Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 dificuldades dos vendedores externos e como vencê-las?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Thiago Cabral*

Enumerar as dificuldades enfrentadas pelos vendedores do mercado atacado distribuidor é uma tarefa complicada. Afinal, são eles que vão a campo e ficam frente a frente com os clientes – logo, precisam ter um excelente jogo de cintura, que vão dos problemas logísticos à crescente competitividade, passando pelas novas exigências dos consumidores, dentre outros desafios.

Aqui, listo os percalços mais significativos no cotidiano destes profissionais e, portanto, que merecem um olhar especial dos gestores comerciais:

1.Concorrência cada vez mais sofisticada

Se, até pouco tempo atrás, a concorrência era vista somente nas salas de espera, quando os vendedores aguardavam para serem recebidos pelos compradores, agora, as coisas mudaram. Um vendedor externo, hoje, enxerga como concorrente portais de vendas online, operadores de telemarketing e até softwares de automatização, que, é verdade, facilitam a vida do pessoal do compras do varejo.

Então, o diferencial está nas relações humanas, e como trabalhar de uma maneira que realmente seja insubstituível. Do contrário, os clientes vão preferir fazer pedidos diretamente do smartphone.

E lembre-se: serviços como entrega em menor tempo - dependendo do pedido, no mesmo dia ou em até 24h, controle e organização das gôndolas dos produtos a partir da ação do time de trade marketing do distribuidor são outros diferenciais que podem dar a pitada necessária na performance do vendedor que atua no segmento atacado distribuidor.

2. Não adaptação à tecnologia crescente

O avanço da tecnologia na área comercial é um desafio para os vendedores externos. Eles têm que alimentar sistemas, como CRM, plataformas de pedidos, entre outros, ao mesmo tempo em que negociam com clientes.

Os gestores comerciais precisam trabalhar bem essa transição, fornecendo treinamentos e demonstrando claramente a importância da automatização de processos – e isso tudo sem sufocar a veia negociadora de seus vendedores. A palavra de ordem aqui é aprimorar!

3. Ruídos de comunicação com o time interno

Essa é uma polêmica nos times comerciais: os ruídos de comunicação entre os vendedores que vão a campo e o back office que o suporta no escritório. Este diálogo precisa ser bem orquestrado, evitar duplas interpretações e, sobretudo, ser cordial e produtivo. Algumas ferramentas tecnológicas apaziguam essa relação para que os fluxos comunicacionais sejam eficazes.

E isso, precisa ser de maneira integrada e perpassa a utilização de um bom sistema de gestão comercial aliada a aplicações de controle e diálogo (inclusive apps de mensagens instantâneas). Tudo, logicamente, seguindo uma política de comunicação interna bem definida

4. Problemas com o planejamento

Pela própria dinâmica do cotidiano no trabalho de campo, muitas vezes, os vendedores externos têm dificuldades para ter uma atuação planejada. O ímpeto de improvisar, por exemplo, na hora de conceder descontos em uma negociação, no entanto, pode não ser benéfico para o negócio.

A liderança comercial, portanto, precisa conduzir o planejamento e a organização do dia a dia dos vendedores. Isso significa dar apoio e, sobretudo, ouvir mais quem vai a campo, pois a visão que se tem do escritório pode não ser exatamente o que se vive na rua.

5. Desmotivação pelos percalços do dia a dia

Diante dos percalços rotineiros, os vendedores externos também passam por uma onda de desmotivação. Eles lidam com metas altas a serem alcançadas, são uma espécie de "escudo" para as insatisfações dos clientes, entre outras dificuldades.

Por isso, é muito importante que os gestores de vendas encontrem meios de motivar seus vendedores. Avaliações individuais e recompensas pelo bom desempenho podem ajudar muito.

Como foi visto acima, gerir um time de vendedores externos é um desafio e tanto. Cabe aos especialistas ajudarem na visualização das maiores dificuldades enfrentadas por esses profissionais para que as consigam dimensionar onde seus esforços de melhorias precisam ser maiores. Muitas vezes, as companhias sequer se dão conta de que sua força de vendas externa passa por situações como as que mostramos aqui.

Refletir o tema não é um luxo que muitos gestores podem se dar, uma vez que o tempo não para e os objetivos do negócio precisam ser alcançados. Mas, essa reflexão é muito necessária.

* Thiago Cabral é especialista em vendas, atua há 09 anos na área e é membro do time comercial da MáximaTech, desenvolvedora de soluções móveis para força de vendas, e-commerce, trade e logística para o atacado distribuidor.

Sobre a MáximaTech

A MáximaTech desenvolve soluções móveis de gestão para força de vendas, trade marketing e logística do segmento atacadista distribuidor. Líder em sua área de atuação com mais de 80 mil usuários e mais de 1.300 clientes ativos em todo o território nacional, a empresa está presente em 35% dos maiores atacadistas distribuidores do Brasil, conforme dados do último Ranking ABAD/Nielsen.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar