SOMPO SEGUROS é a seguradora melhor posicionada no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  William Parron

Claudio Quaglia, Sven Will e Lucas Pittigliani Ferreira no lcto do anuario Valor Inovacao Brasil Claudio Quaglia, Sven Will e Lucas Pittigliani Ferreira no lcto do anuario Valor Inovacao Brasil

Levantamento feito pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, para a quinta edição do anuário Valor Inovação Brasil, coloca companhia em destaque entre as seguradoras

A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – alcançou posição de destaque entre as seguradoras no levantamento realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, para a quinta edição do anuário Valor Inovação Brasil, que circula encartado no jornal Valor Econômico desta quarta-feira, dia 3 de julho, e estabelece o ranking das das 150 empresas mais inovadoras do Brasil. “Esse é o resultado da evolução de um trabalho iniciado em 2017 e que vem amadurecendo e amealhando conquistas. A aferição de parâmetros por uma consultoria independente e reconhecida no mercado nos dá a certeza de que a equipe da área e os 48 agentes de inovação da Sompo estão no caminho certo”, destaca Sven Robert Will, diretor Financeiro da Sompo Seguros.

Apesar de estar em segundo lugar em sua categoria (Seguros e Planos de Saúde), a Sompo é a seguradora com o melhor posicionamento. “A inovação deixou de ser um diferencial para ser questão de sobrevivência para as empresas, independentemente do seu segmento de atuação. Na Sompo Seguros temos a convicção de que a inovação não é limitada a ideias, mas à concretização delas, conquistada com propósito e engajamento das pessoas e com o respaldo dos altos executivos”, considera Claudio Quaglia, gerente de Inovação da Sompo Seguros.

Sven Will e Claudio Quaglia no lancamento do Anuario Valor Inovacao Brasil

O anuário foi lançado em evento, que aconteceu na noite do dia 2 de julho na capital paulista, representaram a Sompo, Sven Robert Will (Diretor Financeiro), Claudio Quaglia e Lucas Pittigliani Ferreira, respectivamente, gerente e consultor da área de Inovação da Sompo.

Área de Inovação da Sompo

A área de Inovação da Sompo foi criada em 2017, quando foi desenvolvido um canal para que ideias de colaboradores pudessem ser convertidas em projetos que tivessem como objetivo criar oportunidades de negócios ou melhorar a experiência do cliente junto à seguradora. A priorização dessas ideias é definida por meio de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial. Essa ferramenta também é utilizada para nos apoiar no recrutamento dos agentes de inovação, que são os responsáveis por difundir a cultura e desenvolver projetos, logo depois de passarem por um treinamento específico para essa finalidade.

O objetivo da Área de Inovação é provocar o status quo da Companhia e fomentar o “mindset” de intra-empreendedorismo por todos os setores. A ideia é que a inovação permeie toda a cadeia de valor da Sompo, sem a necessidade de que o desenvolvimento de projetos diferenciados esteja “centralizado” numa única área. “Para isso, questionamos os padrões existentes, provocando as áreas a saírem de sua zona de conforto para buscarem alternativas que melhorem sua forma de atuação. Afinal, o caminho que nos trouxe até aqui não é exatamente o que nos conduzirá ao futuro”, conclui Quaglia.

Uma das soluções desenvolvidas por meio dessa iniciativa recebeu o reconhecimento ainda no ano de criação da área de Inovação. O Sompo Equipamentos de Mobilidade foi criado a partir de uma ideia que surgiu em um workshop de Inovação e que após o mapeamento das reais necessidades de um público específico, foi desenvolvido o projeto utilizando técnicas de Empatia, Design, “Agile” e outras ferramentas que lhes são ministradas durante os treinamentos. Com isso, a Companhia lançou o Seguro Sompo Equipamentos de Mobilidade, produto inédito no Brasil que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, tais como próteses e cadeiras de rodas. O reconhecimento veio por meio do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, conferido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg, na categoria “Produtos e Serviços”, além de um prêmio internacional.

Internacionalmente, a Sompo conta com o SOMPO Digital Lab, que são laboratórios digitais distribuídos pelos principais polos de inovação do mundo, tais como Silicon Valey (EUA), Tell Aviv (Israel), Tokio (Japão), além das áreas de Inovação das demais subsidiárias da Sompo Holdings pelo mundo.

Sobre a SOMPO Seguros S.A

A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há mais de 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.