Brasil,

Marketing de incentivo: o que é e como promovê-lo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Hoje em dia, engana-se quem pensa que os colaboradores almejam unicamente um salário alto. A satisfação profissional não está mais atrelada apenas ao financeiro, e sim, ao reconhecimento profissional. O desejo está em trabalhar em uma empresa que tenha o cuidado e que permita que a pessoa se sinta bem.

Pensando nisso, surge o marketing de incentivo para preencher este espaço. Mas será que você compreende o que é e como promovê-lo dentro das organizações?!

- O que é o marketing de incentivo?

O marketing de incentivo é um conjunto de estratégias que visam melhorar o desempenho dos profissionais. As ações de incentivo envolvem metas e premiações para as equipes e colaboradores que cumprirem tarefas, dentro de um tempo determinado. Apesar de os funcionários já estarem contratados para exercer suas funções, a motivação está além do salário compatível com o mercado.

- Qual a importância do marketing de incentivo?

Motivação e produtividade, são duas coisas muito ligadas dentro das empresas. Profissionais motivados produzem mais e melhor, pois o anseio e a vontade de conquistar algo, estimulam o empenho e construção para alcançar a conquista. A produção motivada e engajada, irá, por consequência, gerar resultados para a empresa como toda.

- Objetivo do uso de marketing de incentivo

A campanha de incentivo não tem como objetivo principal, simplesmente "premiar" seus funcionários. A estratégia pode ser utilizada para qualquer situação empresarial que exija soluções disruptivas, como exemplo: quando se busca o aumento de receitas e vendas, conquista de novos mercados e clientes, retenção de talentos e aumento da produtividade e performance.

- Como promover o marketing de incentivo

Uma campanha de incentivo assertiva é sustentada por 3 pilares: motivação, recompensa e reconhecimento. Lembre-se que essa campanha deve motivar os colaboradores, por isso estabeleça metas, prazos e premiações tangíveis. Nada de planos megalomaníacos e metas impossíveis de serem alcançadas em um tempo mínimo, caso contrário a frustração será de toda a equipe. Após a definição do planejamento, o passo seguinte é a divulgação da campanha para toda a empresa. Enquanto a campanha estiver em vigor, busque manter seus colaboradores engajados através de feedbacks que estimulem a produtividade.

Ao final da campanha, não se limite a uma simples entrega de prêmios. Afinal, a grande diferença entre o marketing de incentivo e os programas de fidelidades, está no reconhecimento do trabalho que não pode ser visto apenas como troca de serviço por prêmio.

- Dificuldades em criar o marketing de incentivo

Hoje, podemos afirmar que o maior problema para a criação de uma campanha de incentivo está nas próprias empresas. O marketing de incentivo, para fazer sentido, deve ser algo completamente condizente com a cultura corporativa da empresa. Antigamente, as campanhas de incentivo encontravam uma barreira na legislação do trabalho. Porém, com a Reforma Trabalhista, foi aprovada a premiação habitual. Então, cabe agora às empresas se adequarem às novas culturas profissionais.

O primeiro passo para um marketing de incentivo bem assertivo é pensar fora da caixa. Não se limitar a copiar modelos utilizados em outras companhias e criar uma campanha com a cara dos seus colaboradores. É preciso, também, que os diretores e gestores parem de enxergar o incentivo como despesa e não como investimento. É impossível negar que o desempenho de um funcionário está atrelado com fatores motivacionais. Quando um gestor não enxerga os colaboradores como seres dotados de motivações pessoais, a tendência é que se cria um ambiente desestimulante.

Grandes empresas só chegaram ao patamar que se encontram quando perceberam a importância de se trabalhar com e para as pessoas.

Empresas como Coca-cola, Siemens e outras grandes marcas utilizam as campanhas da Incentivar.io, primeiro software de incentivo que oferece facilidade para que gestores criem campanhas de motivação para seus colaboradores.

Sobre a Askme

Fundada em 2007 por Rodolfo Carvalho, Fábio Borges e Fernando Barros, a Askme é uma Agência de Live Marketing e Incentivo, criadora da Incentivar.io, primeira plataforma de marketing de incentivo que oferece facilidade para que gestores criem campanhas de motivação para seus colaboradores. Com 12 anos de mercado, a empresa já conquistou por duas vezes o prêmio de Melhor Programa de incentivo e relacionamento do Brasil pela Ampro Globes Awards, etapa nacional do maior prêmio de Live Marketing do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar