Brasil,

Despreocupação com senha é uma das maiores brechas para hackers; dicas ajudam usuário a se proteger

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Despreocupação com senha é uma das maiores brechas para hackers; dicas ajudam usuário a se proteger

Invasores aproveitam distração ou falta de conhecimento para roubar dados de pessoas e empresas; painel no IT Forum X traz especialistas em segurança na internet para falar sobre o assunto

As invasões hackers ganharam destaque nos últimos meses devido a vazamentos de conversas que colocaram ainda mais em evidência a questão da segurança de dados de usuários e empresas na internet. Enquanto novas leis e protocolos de segurança cibernética, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP) no Brasil, estão ajudando as empresas a se preparar para manter seus dados seguros, ainda há muito o que avançar no país.

O Brazil Trust Security, estudo de cibersegurança realizado com mais de mil brasileiros adultos e divulgado em julho pela Palo Alto Networks, apontou que 69% dos entrevistados acreditam que a incerteza sobre como manter seus dados seguros on-line os deixa ansiosos.

Para Marcos Oliveira, country manager da Palo Alto Networks Brasil, as pessoas estão mais conscientes da segurança cibernética hoje do que anos atrás. Porém, a falta de conhecimentos básicos de segurança e os erros dos clientes continuam a ser os maiores causadores de incidentes de segurança.

"Esse problema só piorará à medida que o uso da nuvem aumentar e estes ambientes se tornarem cada vez mais complexos", afirma Oliveira. "Recomendamos que as empresas mantenham estrita vigilância em todos os seus dados e aplicativos mantidos na nuvem. Essa medida permite que elas monitorem as ameaças à sua segurança e tomem medidas quando necessário."

Entretanto, não é só a segurança na nuvem que está em risco quando o assunto é o deslize de usuários. Para João Marcelo Brito, COO da Bit Capital, existe ainda uma falta de preocupação com os dados por parte do usuário, que acaba não utilizando as ferramentas disponíveis, deixando o sistema mais vulnerável. "Pessoas e empresas ainda precisam ter um controle melhor dos seus dados e sobre o que devem fazer para protegê-los. Mas acredito que estamos no caminho certo. Os governos e as pessoas estão entendendo o poder dos dados nos dias de hoje. Por isso que vemos movimentos como o GDPR na Europa e LGDP e Open Banking no Brasil", diz Brito.

Esses erros por parte de empresas e usuários podem ser atribuídos à falta de educação digital, de acordo com Marcio Cots, da COTS Advogados. "Muitas vezes, a falha de segurança ocorre em razão de algumas posturas por parte da própria vítima, que, por desconhecimento, acaba eventualmente facilitando a atuação dos hackers", alerta o advogado.

Mesmo que exista um cenário de complexidade e falta de conhecimento mais amplo por parte de usuários e empresas, é possível tomar atitudes simples e se proteger da ação de hackers (veja lista mais abaixo).

Evento

Mais detalhes sobre este tema estarão em discussão durante do IT Forum X, o evento para pessoas ligadas que tecnologia é o negócio, que acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

O painel "Privacidade em jogo. O que empresas e usuários devem fazer para resguardar informações?", que será realizado no dia 16 de outubro - veja contará com a presença de Ricardo Guimarães Filho, fundador da Bit Capital, Marcos Oliveira, country manager da Palo Alto Networks Brasil, Marcio Cots, sócio do COTS Advogados, Vinícius Oliveira, diretor de operações corporativo do Hospital Santa Joana e a mediadora Marcela Miranda, CEO da Trigg.

Para saber mais, acesse www.itforumexpo.com.br

DICAS BÁSICAS PARA PROTEÇÃO CONTRA HACKERS
(Fonte deste quadro: João Marcelo Brito, COO da Bit Capital)
1. Nunca usar a mesma senha: sites são hackeados o tempo todo. Usar uma senha para todas as contas pode levar um invasor a pegar essa senha num banco de dados hackeado
2. Usar um Gerenciador de Senhas: gerenciadores de senha são aplicativos que ajudam a não ter que decorar senhas. Com eles, é possível criar senhas fortes sem necessidade do usuário de decorá-las, pois os aplicativos irão preenchê-las automaticamente. Hoje em dia existem diversas soluções, até mesmo gratuitas, como o LastPass, 1Password e Dashlane.
3. Usar autenticação de dois fatores: muitas pessoas não usam essa ferramenta, porém, com ela os riscos de ser hackeado caem bastante. Isto já é usado há muito tempo por bancos, porém, agora está ficando comum para sites normais. A ação consiste basicamente em pedir um código gerado (enviado via SMS, e-mail ou por um aplicativo específico) ao autenticar em suas plataformas
4. Não utilizar cartão de crédito em sites inseguros: é sempre bom reforçar esta dica, apesar de os usuários estarem mais conscientizados sobre o assunto. É preciso pesquisar e, em caso de dúvidas, não comprar
5. Não compartilhar nem guardar senhas escritas: nunca passar senhas para outras pessoas e nunca salvar senhas em blocos de notas

Serviço
IT Forum X
Data: 16 e 17 de outubro, das 7h às 18h
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, São Paulo
Todo o universo digital passa pelo IT Forum X

• Analytics e big data
• Brasil digital
• Carreira e o futuro das carreiras
• Computação Quântica
• Cultura Hacker
• Drones
• Inteligência artificial e automação
• Internet das Coisas
• Meios de pagamento
• Segurança Cibernética
• Startups e Empreendedorismo

Sobre a IT Mídia

Ao longo dos seus 21 anos, a IT Mídia vem realizando os mais prestigiados eventos de TI do País, como IT Forum, IT Forum+ e IT ForumX, além de fomentar o desenvolvimento do setor por meio de sua plataforma digital IT Forum 365, e seus estudos e premiações, como o Antes da TI a Estratégia, o Executivo de TI do Ano e As 100+ Inovadoras no Uso de TI. Tudo isso sustentado em sua proposta de valor de Conteúdo, Relacionamento e Negócios.

Carolina Mendes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar