 75 unidades espalhadas por todo o país. Foi a escola pioneira na popularização do ensino de informática no Brasil e desde sua fundação, em 1977, já formou mais de 2 milhões de alunos.Oferece os principais cursos na área, desde o básico de informática, passando pelo Hardware, Web Design, Desenvolvimento de Games e Inglês.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19