Brasil,

Custo médico hospitalar dos planos coletivos em 59 países fica três vezes acima da inflação econômica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Neves
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Aumento de custo impulsiona a inovação em planos de saúde patrocinados pelo empregador

- Os custos médicos globais continuam superando a inflação geral em cerca de 3 vezes.
- Os três principais impulsionadores do custo médico na América Latina são risco metabólico e cardiovascular, risco dietético e risco emocional/mental.
- As seguradoras respondem com investimentos em programas e soluções voltadas para a qualidade da saúde.
- 78% das seguradoras globais apoiam ou consideram apoiar consultas de saúde virtual para administrar a saúde dos segurados e conter custos

De acordo com o estudo Tendências Médicas Globais 2019, da Mercer Marsh Beneficios, os custos médicos continuam superando em aproximadamente 3 vezes a média global de 9,7% em 2018. Um aumento semelhante é esperado para 2019 e ainda maior para 2020. À medida que o custo dos programas de benefícios para a saúde continue aumentando globalmente, os empregadores têm a oportunidade de conter custos através de desenhos de planos mais inteligentes e acesso dos funcionários a cuidados de saúde focados na qualidade.

Em seu quinto ano consecutivo, este último relatório pesquisou 204 seguradoras em 59 países*, avaliando como as condições de saúde, os fatores relacionados a fornecedores e os hábitos de consumo estão impulsionando o custo, além de fornecer insights sobre como as seguradoras estão respondendo.

Globalmente, os três principais fatores de risco para a saúde que influenciam o custo médico continuam sendo o risco metabólico e cardiovascular, seguido pelo risco dietético e risco emocional/mental.

A nível regional, há uma variação na ordem dos fatores de risco, onde é possível ver um aumento na importância dos dois principais fatores de risco que são o risco metabólico e cardiovascular, que subiu de 88% em 2018 para 97% em 2019.

Em segundo lugar, há o risco dietético que aumentou 14%, de 71% em 2018 a 85% em 2019. Ambos os riscos são os principais impulsionadores do custo médico. (Veja também a Tabela 1)

- América Latina: risco dietético (85%)
- Europa: riscos emocionais ou mentais (61%)
- Oriente Médio e África Médio Oriente e África: riscos ocupacionais (59%), desnutrição infantil e materna (24%)
- Ásia: riscos ambientais (52%)- como os efeitos de altos níveis de poluição em muitas das principais cidades da região estão cobrando seu preço.

Em resposta ao panorama atual, o número de seguradoras que estão investindo em iniciativas para facilitar o acesso a uma saúde focada na qualidade, e que oriente melhor seus segurados para opções de cuidados corretos para eles mais rapidamente, mais do que duplicou. Globalmente, 29% das empresas agora apontam este tipo de investimento como uma prioridade estratégica.

As seguradoras estão respondendo ajudando os seus segurados a fazerem escolhas de saúde mais inteligentes relacionadas à saúde, com 63% das seguradoras fornecendo educação, ferramentas e incentivos para impulsionar comportamentos positivos

Na América Latina e no Caribe, esse índice situou-se em 58% e ressalta-se que no aspecto da educação do usuário, 56% das seguradoras pesquisadas afirmaram que estão investindo ativamente. Também é interessante ver como consultas médicas virtuais, ou a telemedicina, segue sendo uma solução inovadora para permitir o acesso dos segurados à saúde, ao mesmo tempo que contêm os custos operacionais.

Em relação às soluções prevalentes adotadas pelas seguradoras para conter custos médicos relacionados a planos de saúde patrocinados pelo empregador, as seguintes práticas são as mais comuns entre as empresas:

- Taxas negociadas com prestadores de serviços de saúde – 91%
- Grupos reduzidos de fornecedores preferidos – 91%
- Pré-autorização, incluindo a avaliação da razoabilidade do custo do procedimento /fornecimento – 85%
- Negociação de preços para pacotes/procedimentos específicos - 85%
- Pré-autorização: incluindo a avaliação da adequação médico do tratamento realizado e a participação na definição do mesmo – 76%

A pesquisa também permitiu definir globalmente e regionalmente, de acordo com o valor pago pelas seguradoras e a frequência, os tipos de sinistros em saúde que mais impactam os custos médicos desses tipos de planos. Em relação ao custo dos sinistros, o câncer continua sendo a doença de maior custo com 73%, seguida de doenças no sistema circulatório com 45% e Doenças osteomusculares com 34%. (Ver tabela 2)

De acordo com a pesquisa, as doenças mais comuns são, nesta ordem, doenças gastrointestinais com 61%, seguidas de doenças do sistema circulatório com 52% e doenças relacionadas à condições respiratórias com 48%. Neste aspecto da pesquisa, é importante ressaltar que o câncer não é mais a doença mais impactada na região, passando do primeiro lugar em 2018 para o quinto lugar em 2019. (Ver tabela 3)

Segundo Renato Cassinelli, Líder da Mercer Marsh Benefícios para a América Latina, o futuro do trabalho exige funcionários saudáveis e engajados. “Como o custo de prestação de benefícios médicos continuam a aumentar, os empregadores devem avaliar como aproveitar ao máximo o desenho do plano, incluindo o acesso a cuidados com a saúde baseados em qualidade para impulsionar melhores resultados. Os planos devem ser revisados através da perspectiva de otimização de custos e engajamento dos funcionarios”, explica.

*Excluindo US.

Tabela 1: as seguradoras foram convidadas a destacar os 3 fatores de risco que têm a maior influência sobre os custos médicos dos planos de saúde patrocinados pelo empregador.

Tabla 2: seguradores foram convidados a, com base no montante reivindicado em dólares, para nos dizer quais foram as 3 principais causas do custo dos sinistros em 2018

Tabla 3: Com base na incidência (frequência) dos sinistros, quais foram as 3 principais causas de sinistros

Sobre Mercer Marsh Beneficios

A Mercer Marsh Benefícios fornece aos seus clientes uma única fonte para gerenciar seus custos, os riscos de pessoas e as complexidades dos benefícios dos funcionários. A rede é uma combinação de escritórios locais da Mercer e da Marsh em todo o mundo, bem como correspondentes de país que foram selecionados com base em critérios específicos. Nossos profissionais de benefícios localizados em 135 países e atendendo clientes em mais de 150, têm um profundo conhecimento de seus mercados locais. Através de nossos negócios estabelecidos localmente, temos uma plataforma comum única que nos permite atender clientes com consistência global e soluções locais exclusivas. A Mercer e a Marsh são empresas do Grupo Marsh & McLennan, juntamente com a Guy Carpenter e Oliver Wyman.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar