Brasil, 15 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

4 passos para obter eficiência operacional na área fiscal

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Por Cesar Kazakevicius*

A transformação digital é normalmente representada por três pilares: experiência do cliente, eficiência operacional e novos modelos de negócios. Dentro da área fiscal, considerando o estágio inicial de maturidade das empresas na jornada digital, o pilar da eficiência operacional deve ser o foco principal, pois reduz os custos e melhora os resultados.

Então, os investimentos devem estar focados no aprimoramento dos processos. Este é o caminho para o crescimento. E quando pensamos nas áreas fiscais, lembrando que o Brasil é o segundo país com a maior complexidade fiscal do planeta, estes departamentos devem estar no alvo das empresas quando o assunto é agilidade e melhoria contínua do negócio. Mas como alcançar este objetivo?

Primeiro de tudo e mais importante, mindset! A transformação só ocorre se as pessoas envolvidas mudarem a forma de pensar, ou seja, de imaginar o próprio trabalho e de suas competências. As tecnologias são facilitadoras, mas elas por si só não fazem transformação. Então, seguem sete passos para aplicar as mudanças na área fiscal com foco na eficiência operacional.

1. Tenha empatia - sua função é garantir a conformidade da empresa e mitigar a exposição fiscal? Ótimo, mas olhe também para a área de negócios e o Fisco, elencando questões que buscam responder, de forma holística, os processos e as pessoas e o impacto da tecnologia em seus escopos.

2. Experimentação, ou seja, aprender pela prática -- não construa um mundo para depois perceber onde errou. Quebrar problemas em MVPs (Produto Mínimo Viável) permite enxergar grandes gargalos em problemas menores e, assim, ver a entrega rapidamente, não daqui seis meses. Uma solução que garanta o compliance fiscal de toda a sua empresa não está à venda em uma prateleira. Que tal começar pelos pontos de maior dor, construir um protótipo e verificar o valor agregado em algumas semanas?

3. Competências -- organizar a empresa aplicando o conceito de equipes multidisciplinares proporciona ao time o acesso a conhecimentos distintos, o que viabiliza a resolução de um problema a partir de discussões que envolvam diferentes visões.

4. Adote um software de gestão, busque uma adequada solução fiscal e invista em novas tecnologias - ter uma visão sistêmica da empresa como um todo é a base, assim como é importante contar com uma solução fiscal adequada, que garanta o compliance das informações. Com a casa organizada, é hora de pensar em inovação. Adotar a nuvem para garantir redução de custos, simplificação e escalabilidade é o primeiro passo. Como meta seguinte, invista em RPA (Robot Process Automation) para automatizar seus processos e aposte no Machine Learning, pois o volume de dados gerados pelas áreas fiscais é uma matéria prima preciosa para uma rede neural. Hoje é possível, a partir desse universo de dados, inferir as regras fiscais que estão ou não sendo aplicadas, determinando qual ajuste fiscal é correto e relevante para a empresa.

A mudança de mindset nas organizações e as tecnologias habilitadoras são o caminho para a transformação digital das funções fiscais nas empresas com foco na eficiência operacional. Mas, diante do cenário de disrupção, se imaginarmos um futuro realmente integrado, em um ambiente no qual os contribuintes e a Receita Federal possuem visibilidade sobre o processo inteiro de apuração, arrecadação e gastos dos impostos, será indispensável investir na experiência do cliente ou até mesmo em novos modelos de negócios. Mas esse tema é para o próximo artigo. Falamos em breve e foco na eficiência operacional!

* Cesar Kazakevicius é head de Tax Solutions da Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital

Sobre a Engineering (http://br.engineering)

Companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital. A Engineering transforma os processos de negócio das empresas em modelos operacionais alinhados com a Era Digital a partir do Business Integration, da TI Consulting e do Outsourcing. Com 39 anos de experiência no mercado de TI, mais de 10 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes de grande porte nos mais diversos mercados, a experiência do grupo aprimora-se ainda mais pelo investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores, além de parcerias com os principais centros e pesquisa e universidades do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS