Empresa Gaúcha cria Softwares com Inteligência Artificial para automatizar a Gestão de Pessoas e Otimizar os Processos de RH

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino

A empresa gaúcha Menvie Software, atuando há quase uma década no ramo de softwares para a área de Recursos Humanos no Brasil e no exterior, criou um software com Inteligência Artificial para automatizar a Gestão de Pessoas. Acompanhando e seguindo as tendências de um mercado globalizado e que está sempre em ascensão. Desenvolvendo soluções flexíveis e customizáveis, construindo um atendimento personalizado e mais humano.

Conforme dados do IDC, no Brasil hoje 15,3% das médias e grandes empresas utilizam a tecnologia da Inteligência Artificial e este percentual deve dobrar nos próximos quatro anos. Atualmente as áreas com maior potencial de crescimento são: serviço de atendimento ao consumidor, investigação empresarial, automação de TI e saúde em diagnósticos e exames.

Entretanto nos últimos anos também se fala muito sobre o uso dessa tecnologia no setor de Recursos Humanos. Inteligência Artificial nada mais é que um conjunto de programas de computador que aprendem a tomar decisões que auxiliam na resolução de problemas. Esse avanço tecnológico facilitou processos e trouxe diversas inovações para as empresas, mesmo sendo o RH um setor altamente gerido por pessoas.

A empresa gaúcha Menvie Software sabe bem o que é isso. Atuando há quase uma década no ramo de softwares para a área de Recursos Humanos no Brasil e no exterior, criou um software com Inteligência Artificial para automatizar a Gestão de Pessoas.

Em 2009, os colegas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema, José Ortiz e Fábio Vieira, decidiram abrir seu próprio negócio. Como diversas startups, diante de um cenário de incertezas, mas movidos pelo sonho eles se aceitaram o desafio. O primeiro produto criado foi um software de recrutamento e seleção na versão desktop.

Um ano depois, a dupla de amigos tinha sua primeira sede física, no centro de Porto Alegre e com a concretização desse sonho, permitiu a ampliação do time e por consequência a expansão dos serviços. Impulsionados pelo desenvolvimento da primeira solução in cloud, eles colocaram em prática o propósito da marca:

“Desenvolver soluções flexíveis e customizáveis, construindo um atendimento personalizado e mais humano.”

Pioneirismo no mercado de softwares para Gestão de Pessoas

Graças a esse pensamento mais ousado, a empresa gaúcha foi responsável pela construção do conceito de negócio que traz o cliente para dentro da empresa, aproximando através do suporte ao produto, as áreas de TI e RH.

Hoje, 10 anos depois, a empresa de softwares tem três produtos totalmente criados pela marca e oferecidos para automatizar a Gestão de Pessoas: RHbot, Software Avaliação e SoftwareRH, soluções personalizáveis e adaptáveis às necessidades do cliente. Quem nos conta um pouco sobre cada um deles é a CEO da empresa, Sansiarai Vargas.

“O RHbot é uma ferramenta que acompanha o nível de satisfação e engajamento dos colaboradores através da proposta de feedbacks contínuos, impulsionando a participação através da gamificação. Com um design moderno, o sistema lançado em fevereiro deste ano, utiliza a dinâmica de jogos mesclando a automação, eficiência, tecnologia e inteligência para construir equipes de alta performance produtiva. Além disso, ela é uma prática e ágil ferramenta de recrutamento e seleção”.

Vale destacar que o software é o único no mercado a utilizar em sua forma nativa o recurso da gamificação com foco na cultura de feedbacks. Gamificação nada mais é que utilizar os conceitos originários do universo dos jogos. No caso de aplicação para o RH, ele serve para engajar pessoas na busca de um objetivo.

Já o sistema Software Avaliação é uma ferramenta completa para avaliação de desempenho. Com ele é possível rankear os colaboradores com pontuação mais alta, ter maior visibilidade dos talentos através da Matriz Nine Box, definir plano de metas e gerar mais de 25 relatórios gráficos personalizáveis. “Tudo isso com intuito de gerar subsídios que possam sustentar a para tomada de decisão, planejamento e atitudes a serem tomadas para garantir os melhores resultados”, reforça a empresária.

“O Software RH, que é o primeiro software online especializado em consultorias de RH no Brasil, é o sistema de recrutamento e seleção mais completo que existe no mercado”, diz Sansiarai. A ferramenta faz a gestão completa de currículos, vagas e empresas integradas ao site do cliente, recursos especiais para consultores, além de inúmeros relatórios customizáveis que fornecem indicadores e estatísticas sobre o processo de Recrutamento e Seleção.

O futuro já começou

Estudos comprovam que processos automatizados criam um alinhamento entre os colaboradores, oferecendo eficácia e agilidade na execução das atividades propostas pelos gestores. Isso acontece porque as ferramentas desenvolvidas para gerenciamento, monitoram os processos, permitindo a visualização de um todo por meio de dados que, ao serem analisados, se transformam em tendências.

Na área de RH, o uso de inteligência artifical em processos cotidianos auxilia no gerenciamento de questões mais burocráticas, como as leis trabalhistas e a necessidade de registrar e interpretar dados. Mas ela consegue também, facilitar o processo de contratação de novos trabalhadores, pois um e-mail pode ser disparado automaticamente ao final de cada etapa do processo seletivo.

A automatização dos processos de gestão de RH traz ganhos como a redução de custos, diminuindo o uso de papel, por exemplo. Mas de longe o principal benefício é o melhor aproveitamento de tempo. Com a redução de trabalhos operacionais, a equipe pode se dedicar às questões estratégicas da empresa, priorizando outras demandas mais urgentes.

A projeção da IDC é que os investimentos globais no setor de Inteligência Artificial cheguem a US$ 52 bilhões até 2021. Já para 2022, a previsão do uso de ferramentas com esse recurso é de 20% das empresas usando tecnologias de voz para interação com clientes e, em 2024, interfaces de inteligência artificial e automação de processos devem substituir um terço das interfaces de tela dos aplicativos.

E a Menvie já está se preparando para isso. No último ano dobrou o número de colaboradores para atender os mais 400 clientes, que através de suas plataformas, conectam milhares de pessoas. “Mesmo em tempos de instabilidade financeira a empresa teve um crescimento de 87% em 2019 e projeta a contratação de novos colaboradores até o final deste ano”, comenta a CEO da empresa.