Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Papel da liderança em tempo de crise

Papel da liderança em tempo de crise

Por Marcelo Furtado, CEO do Convenia

Somos uma geração de líderes que navegou em mares calmos e com ventos favoráveis a maior parte do tempo. Nunca passamos por um período probatório do nosso poder de liderança. Essa é a hora. Talvez pela primeira vez em décadas passamos por um conjunto de situações onde os manuais tradicionais não funcionam mais. O que nos resta é um papel em branco e muitos desafios pela frente. Neste cenário, o papel da liderança será essencial para conduzir a sociedade e os times durante a crise mas, principalmente, para sairmos dela melhor do que antes. Ao longo deste artigo a ideia é chamar a atenção para algumas características de lideranças que serão essenciais para atingir esses objetivos.

O líder não é àquele com todas as respostas

O primeiro passo para liderar em momentos de incerteza e extrair o máximo do time. É saber que não deve ser a pessoa com todas as respostas, mas sim, àquele que consegue fazer as perguntas corretas para que sejam extraídas as melhores respostas.

A insegurança de não saber todas as respostas (e, acredite, não saberá) leva o líder a tomar decisões erradas. Ou muito conservadoras ou muito agressivas. Se compartilha com o time que o momento é incerto e que os problemas devem ser resolvidos por todos, aí sim, a liderança consegue conduzir com tranqulidade momentos de incerteza extrema.

Absorva as incertezas mas não fique alheio à realidade

As pessoas de um time tem na liderança o seu ponto de referência. Se você descarrega todas as incertezas e um possível pânico, o resultado será catastrófico. Grandes líderes mundiais neste momento procuram agir em um movimento "anti-ciclíco". Ou seja, se o humor geral da sociedade é de pânico e histeria, o líder procura acalmar o time. Se o momento é de banalização de uma crise, o líder procura trazer todo mundo para a realidade dura dos fatos.

É importante que saiba fazer isso de forma a afetar o mínimo possível o humor do time. Como ser humano, está suscetível assim como qualquer outra pessoa a oscilações de humor e pensamentos. Como líder deve ter inteligência emocional suficiente para absorver partes dessas oscilações e saber o que e como transferir isso para o time.

Comunicação, comunicação e comunicação

Estamos vivendo uma época ímpar. Além da grave crise de saúde e econômica que estamos por presenciar, ficamos forçados a nos separar do time trabalhando remotamente. Esse cenário traz uma importância ainda maior de comunicar o tempo todo com o seu time. Isso trará um conforto para todos os membros de que não estão sozinhos e mais do que isso um direcionamento.

A comunicação deve ser super transparente (revise os conceitos de absorver incertezas) dizendo sempre as verdades dos fatos e também positivo (não alheio ao cenário) procurando mostrar que podem haver oportunidades neste momento.

Nas comunicações procure também demonstrar empatia e interesse no lado pessoal do seu time. Entenda como eles e suas famílias estão. Ofereça apoio quando necessário para que o humor geral não seja prejudicado. Pense também que quanto mais informação o time tem, mais o time consegue contribuir para o resultado, ajudar o líder a pensar em novas estratégias e trabalhar, de fato, como um time.

Tenha um plano

Desenvolva um plano tático para este momento, compartilhe este plano e faça com que as pessoas entendam e se sintam parte dele. Isso vai aumentar a sensação de conforto de que temos um líder que está agindo como um maestro conduzindo o time para um destino definido. Não se incomode se for necessário mudar o plano. Um dos valores da metodologia ágil de liderança é saber "Responder a mudanças ao invés de seguir um plano", portanto, acompanhe de perto como o cenário muda e faça ajustes conforme necessário.

As lideranças espalhadas pelas empresas, comunidades, governos, serão determinantes no sucesso ou no fracasso desta crise. Ao invés de ficar em redes sociais contestando as medidas de outros líderes, saiba que tem um papel importante na reconstrução da nossa economia e, por que não, da sociedade. Todos podem sair mais fortes do que entraram. Trabalhando remotamente, o time pode estar mais próximo do que nunca. Os resultados podem não ser tão ruins quanto pensa. Esta aí a oportunidade que sempre pedimos para mostrarmos nosso valor. E deixe que seu time mostre o dele!

SOBRE A CONVENIA

Fundada em 2012 pelos sócios Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli, a Convenia é uma HRTech, com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. O objetivo é trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, economizando tempo das empresas com rotinas operacionais e destinando-o para as pessoas. Atualmente, os produtos abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde se pode gerir todos os funcionários em um sistema em nuvem.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS