Capgemini anuncia o Project FARM, uma plataforma de dados para pequenos agricultores que combate a escassez global de alimentos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudio Ferreira

A plataforma decodifica padrões nas atividades dos agricultores e gera insights com base em uma combinação de dados

Paris, 4 de outubro de 2019 – A Capgemini desenvolveu uma plataforma de dados inteligente chamada Project FARM (Financial and Agricultural Recommendation Models ou em tradução livre, Modelos de Recomendação Financeira e Agrícola), projetada para otimizar a cadeia de valor agrícola e reforçar o suprimento global de alimentos. A plataforma usa Inteligência Artificial (IA) para determinar os padrões de cultivo por meio de Big Data, gerando insights a partir dos dados para fazer recomendações. Ela usa ainda Machine Learning para tornar a plataforma aplicável em escala, conectando-a a telefones celulares. Esta solução foi criada em colaboração com a Agrics, uma empresa social que opera no leste da África e fornece aos agricultores locais produtos e serviços agrícolas a crédito.

Prevê-se que a demanda global por alimentos aumente em 60% até 2050 – dado das Nações Unidas de 2017. Afinal, uma grande porcentagem da população mundial é alimentada por pequenos agricultores, principalmente de países em desenvolvimento, usando métodos tradicionais e práticas agrícolas rudimentares, de acordo com a FAO (Food and Agriculture Organization) das Nações Unidas. A complexa cadeia de valor e a falta de recursos e conectividade aumentam a ineficiência agrícola, portanto, existe uma forte necessidade de um pacote mais amplo de serviços de otimização de produtividade e redução de riscos para esses pequenos agricultores. O Projeto FARM, criado na Applied Innovation Exchange (AIE) da Zona de Colaboração (CoZone) da Capgemini na Holanda, tem como objetivo abordar essas questões.

Os dados e a análise do Project FARM são mostrados em um dashboard que fornece insights de grande utilidade. Por exemplo, os agricultores podem acessar conselhos personalizados para otimizar sua produção agrícola. E os padrões dos dados disponíveis fornecem à Agrics informações que podem ajudar a orientar a tomada de decisões comerciais e fornecer insights sobre os riscos potenciais dos negócios. As informações também podem ser fornecidas aos parceiros da cadeia de valor, principalmente fornecedores de insumos (como sementes e fertilizantes), bem como produtores e compradores, eliminando assim ineficiências.

Julian van Velzen, analista de dados da Capgemini que lidera o Project FARM, afirmou: “Para conectar com ciência de dados e Big Data as comunidades que se utilizam de métodos tradicionais de agricultura, a plataforma FARM foi construída para otimizar a cadeia de valor e reunir as partes como um ecossistema ao redor, uma verdadeira plataforma orientada a dados. Ela pode pavimentar o caminho para levar a agricultura automatizada a pequenos agricultores. Com a crescente disponibilidade de dados abertos e a diminuição dos preços de sensores e imagens de satélite, o futuro da agricultura será brilhante”.

O Project FARM coleta dados de várias fontes públicas e privadas, configura-os em um ambiente de Cloud Computing para hospedagem e executa modelos analíticos na mesma nuvem. A Agrics oferece dados sobre culturas cultivadas, rendimento potencial e realizado, perímetros de campo, crédito e reembolsos. Esta informação é combinada com dados do Copernicus, um programa da Agência Espacial Europeia. Para facilitar os dados do satélite, o projeto FARM está conectado ao projeto Sobloo, um Serviço de Acesso a Dados e Informações do Copernicus (DIAS ou Data and Information Access Service).

Como líder global na área digital, a ambição da Capgemini é ajudar a tornar a revolução digital uma oportunidade para todos e ser a ponte entre a tecnologia e a sociedade. O objetivo da Capgemini é expandir seu impacto social, atuando como Arquitetos de Futuros Positivos (no original: Architects of Positive Futures), com mais e mais projetos focados em permitir a Inclusão Digital.

Violanda de Man, Gerente de Inovação da Agrics East Africa, disse: “O Project FARM oferece à Agrics uma excelente oportunidade para maximizar o valor para seus clientes – os pequenos agricultores – e para outros atores da cadeia de valor, como processadores e provedores de serviços financeiros. Por meio de nossas interações com os agricultores, estamos no topo de um enorme reservatório de dados. Agora, podemos transformar esses dados em insights significativos, o que nos permite fornecer produtos e serviços específicos em tempo e local para aumentar o rendimento e reduzir o risco no nível da fazenda e da cadeia de valor. O aumento da eficácia da cadeia de valor ajudará a melhorar diretamente a renda e a segurança alimentar das populações rurais”.

Lanny Cohen, Chief Innovation Officer da Capgemini, disse: "O Project FARM é um excelente exemplo do compromisso da Capgemini em promover mudanças positivas por meio de sua iniciativa ‘Architects of Positive Futures’ e de alavancar a tecnologia de IA com o objetivo de fornecer soluções para o mundo real. Estamos empolgados em colaborar com nosso ecossistema de parceiros para ajudar a resolver um dos principais problemas humanos existentes hoje – a escassez global de alimentos – apoiando pequenos agricultores”.

Sobre a Capgemini

Um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, a Capgemini se mantém na vanguarda da inovação, para apoiar seus clientes, de maneira abrangente, em oportunidades de nuvem, tecnologias digitais e plataformas, que estão em constante evolução. Com base em nosso sólido patrimônio de 50 anos e no profundo conhecimento específico em indústrias, apoiamos organizações na concretização de suas ambições de negócios, por meio de uma completa gama de serviços que cobrem desde a estratégia até a operação. A Capgemini tem a convicção de que o valor da tecnologia para os negócios vem das pessoas e por meio delas. Somos uma empresa multicultural de 200 mil profissionais, distribuídos em mais de 40 países. Em 2018, o Grupo Capgemini reportou uma receita global de 13,2 bilhões de euros.