Atendimento ao cliente é decisivo na hora da compra online, aponta pesquisa
40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra online acabam levando o produto ou adquirindo um novo serviço
Especialista dá dicas para otimizar o serviço e aumentar vendas
De acordo com pesquisa realizada pela Yourviews, – empresa que analisa o comportamento do consumidor no e-commerce por meio de review de produtos - 40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra online acabam levando o produto ou adquirindo um novo serviço.
Alfredo Soares, diretor da Loja Integrada e fundador da XTech Commerce, afirma que “disponibilizar diversos canais de contato com profissionais capacitados é sinônimo de agilidade e segurança no atendimento, assim como fidelização de clientes e mais vendas”. Na Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma para a criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 1 milhão de lojas criadas, por exemplo, o atendimento ao cliente é fundamental. Em média, a empresa faz o primeira interação com o usuário em apenas 6 minutos e tem um tempo de resolução das dúvidas em cerca de 20 horas.
O especialista listou algumas dicas para os empreendedores digitais se destacarem dos concorrentes:
1 – Prepare os profissionais da área
É essencial que os profissionais que irão se relacionar com seus clientes tenham acesso a todas as informações dos produtos e serviços comercializados, assim como os procedimentos da loja. Por isso, é preciso orientá-los e treiná-los periodicamente.
2 - Esteja disponível e facilite a comunicação
A loja virtual deve estar presente em todas as mídias e canais de comunicação com os clientes, para estabelecer uma relação entre ele e o negócio. Assim, os clientes podem se informar, tirar dúvidas e realizar as compras de uma maneira simples e fácil. E a loja virtual consegue divulgar produtos, aumentar as vendas e criar um vínculo duradouro com os clientes.
3 - Divulgação acertiva
Após definir as promoções, desenvolver uma estratégia de divulgação também é essencial. Crie um cronograma de publicações, determinando em quais canais cada anúncio será divulgado e para quais públicos será direcionado. Vale investir em posts em redes sociais, Google Adwords e e-mail marketing, por exemplo.
4 - Otimize o checkout: processos rápidos evitam carrinhos vazios
Uma dica para turbinar seu e-commerce é oferecer diversas opções de pagamento, assim como disponibilizar cupons de descontos, fretes grátis, entre outras ações que ajudem a fidelizar esse cliente. “Encurtar” o processo de compra também é importante. Sugerimos não oferecer cadastros exaustivos, com muitos passos, já que isso pode fazer com que o consumidor se distraia e deixe a compra para outra hora”, finaliza o especialista.
5 – Fidelização
Campanhas que estimulem o retorno do cliente após a data são uma boa aposta. Quem comprar na loja durante o período, por exemplo, recebe um desconto na próxima compra. Esses cupons ajudam a atrair novos clientes, recuperar os que abandonaram o carrinho por algum motivo no passado e, também, fidelizar os que já compram com frequência.
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