Brasil,

Café Sensorial no DIVE IN: AIG, Care Plus e Marsh convidam participantes a refletir sobre inclusão da pessoa com deficiência

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Pelo terceiro ano no Brasil, Festival da Diversidade do setor de seguros mobilizou diferentes empresas e temáticas sobre diversidade e inlusão

AIG, Care Plus e Marsh realizaram na última quinta-feira (26) o "Café Sensorial: diferentes olhares sobre a inclusão da pessoa com deficiência". O evento contou com a apresentação de representantes da Folguedo, produtora carioca que criou a exposição Cidade Acessível, no Rio de Janeiro, e voluntários do IN Movimento INclusivo, que provocaram os cerca de 80 convidados presentes para explorar seus diferentes sentidos ao longo da manhã.

A abertura foi feita pelos líderes das três empresas promotoras: Eugênio Paschoal, CEO da Marsh, Fabio Protásio Oliveira, CEO da AIG, e Ana Paula Santos, Diretora Jurídica da Care Plus. Em suas falas, os executivos reforçaram a importância do DIVE IN em âmbito global, pois reúne o setor em mais de 60 cidades em 30 países para discussões sobre mais inclusão e representatividade. Eles também destacaram a importância e esforços ao redor do tema em suas organizações.

O CEO da Marsh contou sobre a primeira participação da empresa no DIVE IN, em 2018, quando foi ao Rio de Janeiro falar a inclusão das mulheres no mercado de seguros e valorizou a participação no evento deste ano. "O Dive In Festival é uma coisa espetacular e estar mais uma vez neste ano torna esta manhã muito especial. A palavra inclusão é importantíssima para nós e é um dos pilares da nossa companhia", disse.

O CEO da AIG destacou a evolução do DIVE IN Festival desde à sua primeira realização no Brasil, em 2017, e o quanto a empresa valoriza a questão da diversidade e inclusão. "A AIG liderou esse processo de consolidação do DIVE IN no Brasil em 2017, focando em educação e conscientização. Em 2018, a gente mudou e o tema do evento foi recrutamento. Precisamos trazer a diversidade para a empresa fazer com que essa diversidade se sinta parte de nós e fique conosco", comentou.

Já a diretora Jurídica da Care Plus, Ana Paula Santos, refletiu sobre a situação da acessibilidade no Brasil. "Em um país como o nosso, que tem mais de 20% da população com algum tipo de deficiência, 45 milhões de pessoas, não podemos ter só 9% das calçadas prontas e adaptadas. E quando eu falo de 9%, me refiro a São Paulo. No Brasil, estamos falando de 4%. Ou seja, temos muito a aprender", afirmou.

Em continuidade, Claudia Alencar e Leo Bungarten, cenógrafa e arquiteto da Folguedo, compartilharam as experiências da exposição interativa Cidade Acessível, atualmente em cartaz na Fiocruz, no Rio de Janeiro, criada para a conscientização das necessidades das pessoas com deficiência. De sinalizações em braile, e acesso e locomoção mais livres nos meios de transportes a cadeirantes e deficientes visuais, a sistemas de descrição oral e verbal ao longo do trajeto, todos, os visitantes da exposição têm a oportunidade de experimentar essa cidade mais inclusiva.

César Lavoura Romão, advogado e professor universitário à frente do IN Movimento INclusivo, liderou a dinâmica do café sensorial, em que os convidados experimentaram sensações variadas , com vendas nos olhos, limitação ao caminhar com muletas ou em cadeiras de rodas, para explorar o sentimento de confiança, paciência e estimular a colaboração uns com os outros. "A proposta não é expor ou vitimizar a pessoa com deficiência. Com o café sensorial, procuramos explorar a empatia e a necessidade de olharmos o outro em sua plenitude, não a partir de pré-conceitos e da nossa visão de mundo. Afinal de contas, todos nós somos diferentes", explicou César.

Para encerrar o evento, os funcionários Cristiano Souza, da AIG (Sinistros) e Carlos Souza, da Care Plus, compartilharam suas experiências profissionais e conquistas ao longo de suas vidas, com superações que foram além de suas deficiências, independente de serem congênitas ou adquiridas.

O Dive In Festival deste ano foi realizado em 33 países, sendo a primeira vez no Bahrein, Indonésia, Nigéria, Omã e Turquia. No Brasil, além do Café Sensorial promovido pela AIG, Care Plus e Marsh, aconteceram uma série de outras discussões entre os dias 24 e 26 de setembro.

Sobre a AIG

A American International Group, Inc. (AIG) é uma das organizações líderes no mercado securitário internacional. Com 100 anos de experiência, as empresas do grupo, atualmente, oferecem uma ampla gama de seguros de responsabilidade civil e patrimonial, produtos de aposentadoria e outros serviços financeiros a clientes em mais de 80 países e jurisdições. Essa oferta diversa inclui produtos e serviços que auxiliam as empresas e pessoas a proteger seu patrimônio, gerenciar riscos e ter mais segurança na aposentadoria. As ações da AIG são cotadas nas bolsas de valores de Nova Iorque.

Informações adicionais sobre a AIG em www.aig.com e www.aig.com/strategyupdate | YouTube: www.youtube.com/aig | Twitter: @AIGInsurance | LinkedIn: www.linkedin.com/company/aig. Estas referências, com informações adicionais sobre a AIG, foram incluídas a título de colaboração e a informação contida nesses sites não estão incorporados a este press-release como referências.

AIG é o nome comercial das operações globais de seguros patrimoniais e de responsabilidade civil, vida e aposentadoria e seguros em geral da American International Group, Inc. Para obter mais informações, visite nosso website no endereço www.aig.com e www.aig.com.br. Todos os produtos e serviços são executados ou fornecidos por subsidiárias ou afiliadas da American International Group, Inc. É possível que nem todos os produtos ou serviços estejam disponíveis em todos os países, e a cobertura do seguro é regida pelo próprio texto da apólice. Certos produtos e serviços que não sejam relacionados a seguros podem ser oferecidos por provedores de serviços independentes. É possível que determinadas coberturas patrimoniais e de responsabilidade civil sejam oferecidas por uma seguradora de linhas excedentes. Geralmente, as seguradoras de linhas excedentes não participam dos fundos de garantia do estado e, portanto, não são protegidas por tais fundos.

Garantido por AIG Seguros Brasil S/A. CNPJ 33.040.981/0001-50 | Central de Atendimento AIG 24 horas: 0800 726 6130 / Atendimento AIG a Deficientes Auditivos: 0800 724 0149 | Ouvidoria (2ª a 6ª-feira, das 9h às 18h): 0800 724 02 19 / Ouvidoria - Atendimento a Deficientes Auditivos e de fala (2ª a 6ª-feira, das 9h às 18h): 0800 200 1244.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar