Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Quem planta integridade colhe resultados nos negócios

Quem planta integridade colhe resultados nos negócios

Por Gislene Sousa*

Práticas de integridade são cada vez mais presentes nas empresas brasileiras e, no mercado de agronegócio, não é diferente. Algumas companhias do setor possuem programa de integridade, guiados, principalmente, por um código de ética, cuja finalidade é propiciar um ambiente corporativo mais transparente, com menos probabilidade de corrupção e outros atos ilícitos.

Entretanto, ainda falta efetividade e maior robustez por parte das empresas quando o assunto é compliance no agronegócio. O recado é valido para todos os âmbitos do mercado, desde as gigantes, com suas vulnerabilidades expostas na cadeia de fornecedores, por exemplo, até as cooperativas, que precisam estar atentas aos riscos do trabalho informal, podendo denotar como trabalho análogo ao escravo.

Mesmo com o advento do "Selo Agro Mais Integridade", do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que premia a conduta ética e sustentável de empresas do agronegócio desde 2018, o que se nota é que, ao passo da ampla divulgação do tema, muitas organizações ainda não entraram na rota correta para proteger seu negócio, sua reputação e seus profissionais. Falta muito a fazer.

O caminho para a consolidação efetiva da governança corporativa no meio rural está em oito passos práticos, não resumidos somente na adoção de um código de ética. Figuram-se neste octógono ético o apoio da alta administração; uma estrutura dedicada para implementar e manter programas de compliance; um projeto de mapeamento de riscos; treinamento e comunicação aplicável a todos os colaboradores; diligências de integridade para a contratação de terceiros; monitoramento e auditoria, e, por último, a criação de um canal de denúncia para relatar de ações ilícitas, tais como corrupção, assédio e condições insalubres de trabalho.

O agronegócio não está imune aos problemas de corrupção, fraude, crimes ambientais e desrespeito às leis trabalhistas, e por isto a importância de valorizar uma iniciativa como o "Selo Agro + Integridade" do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As inscrições da edição 2020-21 do Selo Agro+ Integridade começam em 02 de março de 2020.

As organizações que vislumbram os benefícios de um programa efetivo de compliance vão além do mero atendimento de um requisito legal. É um investimento que gera frutos. São melhorias na cultura organizacional da organização, na redução de custos com fraudes e sanções, e, também, na atração e retenção de talentos, dentre outros ganhos.

O Programa de Compliance pode começar pequeno, mas precisa ter raízes fortes e ser nutrido para ramificar. E, como resultado de um trabalho árduo, dará muitos frutos, por anos e anos. Que tal participar desta colheita?

*Gislene Sousa é gerente de Compliance na ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados, única empresa de consultoria reconhecida como Empresa Pró-Ética por quatro vezes seguidas.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti, com a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS Outsourcing (canal de denúncias, diligência de terceiros, monitoramento de fraudes e de comportamentos antiéticos, e treinamentos on-line).

A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.

Reconhecida como Empresa Pró-Ética por 3 anos consecutivos, conta no Brasil com mais de 300 profissionais em 4 escritórios - São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem cerca de 600 empresas de diferentes portes e segmentos.

No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo