Você sabe quem é o embaixador da sua marca?
Em um mercado focado cada vez mais na experiência do consumidor, saber quem é e valorizar o representante do seu negócio é crucial para atingir o sucesso
Embaixador nada mais é do que alguém que representa uma marca ou um evento. Saber definir o embaixador de uma empresa é sem dúvida um dos fatores mais importantes para o sucesso. Escolhê-lo é entender bem quem é o público-alvo da marca, como ele demanda os serviços e produtos oferecidos e quais são as suas necessidades. O embaixador pode influenciar outras pessoas a se interessarem ou não pela marca.
Por este motivo, além de estar alinhado à missão e valores da marca, um embaixador deve conhecer a empresa a fundo, suas expectativas e manter um relacionamento contínuo com a companhia. “O embaixador de qualquer empresa deve ter bom relacionamento com o consumidor final e entender bem o perfil de quem ele está atendendo. Ele deve vestir a camisa da empresa e defender o que faz. Neste sentido, valorizar e investir em quem está te representando junto ao seu público-alvo, é importantíssimo para que o negócio seja bem-sucedido”, explica Elidio Biazini, diretor e fundador da Dídio Pizza.
Para ele, nada melhor que transformar os próprios colaboradores em embaixadores, e é assim mesmo que ele faz. O empreendedor que comanda uma rede de pizzaria especializada em delivery, nomeou seus entregadores como os embaixadores da rede Didio Pizza, justamente pela operação ser 100% delivery, ou seja, somente 10% são pedidos retirados no local (to go), sendo assim os entregadores são o único contato pessoal com o cliente. “Não adianta fazermos a melhor pizza, se ela for entregue atrasada, fria e nossos entregadores não forem educados, atenciosos e eficientes no atendimento”. Essa é uma das frases de Biazini que norteiam o trabalho e o sucesso da Dídio Pizza
O diretor explica ainda que uma empresa sempre deve capacitar, treinar, valorizar, investir, motivar e incentivar seus funcionários para que eles sejam os verdadeiros defensores e embaixadores do lugar em que trabalham.
A Dídio Pizza possui 25 unidades no Estado de São Paulo têm por meta entregar pizzas em 30 minutos e possui apenas entregadores treinados e amparados pela CLT e Convenções Sindicais.
Todos os meses, a rede entrega cerca de 50 mil pizzas em suas unidades. Para isso, a franquia aposta em uma estratégia ainda pouco utilizada pela maioria dos deliveries: todos os 200 entregadores são contratados com carteira assinada e treinados pela Dídio Pizza para atender os clientes dentro do padrão de qualidade estabelecido pela marca.
Após criterioso processo seletivo, o entregador recebe treinamento básico de manuseio de equipamentos eletrônicos, informações sobre principais canais de vendas da marca, orientação quanto a utilização do aplicativo próprio da marca, postura com cliente e apresentação do regulamento interno da Didio Pizza.
“Nossos entregadores são os únicos colaboradores que têm contato pessoal com os clientes. Somos 100% delivery, nosso cliente não nos vê, não vê o pessoal da cozinha. Somente 35% dos pedidos são por voz em nossa Central Atendimento, o restante é por aplicativos da marca e Market Places, comenta.
Para a rede, a grande vantagem em atuar com entregadores próprios é a garantia da qualidade do serviço. A marca acredita que o entregador contratado com critério, treinado, tem produtividade 40% melhor comparado aos entregadores dos Market Places do mercado, ele se sente parte do resultado da empresa. “Ele é um funcionário como os demais, com os mesmos direitos e deveres, isso faz toda a diferença”, encerra Biazini.
A Dídio Pizza encerrou 2018 com um faturamento de R$22 milhões. Atualmente, conta com 25 unidades em São Paulo Capital, Campinas, São Bernardo, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Osasco e Valinhos. Recentemente, inaugurou em Alphaville. A rede busca abrir novas unidades em São Paulo e cidades do interior como Guarulhos, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Americana, Sorocaba, Limeira, Santos, Piracicaba, Paulínia e fechar o ano com 30 lojas.
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