Brasil, 16 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba quais são os sabotadores do seu desenvolvimento e entenda como se proteger deles

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

*Por Bia Nóbrega

Constantemente somos bombardeados pelo nosso próprio inconsciente com informações que podem soar tóxicas para nós mesmos e para outras pessoas. Podemos dizer que essas informações são transmitidas por nossos sabotadores internos. Todas as formas de aflição que sentimos podem ser transmitida por eles: ansiedade, stress, raiva etc.

Para tentar afastá-los quando eles chegam, é essencial conhecê-los. O pior deles é o crítico, que nos leva ao julgamento. É por conta dele que colocamos defeitos e julgamos a nós mesmos, outras pessoas, condições e circunstâncias que vivemos com tanta frequência. Esse sabotador nos engana ao se colocar como a voz da razão.

No entanto, esse arquétipo está sempre acompanhado de mais alguns, como o insistente, que prega a necessidade de perfeição e drena a sua energia e de todos ao seu redor. Há também o prestativo, que nos força a agradar e elogiar pessoas sempre que pensa ser necessário. Esse sabotador faz com que você deixe de lado as suas prioridades e pior, torna os outros dependentes de você.

Existem muitos outros: o controlador, o hipervigilante, o inquieto, a vítima, o racional e o esquivo. É essencial perceber a presença deles e trabalhar o psicológico para que eles não se tornem empecilhos no desenvolvimento dos seus objetivos.

As pessoas costumam dizer que o nosso maior inimigo é nossa própria mente e isso é verdade. Isso porque ela esconde personagens que ativamente sabotam a nossa felicidade e consequentemente o nosso sucesso.

Atualmente, centenas de estudos comprovam que uma inteligência positiva elevada resulta em maior felicidade. É algo que impacta no nosso desempenho e, por conta disso, traz muito mais sucesso. Ao desenvolver a inteligência positiva, e tornar a mente nossa maior amiga, é mais simples transformar problemas em oportunidades.

Saiba quais são os passos para desenvolver a sua inteligência positiva:

Meça o seu QP (Quociente de Inteligência Positiva) - Ao alcançar 75% ou mais significa que você já passou do ponto da virada, ou seja, que mais de 75% do seu tempo a sua mente não está te sabotando, não deixando as dinâmicas internas levarem sua consciência para um lado ruim. É possível fazer esse teste no link:

www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/

Identifique os seus sabotadores - O segundo teste do link acima tem como objetivo descobrir quais são os seus principais sabotadores.

Enfraqueça os seus sabotadores – reconheça os padrões de comportamento que te incomodam e que podem ser prejudiciais, nomei-os e aprenda a reconhecer a presença deles. Ao colocar uma luz sobre esses problemas, fica mais fácil evitá-los.

Fortaleça o seu sábio - Esse é o momento de aceitar o fato ao invés de negar, rejeitar ou se ressentir com ele. Acreditar que de fato você está diante de uma oportunidade, uma dádiva e não um problema. É preciso ter compaixão e tentar entender a si mesmo e aos outros para conseguir solucionar desafios.

Fortaleça o seu cérebro Positivo. Uma das técnicas mais simples é contar até 10. Ao fazer isso é possível segurar impulsos irracionais e ao invés de correr, paralisar ou contra-atacar, deixando o pensamento se dissipar para agir com mais consciência, dando oportunidade para um melhor comportamento.

Esses cinco passos são um ótimo começo para ativar a inteligência positiva.

Sobre Bia Nóbrega

É coach, mentora, palestrante e atua há mais de 21 anos na Área de Recursos Humanos em empresas líderes em seus setores. Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP, pós-MBA em Conselho pela Saint Paul Escola de Negócios e ESMT – European School of Management and Technology, possui diversos cursos de formação, certificação e atualização. É afiliada à Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), International Coach Federation (ICF), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Women Corporate Directors (WCD). É autora do livro "Autocoaching – 29 dias para dar um upgrade na sua vida" – Editora DVS (a ser lançado até novembro/2019) e coautora do livro "Mapa da Vida" - Editora Ser Mais. Possui mais de 700 horas de atendimento em coaching executivo, carreira e vida e desde 2015 propaga o Autocoaching como A Melhor Ferramenta de Autodesenvolvimento e um Estilo de Vida.

Para saber mais, acesse:

Site: www.bianobrega.com.br
YouTube: http://www.youtube.com/autocoaching
Facebook: Bia Nóbrega
Instagram: @bia.coaching
Twitter: @bianobrega3
Linkedin: Beatriz Cara Nóbrega


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Comentários  

0 #1 valdir 12-10-2019 16:17
Gostei do artigo
Citar | Reportar ao administrador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS