Brasil, 16 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Burnout: exercícios físicos para reduzir o estresse no trabalho e desenvolver mindfullness

Com o alto índice de pessoas infelizes com o que fazem profissionalmente, aplicativos de exercícios físicos e meditação, por meio da gamificação, têm servido como solução para reduzir estresse e Burnout nas empresas

No Brasil, os colaboradores trabalham cerca de 18 horas extras, de acordo com uma pesquisa realizada pela Maxis GBN e 72% sofrem algum tipo de sequela ocasionada pelo estresse - segundo levantamento do International Stress Management Association, logo, não seria por menos que 32% dos indivíduos podem ser diagnosticados com Burnout. Também conhecida como crise de esgotamento profissional, a síndrome pode se manifestar de diversas formas, os sentimentos mais comuns são: cansaço constante, baixa autoestima e mudanças bruscas de humor. Em alguns casos pode apresentar sintomas próximos da depressão ou do transtorno de ansiedade. A causa é a mesma, trabalhar muitas horas consecutivas sob condições de trabalho estressante e psicologicamente desgastante.

A síndrome tem se tornado tão recorrente que, este ano, a OMS (Organização Mundial da Saúde) a incluiu na nova Classificação Internacional de Doenças. O lado positivo do reconhecimento do Burnout como um fenômeno ligado ao trabalho é que isso pode contribuir para uma mudança nos departamentos de RH, que vão olhar não apenas como um problema individual e sim algo que impacta os resultados da equipe e da empresa. Já é possível ver essa mudança, cada vez mais companhias têm adotado medidas internas para prover um ambiente saudável aos colaboradores. “Muitas medidas tradicionais são caras e pouco efetivas, o que resulta numa piora do cenário. Como já sabemos que o exercício físico é capaz de contribuir no gerenciamento do estresse, quisemos trazer algo eficiente para a empresa e divertido para o colaborador”, afirma Tomás Camargos, sócio-fundador da VIK , plataforma que promove atividade física e hábitos saudáveis dentro das empresas.

A VIK utiliza a gamificação para criar integração entre participantes, que precisam cumprir metas ligadas à saúde para vencer a “competição”. Eles já realizaram o desafio com as empresas MRV Engenharia, Itambé, Alelo, Falconi, Forno de Minas, Localiza e Dasa. Com mais de 20 mil usuários, aproximadamente 42% ex- sedentários, muitos melhoraram seu condicionamento físico, além dessa mudança também observaram uma transformação no hábito dos participantes, como diminuição do estresse, melhora do sono, redução de álcool e tabagismo e até relatos de melhorias nos relacionamentos afetivos. “É preciso promover o auto cuidado e o tempo para nós mesmos quando falamos de uma sociedade hiperconectada. São ações que previnem e melhoram condições como o Burnout”, conta Régis Schröder Ramos, psicólogo e sócio da clínica Neuroglia.

Além do desafio, a startup em parceria com a Neuroglia vai lançar em breve o NeuroVik, com foco em saúde emocional e cognitiva. Dentre os serviços que vão oferecer, está um aplicativo para o aprendizado de mindfullness e meditação de uma forma interativa. Seguindo a mesma linha do desafio, a plataforma visa incentivar o participante por meio de marcadores que proporcionam uma mensuração e acompanhamento do desenvolvimento da prática. A meditação busca dominar os pensamentos e sentimentos através da respiração profunda e pausada. A prática tem ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas por ajudar no gerenciamento do estresse, além de desenvolver a atenção plena, característica muito valorizada no ambiente profissional. “Para as pessoas criarem uma relação saudável com o trabalho é preciso de um trabalho em conjunto com a empresa”, finaliza o especialista.

Sobre a VIK

Criado pelos sócios Pedro Reis e Tomás Camargos em 2016, a VIK é uma startup que oferece um programa de gamificação com 100% de abrangência para empresas. Com o lema principal de transformar vidas e ajudar as pessoas a saírem do sedentarismo, a VIK transforma um programa de saúde em uma competição saudável e prazerosa, além de proporcionar integração entre os funcionários de grandes organizações. Por meio de uma plataforma digital, os participantes poderão acompanhar o passo a passo do desafio, em qualquer lugar do mundo, além de terem acesso ao seu rendimento. Para mais informações acesse:http://www.desafiovik.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Comentários  

0 #1 Samira 13-10-2019 13:10
Nosso estilo de vida está acabando com a nossa saúde. E quem quiser saber se está em risco com a Síndrome de Burnout, eu achei esse teste de diagnostico:
Citar | Reportar ao administrador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS