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Seguro de eventos é essencial em momentos como do Coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathália Sanches
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Seguro de eventos é essencial em momentos como do Coronavírus

Essa é uma realidade que está próxima de todas as agências de eventos, mas que ainda não faz parte da cultura da indústria criativa brasileira

Epidemias como a do coronavírus tem trazido milhões em prejuízo para o mercado de eventos. Centenas de ações estão sendo canceladas ao redor do mundo (exemplos recentes são SXSW e a Creative Week, nos Estados Unidos) e o Brasil não é exceção. Esse cenário tem atingido em grande escala a indústria criativa, composta por agências de propaganda, de Live Marketing e toda a cadeia de fornecedores que dependem desses eventos para cumprirem suas metas anuais de faturamento.

Para o presidente da Affinité, corretora de seguros especializada no segmento da criatividade, Ricardo Minc, esse é o tipo de problema que poderia ser evitado com a contratação de serviço de respaldo. “Os dirigentes e produtores de eventos precisam entender que seguro foi feito para proteger e tudo que protege não pode ser visto como exceção.”

Cabe ressaltar que para contar com uma apólice que cubra doenças transmissíveis ou epidemias, basta solicitar a cobertura ao corretor. “O primordial é ressaltar que o valor da apólice para esse fim até o aparecimento do surto era irrisório. Antes do coronavírus as taxas cobradas para Feiras e Congressos, por exemplo, era em torno de 0,1% do total da apólice. Por isso que muitos eventos no exterior contam com tais coberturas”, destaca Minc.

Apesar de o covid-19 ter feito com que a discussão sobre o assunto se torne mais latente, é necessário também considerar que a contratação de uma apólice abrange todas as etapas envolvidas em um projeto voltado ao universo da propaganda e do marketing, desde a concepção até os possíveis desdobramentos. De acordo com o especialista, essa é uma grande mudança de paradigma que precisa ser entendida pelo mercado brasileiro de eventos.

“Momentos como esse, em que as perdas são significativas, são bastante educativos no sentido de mostrar na prática que as apólices precisam fazer parte do dia-a-dia dos projetos, seja para eventos, para produções audiovisuais ou tudo mais que permear as ações de marca”, reforça Minc. “O ponto central é que hoje, com honrosas exceções, as agências ainda não colocaram esse assunto como prioridade e isso precisa acontecer rapidamente diante das tantas mudanças de paradigmas que vivemos – seja a globalização, que faz com que surtos como esse se espalhem mais rápido, ou mesmo a instantaneidade da vida das celebridades e o impacto reputacional das suas relações com os anunciantes”.

O benefício desse serviço auxiliar está no fato de que,independente de tamanho, complexidade ou localidade, o respaldo transfere para a seguradora toda a responsabilidade por possíveis prejuízos causados. Ou seja, na prática, fornecedores da cadeia criativa podem transformar o cuidado em valor agregado na relação com os seus clientes ainda na etapa de planejamento em função da preocupação em não arranhar sua imagem ou acarretar qualquer preocupação adicional ou ainda por meio das proteções e da solidariedade que estão na base das apólices de seguros.

Além das coberturas adicionais que podem envolver as epidemias, os seguros podem contar com coberturas básicas como danos a equipamentos durante a montagem, instalação, utilização, desmontagem e transporte; não comparecimento de uma pessoa ou artista essencial, danos causados a terceiros pelo fornecimento de comida e bebidas como Intoxicação como, por exemplo, a cervejaria backer; ações de danos morais;dano, furto ou roubo a veículos de convidados ou funcionários estacionados no local do evento;danos ao conteúdo do local;danos a prédios e construções;danos a objetos e equipamentos em exposição;subtração de valores de bilheterias;danos corporais e materiais aos visitantes, fornecedores e artistas; entre outros que podem abranger diferentes níveis de detalhes e complexidades que se apresentam a um negócio tão subjetivo como a comunicação.

No caso de seguro de cancelamento oferece cobertura para perda de receita ou despesas comprometidas com um evento que o promotor/ organizador/ proprietário deve cancelar, adiar ou realocar devido a causas que estão fora do seu controle como: condições climáticas; desastres naturais; greves; atos de terrorismo; falha ao desocupar o local; falha na segurança; falha técnica; impedimento de acesso; retirada ou perda de licença; no show do artistas ou palestrante; perda força de público em virtude de fechamento de aeroportos, alagamentos ou risco eminente; atraso inevitável do artista ou palestrante devido problemas fora do controle como greve nos aeroportos, fechamento de aeroportos; o mesmo vale para equipamentos; atraso na entrega de equipamentos por motivos de força maior da qual a situação foge do controle.


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