Brasil,

Que história você está escrevendo em sua carreira?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora da Mata
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Que história você está escrevendo em sua carreira?

Ministrei um workshop. Dentre os participantes, havia uma pessoa que me intrigava pela contundência de suas contribuições. Ora polêmicas, ora muito pertinentes. Em determinado momento em que falávamos de carreira, ele disse "todos temos a oportunidade de escrever nossa história na empresa...". E, isso ficou passando pela minha cabeça em looping. Saí do curso pensando em várias coisas, dentre elas, o que significa escrever sua história? Como fazem as pessoas que conseguiram escrever sua história? Conheço várias que o fizeram. O que elas têm em comum?

A resposta que encontrei não foi surpreendente. Todas têm enorme prazer em seu trabalho e, por isso, dedicam-se a realiza-lo da melhor forma possível. Também, tem grande interesse em suas carreiras, o que os faz se ocuparem em construir uma boa reputação. Essas duas coisas, para mim fazem todo sentido e, por isso, quis compartilhar com você. A primeira delas, consiste em ter boas ações, atitudes que ajudem as pessoas em seu trabalho a encontrarem solução para problemas, ou a facilitarem a realização de processos complexos. A segunda, diz respeito a ajudar as pessoas a falarem bem de você. Sim, é importante que as pessoas pelas quais você passa em sua carreira, tenham coisas boas para falar a seu respeito. Isso, porque não é você quem fala de sua reputação ou do quanto você é bom no que faz. São as pessoas que comentam. Avalie, seu interesse em conhecer uma pessoa, em geral, vem do que você ouve falar sobre ela ou do que você a viu fazer. Dificilmente, virá de ouvi-la, pessoalmente, contando como é boa e fez o bem por onde passou. Pelo contrário, esse tipo de atitude tende e gerar desconforto, desconfiança e rejeição (quem gosta de ouvir alguém contando vantagens!?).

O que você tem feito para escrever sua história na empresa em que trabalha? Ou melhor, o que tem feito para escrever sua história ao longo de sua carreira?

Não são as oportunidades que lhe dão que constroem sua história, mas sim as suas ações para criar e aproveitar oportunidades. O mercado de trabalho atual anda bastante seletivo e busca pelos profissionais que estejam dispostos a fazerem a diferença. Tem se tornado cada vez mais difícil a recolocação de profissionais que, não tendo foco em carreira, fazem o estritamente necessário. Entenda, não ter foco em carreira não é crime. Mas, não se atualizar constantemente sobre sua área de atuação, parar de estudar, não buscar saber em que mais pode ser útil além da atividade para a qual é pago, pode representar sua morte profissional.

E, para que tudo isso não pareça um tremendo fardo, busque identificar se sua área atual é uma fonte de prazer e satisfação para você. Se a resposta for positiva, vá entender como pode ser melhor, mais preparado e útil naquilo que faz. Mas, se a resposta for negativa, busque saber o que agrada você de verdade. Qualquer momento da vida é momento de trocar de atividade e iniciar uma nova carreira. Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, tornou-se comum fazer transição de carreira aos 40 e até com mais de 50 anos. Não hesite.

Quem constrói uma carreira de realizações escreve uma boa história. Mas quem passa pela vida profissional sem se preocupar em fazer a diferença pode escrever uma história ruim ou, nem sequer ter sua história lembrada por quem fica. Pense nisso, e pegue já a caneta e o papel para começar a escrever a sua.

Mais sobre Sérgio David:

Psicólogo e especialista em comportamento humano nas empresas.

Desde 2001 atuando em desenvolvimento organizacional e de pessoas.

Profissional com certificação internacional em Coaching pela Lambent (International Coaching Community), Practitioner em Programação Neurolinguística pela Actius. Certificado nos métodos DISC e Quantum.

Consultor especialista em diagnóstico organizacional, com ampla experiência no desenvolvimento e condução de programas de treinamento comportamentais.

Já treinou mais de 8000 pessoas.

Especialista em desenvolvimento de líderes, construção de equipes de alta performance e coaching de equipe.

Formado em Psicologia e pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas.

É palestrante de temas relacionados a comportamento humano nas empresas.

Mais de 20 anos de atuação como cantor e ator teatral.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar