Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Home office: como a agilidade pode se destacar nesse modelo?

Home office: como a agilidade pode se destacar nesse modelo?

Luiz Resende*

O home office é um modelo de trabalho muito adotado devido à globalização da economia e aumento da terceirização de serviços, que acaba mudando o perfil do emprego e do local de trabalho. O crescimento desse modelo ocorre também, pois muitas empresas acreditam no bem-estar do profissional, que terá maior foco no trabalho em casa, sem possíveis interrupções de colegas com assuntos que não contribuem com as atividades desenvolvidas.

Outro detalhe valioso é com a otimização do tempo de deslocamento. Muitas vezes o profissional chega a consumir até três horas do seu dia no trajeto da sua casa até o trabalho, levando em conta que são comuns falhas nos transportes públicos e um trânsito pesado gerado por diversos motivos (principalmente em São Paulo, onde qualquer chuva pode aumentar de 30% à 200% o tempo de deslocamento).

Diante do nosso cenário atual, no qual o planeta parou por conta da pandemia do COVID-19, a prática de home office tem sido intensificada. Essa situação tem impactado diretamente a nossa rotina, tanto em nossa casa, quanto em nosso meio profissional e isso requer alguns importantes cuidados.

O fato é: quando a rotina é quebrada o foco entra em jogo. Assim, é preciso saber dizer não para outras coisas. Mas como fazer isso com coisas que precisamos dar atenção? Esse é o momento de evidenciarmos a metodologia ágil e as práticas na gestão 3.0, que valorizam pessoas, relações humanas e, forte trabalho em equipe.

Como ter um home office efetivo?

É importante que o profissional mantenha um "ambiente de trabalho" em sua casa. Isso significa que não é indicado trabalhar da cama, ou do sofá. O ideal é ter um espaço confortável, limpo, organizado e principalmente separado da área de lazer. Procure ter mesas e cadeiras que contribuam com a postura e utilize roupas confortáveis.

Outra dica para quando não se está sozinho em casa é estabelecer algumas regras de horário. É sempre bom lembrar que independentemente de estar ou não em casa, ainda estamos falando de trabalho. Se houver qualquer alteração de rotina, como flexibilizar seu horário de trabalho ou de almoço, ou dar uma saidinha para resolver qualquer problema, é fundamental que todos do time estejam cientes e alinhados.

Times ágeis são autogerenciáveis

Seja disciplinado e responsável. O benefício do home office exige que o profissional esteja disponível para contato direto com os colegas de trabalho e seu gestor. Utilize tecnologias como Slack, Agenda, E-mail, Meeting, Jira, etc. para manter-se sempre alinhado com seu time e seu gestor.

Outras dicas:

• Comunicação: não deixe de informar ao time ausências superiores a15 minutos. Toda pausa para um café, almoço ou alguma demanda/estudo que precisa de um foco maior, avise seu time.

• Agenda: adicione todos os seus eventos em sua agenda. Dessa forma fica mais fácil para os colegas identificarem qual é sua janela de disponibilidade e então criar um invite para um alinhamento por exemplo.

• Meeting: as reuniões remotas podem ser mais efetivas com a aplicação de algumas práticas:

a) Preparação: deixar claro quais são os objetivos dessa reunião e relembrá-los no início da mesma. Estabelecer um Timebox para cada assunto pode ajudar também.

b) Aproximação: ligue a câmera e pergunte como todos estão. Crie um ambiente saudável e seguro.

c) Boas Práticas: mute o microfone quando não estiver falando, evite atropelamento de informação. Se for o facilitador, organize uma sequência (alfabética, por exemplo) para que todos tenham seu momento de falar.

Além disso, estabeleça um período para foco e pausas no decorrer do seu dia. É de extrema importância fazer esses ciclos para que não fique sobrecarregado. Uma pausa para beber uma água, fazer uma caminhada pelo quintal (ou até mesmo uma dar uma volta pelo quarteirão) contribui para a sua saúde física e mental.

Umas das técnicas mais utilizadas para foco é o Pomodoro, método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, que estabelece um período de foco no trabalho em ciclos de 25 minutos, separados por breves intervalos, permitindo que você melhore a capacidade de concentração e produtividade.

O que a liderança pode aprender com a pandemia do COVID-19?

Se hoje o cenário é de comando e controle, com a microgestão do profissional que está sendo observado (e cobrado) todo o tempo pelos seus horários e intervalos, além de suas atividades diárias, este deve ser imediatamente revisto. É importante que líderes desafiem o processo, inspirando uma visão compartilhada, modelando o caminho, capacitando e encorajando pessoas.

No modelo home office, a confiança deve ser fortalecida e a cobrança naturalmente será direcionada aos resultados esperados. Esse é o momento de delegar, pois membros com autonomia tendem a amadurecer de forma rápida, criando sua própria rotina e a gestão da mesma.

É inevitável que, atuando longe do time, o comprometimento tende a diminuir. Nesse momento é imprescindível termos clareza das prioridades, focar no que é preciso ser feito para evitar a procrastinação das tarefas. Para que essa prática funcione bem, devemos entender os princípios e valores de uma cultura ágil. Não adianta levar esses valores para a equipe, se o próprio líder não os pratica.

Durante esse período, todos iremos amadurecer como profissionais e como equipe, afinal, são nesses momentos que entendemos a importância de termos responsabilidades social e esses valores devem ser refletidos no trabalho em equipe dentro da empresa.

*Luiz Resende é Agile Coordinator na Mandic Cloud Solutions



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS