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Governo lança programa que incentiva mulheres empreendedoras

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Três em cada quatro lares são chefiados por uma mulher — e, dessas, 41% tem o seu próprio negócio; consultora empresarial dá dicas para empresas lideradas por mulheres

O governo do Estado lançou, por meio da Fomento Paraná, uma linha de crédito para mulheres empreendedoras. São aportes para empresas de pequeno e médio porte, com taxa de juros abaixo do mercado. Segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor do Brasil (GME- Brasil), as mulheres estão se sobressaindo aos homens, quando o quesito é empreendedorismo.

O estudo constatou, ainda, que as representantes do sexo feminino empreendem movidas principalmente pela necessidade de ter outra fonte de renda, ou de adquirir independência financeira. De acordo com o Governo Federal, três em cada quatro lares são chefiados por uma mulher — e, dessas, 41% tem o seu próprio negócio.

A consultora Selene Ferreira, criadora da More Life Empreendedorismo, presta uma consultoria completa para mulheres empreendedoras, que estão em dúvida de como estruturar um negócio. “Uma boa ideia precisa sempre de pesquisa, estudo e preparo. É importante analisar o mercado, fazer um estudo do público, para quem seu produto ou serviço é direcionado. Hoje é possível encontrar muita informação na internet, porém, visite empresas do mesmo ramo, converse com possíveis clientes e tente colher o máximo de informações para estruturar a sua empresa”, afirma, lembrando que é impossível agradar a todos. “Sua ideia pode não agradar a todos, mas se acredita nela, não desista!”, completa.

Mas, depois de empreender, como manter um negócio bem-estruturado, a ponto de torná-lo rentável? De acordo com Selene, é importante estar atento: abordagem do cliente e um pós-venda efetivo; relacionamento com cliente (falar a língua dessa pessoa e personalizar atendimento); imagem da corporação (como quer ser visto?); imagem dos colaboradores – se é ou não necessário uniforme ou estabelecer um dress code, e comunicação interna - “seus colaboradores precisam se sentir seguros e felizes para trabalhar melhor”, acredita. “Diante desta análise, é importante avaliar quais as estratégias de comunicação para ser visto e, se necessário, terceirizar o marketing digital, assessoria de imprensa e relações públicas”, aconselha.

Selene ainda dá cinco dicas de como estruturar seu negócio e torná-lo rentável:

1- Fazer uma análise SWOT – Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Depois disso, trabalhar cada ponto, para potencializar o que é importante e estar preparado para corrigir o que é possível;
2- Investir na capacitação e imagem do pessoal. “Seus funcionários são a imagem da empresa, então preparar eles para o atendimento ao cliente é primordial. Caso não tenha colaboradores, invista em você, para que exerça um atendimento excelente”, conta a consultora;
3- Relacionamento com cliente. O pós-venda efetivo faz o consumidor se transformar em cliente. Pergunte o que achou do produto ou serviço, se o cliente tem alguma sugestão e tenha sempre uma base de dados dos clientes, incluindo as redes sociais de cada um;
4- Comunicação é a chave de um negócio de sucesso! “Tanto interna, quando todos falam a mesma língua e sabem o que está acontecendo dentro da corporação, quanto externa, quando você mostra para o mundo o que proporciona”, exalta;
5- Tenha paciência! Um negócio tem seu tempo para tornar-se rentável e não é possível pular etapas. “A ansiedade em obter lucro pode ser um dificultador para as empreendedoras. É aí que muitas empresas fecham, mas com paciência e exercendo um bom trabalho, tudo dá certo”, finaliza.


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