Brasil,

A Lei de Liberdade Econômica favorece a ida de empresários brasileiros para o exterior

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eric Zambon
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

A Lei de Liberdade Econômica vai aquecer o movimento de brasileiros que migram para o exterior a fim de abrir ou expandir seus empreendimentos. Existe uma expectativa de melhora do mercado interno no país e isso mexe diretamente com o desejo de quem empreende. Muitos empresários esperam o cenário brasileiro se estabilizar para começar a trazer seu capital para os EUA em busca de novos horizontes.

A previsão do governo federal com a nova lei é que 3,7 milhões de empregos sejam gerados e que o empreendedorismo seja fomentado para fazer a economia crescer em 7% nos próximos 10 anos. Neste cenário favorável, o movimento de abrir negócios no exterior deve ser diretamente impactado. Já existe tendência de mais emissões de vistos para investidores, o EB-5, e de processos de imigração emitidos para brasileiros. Se houver uma conjuntura melhor, certamente isso evolui e existem dados para mostrar essa curva ascendente.

Em 2018, foram emitidos 4.300 vistos de imigração para cidadãos do Brasil, muitos para empreendedores – um aumento de 74% em relação a 2015, quando houve 2.478 vistos concedidos, segundo o Departamento de Estado americano. Também entre 2015 e 2018, o Brasil subiu posições para ficar em sexto no ranking de países com maior número de participantes de programa EB-5. Foram 388 vistos deste tipo emitidos a brasileiros – um aumento de 41,2% em comparação a 2015, de acordo com o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, na sigla em inglês).

O momento de levar o business principalmente para os EUA, terra que já abriga muitos brasileiros, encontra um cenário político- econômico favorável também. Desde meados de 2018, com a deflagração da guerra comercial entre EUA e China, o mercado de exportações do Brasil tem se beneficiado e crescido como não se via há tempos. Ano passado, a venda de produtos brasileiros no exterior chegou a US$ 239,5 bilhões, melhor resultado dos últimos cinco anos, segundo o Ministério da Economia.

O empreendedor pode surfar nessa onda e suprir in loco esse tipo de demanda ao levar produtos requisitados para outro país. Conforme estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), produtos como café e sucos do Brasil estão entre os que mais apresentaram aumento de procura nos EUA desde a década passada. Em 2016, por exemplo, dos US$ 4,9 bilhões de café cru importados pelos norte-americanos, 22% vieram de terras verde e amarelas.

A Apex também identificou potencial no mercado de sucos brasileiros. Conforme levantamento da agência, as marcas brasileiras ainda estão restritas às regiões em que há grande população brasileira, principalmente no Sul dos Estados Unidos. Em determinados segmentos, como suco de laranja concentrado, contudo, os produtos canarinhos representaram mais de 60% desse tipo de importação nos EUA.

Diante desses demonstrativos, os empresários podem encontrar oportunidades de abrir negócios e aproveitar tanto o momento do mercado internacional como as novas facilidades da Lei de Liberdade Econômica para explorar algum segmento. Se houver o devido cuidado nessa internacionalização, as chances de sucesso são grandes e existem bons exemplos.

Agora, sempre importante fazer ressalvas e lembrar que o otimismo exarcebado também pode levar a uma queda. Existem alguns caminhos comuns percorridos por quem patinou nessa mudança. Não existe uma fórmula certa para algo ir bem, mas são várias as rotas que levam alguém a ter dificuldades. O fundamental é sempre pesquisar e conhecer bem onde você vai pisar.

Empresas brasileiras de sucesso, como a rede de restaurantes Giraffas, Paris6 e Coco Bambu todas viveram o american dream e deram com os burros n'água, pelo menos em um primeiro momento. Simplesmente reproduzir o modelo brasileiro em outro país ou fazer negócios pensando no público de sua terra natal, mesmo quando o conceito do business não se liga a essas raízes, são exemplos comuns de enganos.

*Sediado em Miami, o Global Business INSTITUTE (GBI) é formado por um time de empresários experts em internacionalização de negócios brasileiros para o exterior. Especialistas em pesquisa de mercado, planejamento e longevidade dos negócios, o time de empresários auxilia empreendedores brasileiros que buscam exportar suas marcas, produtos ou serviços na modalidade de consultoria corporativa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar