Brasil,

Mercado imobiliário: como entender o preço justo de um imóvel?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Segundo Evandro Correia, sócio-fundador da NERO Perícias, empresa especializada em avaliação de imóveis e perícia grafotécnica, a avaliação imobiliária é uma tarefa que requer seriedade e competência, já que e é fundamental na determinação do valor de um imóvel

Entra ano, sai ano, e o sonho da casa própria permanece entre os principais objetivos da maioria dos brasileiros que ainda não possui um "lar doce lar" para chamar de seu.

Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), já em 2018 havia 12,9 milhões de imóveis alugados no País, dentre 71 milhões de domicílios no total. Os números ainda demonstram um aumento de 5,3% na comparação com 2017.

Por outro lado, cresceu o número de brasileiros que apostam em imóveis enquanto carteira de investimentos. O Relatório de Investimento Direto de 2018, divulgado pelo Banco Central (BC) revelou, por exemplo, que os investimentos em imóveis no exterior cresceram 240% de 2007 a 2017. Ainda segundo o levantamento, a maioria dos investidores nacionais apostam em imóveis nos EUA.

No entanto, (tanto para quem está em busca do primeiro imóvel, quanto para o investidor do mercado imobiliário) há uma dúvida comum: afinal de contas, como entender o preço justo de um imóvel? Segundo Evandro Correia, sócio-fundador da NERO Perícias, empresa de avaliação de imóveis e perícia grafotécnica, a avaliação imobiliária é uma tarefa que requer seriedade e competência, já que e é fundamental na determinação do valor de um imóvel.

"A perícia deve ser garantida por um profissional competente, com conhecimentos técnicos e específicos, que garantam a fidedignidade da avaliação. Ela deve ser feita de acordo com as normas da ABNT e por profissionais credenciados ao CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários), tendo como órgão regulamentador o COFECI em sua resolução 1.066/07", explica Evandro.

Ainda segundo ele, "como produto da avaliação de imóveis , o perito avaliador emite o PTAM (parecer técnico de avaliação mercadológica) ou laudo pericial". Mas, qual é o objetivo de uma avaliação imobiliária?

Avaliação Imobiliária: para que serve?

De acordo com o sócio-fundador da Nero Perícias, "além de ser importante para a compra e venda, o laudo de avaliação de um imóvel serve para uma série de propósitos. Dentre eles, vale destacar:

Garantias bancárias; Determinação dos valores para seguros (contratação de seguro patrimonial); Reavaliação do ativo imobilizado (atualização patrimonial ); Planejamento tributário; Reestruturação societária; Fusão e cisão de empresas; Determinação de valor locativo de imóveis (ações renovatórias e revisionais de aluguel); Valores para fins gerenciais, através do fornecimento dos valores de reposição e de novo; Análise de carteira de portfólios imobiliários; Determinação de saldos de vida útil, fornecendo novos saldos de vida remanescentes; Determinação de valores de liquidação (forçada e ordenada); Absorção de prejuízos acumulados; Determinação de valor de compra e venda; Regularização imobiliária; Disputas judiciais; Atualização patrimonial; Inventários e partilhas; Desapropriação de imóveis; Assistência técnica a advogados em perícias judiciais e extrajudiciais; Acompanhamento de perícia; Ações expropriatórias para fins de desapropriação e indenizações.

Para finalizar, Evandro salienta que é importante contar com a experiência de empresas como a Nero Perícias, por exemplo, para fazer a avaliação do imóvel de forma correta.

"A Nero Perícias faz a avaliação de imóveis em todo o Brasil. Trabalhamos com avaliação imobiliária de edifícios urbanos, rurais e industriais em todo o País. A Nero Perícias determina o valor exato de um imóvel e emite laudo técnico (PTAM) de perícia e avaliação de imóveis segundo a norma NBR 14.653", conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar