Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Entenda a diferença do consumidor brasileiro para o americano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

*Por Daniel Toledo

Ao longo da minha profissão, já atendi inúmeros processos de imigração, para os mais diversos países, e em quase todos, o questionamento mais comum é sobre que tipo de negócio abrir, ou até mesmo, como começar a estruturar uma empresa. Quando o cidadão quer sair do país de origem dele, é comum esquecer que há uma série de detalhes que irão impactar, seja de forma positiva ou negativa.

Por exemplo, se a ideia é abrir uma papelaria no Brasil, na esquina de uma avenida com grande movimentação, existe a chance de dar certo? Sim, se você conhece o ambiente, fez uma pesquisa de mercado e entendeu que haverá um potencial consumo dos produtos. Mas antes de identificar essa oportunidade, foram feitos um estudo detalhado, pesquisa, planejamento e um plano de negócios.

O empresário vai ter que lidar também com as grandes redes e com o comércio local, que vende itens parecidos, pronto para atender quem gosta de coisas mais próximas e facilidade. Na Kalunga, que é uma grande rede do segmento de papelaria e informática, é possível adquirir todos esses produtos, mas às vezes, a loja fica muito longe, então o cliente prefere ir apenas até a esquina e comprar o que precisa. Esse comportamento alimenta o mercado mais regionalizado.

Já nos Estados Unidos, isso não acontece porque a maioria das pessoas prefere comprar pela internet. O consumidor norte-americano, por exemplo, ainda que tenha um apetite voraz por comprar, possui um perfil um pouco diferente em relação ao que o empresário brasileiro está acostumado. Para se ter uma ideia, grande parte adquiri pelo Amazon ou compra pelo Office Depot e tudo chega em perfeito estado e no conforto do lar.

Além disso, a banda larga, geolocalização que permite as empresas ofertar de acordo com a localidade do cidadão, somado a uma cultura digital mais avançada colaboram para esse movimento só cresça e, em contrapartida, faz com que o comércio regional desacelere suas atividades.

Então, antes de sair do Brasil e começa a sonhar, é preciso esvaziar o copo e pensar no comércio da região para onde quer ir, não apenas nos EUA, mas Portugal, Espanha, França, Canadá, todos esses lugares são diferentes. Cada um deles tem os seus costumes, cultura e uma forma de enxergar o comércio.

Por todos esses motivos, sempre recomendo que antes de começar a planejar uma mudança de país, o ideal é passar um tempo no lugar em que quer morar, não precisa ser muito tempo, apenas o necessário para conhecer, entender e sentir como que o entorno funciona. Não para passear, mas sim com propósito técnico e uma visão profissional. Acredito que em um mês é tempo suficiente para identificar todos esses fatores. Uma outra opção é contratar um profissional daquele lugar, que já tem todas essas questões mais do que respondida, e que vai poder orientar sobre as questões de negócios e oportunidade que o local pode oferecer.

*Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em direito internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante, sócio fundador do grupo Loyalty Consultoria Internacional. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail . Toledo também possui um canal no YouTube com mais de 64 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar