Brasil,

A escalada de conquista e evolução da relação do cliente com a empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcos Biaggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Os clientes atuais não são suficientes para manter as estruturas empresariais. Há a necessidade de conquista de novos clientes. Os custos operacionais, como insumos diversos, encargos trabalhistas e tributos, energia, combustível etc estão aumentando com frequência, sem que seja possível o repasse ao preço do produto/serviço final.

Portanto, o desafio de empresários e gestores, após a paralisia pré-Carnaval da economia, se resume em mobilizar a força de vendas em um amplo esforço de prospecção e conquista de novos clientes, para então fazer com que eles continuem comprando ou usufruindo dos serviços/produtos. Aí então alguns deles poderão tornar-se leais.

Conquistar e preservar clientes, tornando-os leais e capazes de fazer indicações espontaneamente, é o sonho de qualquer empresa. O desafio é produzir bens e serviços que atendam esses clientes e até superem suas expectativas. No mundo empresarial, produzir clientes leais é uma verdadeira arte, requer habilidades e ferramentas que poucas empresas dominam.

Você conhece as etapas que os seus clientes percorrem até tornarem-se fanáticos e capazes de recomendar a sua empresa?

As etapas são exatamente como a subida de uma escada, subindo um degrau de cada vez. A cada passo, da mesma forma quando qualquer pessoa sobe em uma escada, ninguém fica lá parado por alguns instantes até decidir-se pelo retorno. O movimento de descida não ocorre sem que antes se faça alguma coisa que gere insatisfação. A tendência natural é a escalada de forma rápida ou mesmo a descida imediata.

Conceitualmente, a escada da lealdade do cliente passa pelos seguintes degraus:

  • FAN
  • DEFENSOR
  • MEMBRO
  • CLIENTE
  • COMPRADOR
  • PROSPECT
  • SUSPECT

1- Suspect: clientes potenciais do mercado alvo mas com quem ainda não houve nenhuma forma de contato.

2- Prospect: suspect que fez contato inicial ou que foi contatado para início de relacionamento e comunicação. O prospect passa então a integrar um database para qualificação de dados, ações de comunicação, promoções etc.

3- Comprador: alguém que comprou pela primeira vez. É um momento sublime, é o retorno dos investimentos realizados em propaganda e promoções. Também é a hora em que o provedor insere no seu database dados reais e precisos sobre o comprador que acaba de ser conquistado.

4- Cliente: alguém que teve a experiência de comprar mais de uma vez. A segunda compra é um passo importante no processo de construção de relacionamento de longo prazo. Estudos comprovam que é 6 vezes mais fácil vender para um cliente atual do que fazer uma venda inicial a um prospect.

5- Membro: alguém que tem senso de lealdade ou que pertence à marca. A criação de um clube de compradores habituais com benefícios exclusivos ajuda a construir essa relação, exatamente como as companhias aéreas fazem com os programas de milhagens. Em geral, membros comentam positivamente apenas quando questionados.

6- Defensor: alguém que é capaz de reputar e vender a outras pessoas. Os defensores são capazes de dar referências e promover o produto ou serviço, ao mesmo tempo em que permanecem como clientes leais.

7- Fã ou fanático: alguém com propensão de “vender” a todo instante, um fã incondicional. Os fãs tiveram mais de uma fantástica experiência ao comprar o produto ou serviço a ponto de sentir satisfação de promover a experiência em toda oportunidade. Fãs são vendedores virtuais e incondicionais e muitas vezes possuem mais valor do que a própria equipe de vendas pela credibilidade da mensagem. É o momento em que a empresa grava depoimentos ou testemunhos e então utiliza no seu programa de comunicação com o mercado.

O status de fã consolida o trabalho realizado através da excelência nos serviços aliada a um programa de comunicação e relacionamento, iniciado a partir do primeiro contato com o suspect ou prospect. A grande indagação em qualquer tipo de negócio é como criar clientes fanáticos em grande escala para que eles vendam por si só para a empresa. Imagine o impacto no negócio se as estratégias de relacionamento com clientes produzirem continuamente mais fanáticos na sua base de clientes.

O segredo está em alavancagem – fazer mais com menos, ou ainda fazer uma vez só e colher resultados durante muito tempo. Um programa eficiente de relacionamento com clientes, a partir da conquista de um prospect até que ele se torne um fanático, passa pela qualidade do produto ou serviço e pela consistência da comunicação e do relacionamento durante o ciclo do cliente com a empresa.

É possível e tem muita empresa madura e habilidosa construindo clientes fanáticos que passaram por todos os degraus da escada da lealdade. Os exemplos estão na indústria, comércio e serviços, com ações estratégicas que contemplam mais a manutenção de clientes do que a conquista de novos. Afinal, nunca houve tantas ferramentas para acessar os clientes potenciais, ao mesmo tempo em que nunca foi tão difícil fazer esses mesmos clientes entenderem a mensagem e comprarem pela primeira vez.

=============================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar