Brasil, 21 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Planejamento financeiro exige estratégia e ação

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

*Por Dora Ramos

Você está em uma situação equilibrada e quer guardar dinheiro? Está inadimplente e quer uma vida financeira saudável? Quer juntar uma poupança?

Seja qual for sua situação, para realizar um planejamento financeiro adequado, é necessário entender a real a situação, definir uma estratégia apropriada e agir corretamente.

Organizar as finanças envolve negociar com seus credores, planejar maneiras de economizar, reduzir gastos e, às vezes, pagar a longo prazo. Mas para que isso tudo funcione, é necessário sair do campo das ideias. Planejamento vem de um primeiro impulso. E ele precisa de movimento.

De início, escreva. Anote suas dívidas, visualize de maneira geral seu cenário financeiro e faça um checklist do que fará para tornar esse plano mais realista e concreto. Quando listar suas ações, é aí que irá enxergar o que precisa mudar.

Comece a realizar um passo de cada vez, para enxergar os resultados das ações adotadas. Se está devendo, negocie. Se não negociar, a situação poderá se agravar. Se quer poupar e começará a guardar dinheiro, escolha o que deixará de comprar e, de preferência, livre-se do cartão de crédito, principal vilão das dívidas dos brasileiros devido a seus altos juros.

Um plano maior possui diversos planos menores com várias ações. E a execução desse plano é proporcional ao que deseja alcançar. Para cortar, ou economizar, é preciso saber onde está investindo e economizando.

Tenha clareza da sua situação. Reveja, todos os dias, o objetivo que deseja alcançar e estabeleça limites de gastos diários. Se possui dificuldades em não gastar, saia sem cartões de crédito. Alimente-se de forma mais barata, se preciso. E lembre-se sempre que o processo é difícil e exige disciplina.

*Dora Ramos é contadora e orientadora financeira com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS