Brasil,

Plataformas leves desburocratizam a rotina das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A plataforma leve é aquela que é focada em propiciar ganhos operacionais

O avanço da tecnologia nas últimas décadas fez com que soluções digitais passassem de sonho para uma realidade cada vez mais essencial no mundo dos negócios. Hoje, é inimaginável fazer a gestão de uma empresa sem o apoio de recursos tecnológicos. A questão é que essas próprias ferramentas passaram por uma grande transformação nos últimos anos. Se no início elas eram "pesadas", totalmente burocratizadas e pouco acrescentavam ao dia a dia do profissional, hoje surgem as plataformas leves, capazes de entregar muito mais com pouco custo.

De forma bem resumida, plataforma leve é aquela que é focada em propiciar ganhos operacionais. Em outras palavras, são as soluções que possuem uma facilidade maior de implantação, com baixo investimento e sem uma estrutura que afeta o rendimento de outros recursos que a empresa possa ter. Assim, elas conseguem melhorar a eficiência da gestão, uma vez que se adaptam bem às necessidades da organização e são desenhadas de acordo com a usabilidade dos profissionais.

Existem três pilares que caracterizam uma plataforma leve. O principal deles é o conhecimento das regras de negócio em que ela vai atuar. É fundamental que os responsáveis pelo desenvolvimento tenham entendimento das características dos setores que os clientes atuam para realmente entregar um ganho de eficiência operacional.

Além disso, é necessário ter conceitos de Experiência de Usuário (UX, na sigla inglesa). A ferramenta deve ser intuitiva e, principalmente, eliminar etapas e/ou telas que não resolvem os problemas reais dos profissionais. Muitas vezes o cliente precisa navegar em três ou quatro telas para chegar ao objetivo - encurtar esse processo melhora a jornada e gera mais eficiência. Por fim, a arquitetura tecnológica também deve proporcionar um rápido processamento de dados para entregar insights melhores. No varejo, por exemplo, há uma enorme quantidade de informações que precisam ser cuidadas pelas soluções mais atuais nesse quesito.

Para aproveitar as vantagens das plataformas leves, é fundamental que os empresários estejam sempre atentos às novas soluções disponíveis no mercado. Elas são muito mais eficientes que um sistema tradicional, proporcionando mais agilidade em processos, redução de custos de backoffice, agilidade para tomada de decisões e, consequentemente, aumento da lucratividade. Como acompanham a evolução tecnológica, a tendência é ficarem cada vez mais leves e mais ágeis. Quem antever essa situação, certamente estará à frente dos concorrentes.

Em um mundo cada vez mais conectado e dependente do ambiente digital, é essencial não apenas que as empresas consigam extrair o máximo de vantagens dessas ferramentas, mas que as próprias soluções possam entender mais sobre o universo dos clientes e como elas contribuem para o sucesso do negócio como um todo. É esta relação de parceria que permite a evolução contínua das máquinas e, principalmente, da rentabilidade desejada pelas organizações.

*Henrique Carbonell é sócio-fundador da F360º, plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejo. www.financas360.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar