Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como garantir o engajamento da equipe em período de home office?

Wanderson Leite, fundador da ProAtiva - Divulgação Wanderson Leite, fundador da ProAtiva - Divulgação

Por Wanderson Leite

Manter a produtividade e o engajamento da equipe é um desafio em tempos de coronavírus. Por recomendação de organizações da saúde, muitas empresas optaram por orientar seus funcionários a trabalharem em casa. Assim, de uma hora para outra, o home office, que só ocorria em casos excepcionais, se tornou uma realidade por tempo indeterminado.

Por mais acostumado que seu colaborador esteja com a tecnologia, a rotina muda drasticamente quando você se vê em casa todos os dias. Além de dar conta do trabalho, há também o cuidado com as obrigações diárias: com mais tempo em casa, os gastos com alimentação aumentam, é preciso se planejar para não estourar a conta de energia elétrica e, diferentemente do ambiente organizacional, em casa, você é o responsável pela limpeza. Tudo isso requer uma mudança de pensamento e um período de adaptação para todos.

Porém, é indiscutível que a produtividade deve ser mantida – se possível, até ampliada, uma vez que o engajamento da equipe e o compromisso de fazer o negócio dar certo pode garantir a sobrevivência da empresa.

Tendo isso em vista, algumas atitudes são essenciais: uma das principais é a comunicação, que deve permear toda a hierarquia da empresa, do CEO ao estagiário. Todos precisam saber o quanto são importantes e o que é esperado dele no dia a dia. Reuniões matinais são importantes, mas, se não for possível, um e-mail amigável listando as pendências também pode ajudar. Estamos em um momento em que todos precisam se ajudar e o conceito de cobrança, pura e simples, já caiu por terra: é preciso valorizar e motivar a equipe, ainda mais quando há tanto a mais para se preocupar do que as tarefas do trabalho.

As ideias precisam ser claras e o emissor precisa garantir que todos as absorveram corretamente. Quando se trabalha à distância, não há tempo para dúvidas. Interrupções e questionamentos podem prejudicar o andamento dos processos. Todos precisam estar atualizados, afinal, a forma de se relacionar com os clientes mudou, a abordagem também deve ser diferente e as exigências com certeza também subiram de nível.

Uma alternativa às reuniões e treinamentos online, por ferramentas como Skype, Zoom e Google Hangouts, são os aplicativos com técnicas de gamificação. Esses apps partem do princípio de que a interatividade contribui para o aprendizado – não à toa, essa estratégia já é adotada por diversas escolas de inglês, em que o aluno escolhe o melhor horário para estudar e o ritmo de aprendizado. Do outro lado, os professores têm acesso aos conteúdos que o estudante já acessou, qual foi seu desempenho nas atividades e onde está sua maior dificuldade.

Nas empresas, o tempo é valioso, ainda mais agora. Aplicativos como a ProAtiva permitem criar cursos dinâmicos e treinamentos em que a equipe pode interagir, deixar suas dúvidas e responder às avaliações. Equipes de vendas, por exemplo, podem organizar rankings de produtividade, em que o colaborador com mais dificuldade pode ser auxiliado – assim como o gestor faria pessoalmente.

Além disso, outro recurso muito interessante na plataforma é o de meditação. A ansiedade é um sentimento comum a todos neste momento de tanta imprevisibilidade. É importante também tirar um tempo para investir em técnicas de relaxamento, que permitirão ampliar o foco e a concentração mais para frente.

Por fim, é importante ressaltar que o mundo mudou. O coronavírus irá passar, mas não dá mais para voltar atrás em certos padrões de comportamento. Se uma empresa entender que pode funcionar em home office, não faz sentido pagar os caríssimos alugueis de imóveis bem localizados. Assim como o e-commerce e o delivery devem se tornar cada vez mais uma tendência. O tempo todo deve-se pensar no cliente, na expectativa de compra que ele tem e como seu negócio pode gerar valor para ele. Tudo isso já era apontado como promissor – o que o coronavírus fez foi somente acelerar esse processo. E todos nós precisamos estar preparados para o futuro.

Wanderson Leite é formado em administração de empresas pelo Mackenzie e fundador das empresas ProAtiva, app de treinamentos corporativos digitais, ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas e escolas; e Prospecta Obras, plataforma de relacionamento do segmento de construção civil.

Sobre a ProAtiva:
http://bit.ly/2ksz9Ro

A ProAtiva é um aplicativo que simplifica o treinamento das equipes por meio de conteúdo personalizado, podcasts, ranking de pontuação e até meditação. O aplicativo é ideal para capacitar equipes de vendas e atendimento de forma personalizada, ágil e online, gerando atratividade e engajamento. O produto é perfeito para pequenas, médias e grandes redes de varejo ou franquias, que tem o desafio extra da distância geográfica entre os colaboradores. ProAtiva está disponível para Android e IOS.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS