Cercamento, inteligência e integração: como Porto Alegre reduziu furto e roubo de carros em 33%
Uma estratégia inédita está conseguindo frear o furto e o roubo de veículos em Porto Alegre, embora andar de carro ainda represente um risco na Capital.
Nos primeiros cinco meses do ano, a combinação entre tecnologia, integração entre órgãos de segurança e investimento em inteligência derrubou em um terço o número de ocorrências em comparação com 2018.
O número de automóveis furtados (levados sem a presença do proprietário) ou roubados (mediante ameaça ou violência) de janeiro a maio ficou em 3.461, ou seja, 33,3% a menos do que os 5.191 casos registrados um ano antes.
Todo o Estado apresentou uma tendência de queda nesse período, mas em ritmo menos intenso – retração de 21,9%. A diferença pode estar na fórmula aplicada na Capital para tirar de circulação os ladrões de carro.
Uma das novidades que ganharam as ruas de Porto Alegre foi o cercamento eletrônico implantado pela prefeitura em agosto do ano passado. Um sistema capaz de identificar automaticamente as placas dos veículos por meio de câmeras, pardais e lombadas monitora 93 pontos da cidade.
Quando uma placa com registro de furto ou roubo é flagrada por um desses equipamentos, um alerta dispara nos centros de controle municipal e estadual. Se houver uma viatura disponível nas proximidades, a Brigada Militar tenta abordar o suspeito e recuperar o veículo.
– O município detém um volume de informações maior do que Estado ou União, e pode contribuir com as polícias de investigação e repressão. Agora, pretendemos investir no monitoramento de todas as entradas e saídas da cidade – afirma o prefeito Nelson Marchezan.
Prefeitura e Estado, porém, divergem nos critérios para medir o impacto direto do cercamento. O município contabiliza 221 carros recuperados de janeiro a maio, enquanto a Secretaria da Segurança Pública estadual registra 76, quase três vezes menos.
A explicação é que, conforme a assessoria de comunicação da secretaria, o Departamento de Comando e Controle Integrado contabiliza apenas os automóveis recuperados logo após a emissão do alerta – quando a BM consegue chegar ao local e abordar o veículo furtado ou roubado.
Já a prefeitura, conforme o gerente de projetos da Secretaria Municipal de Segurança, Gabriel Sari Meneghetti, põe na conta os carros que geraram um alerta no sistema informatizado e foram recuperados em qualquer momento – ao passarem por uma câmera ou posteriormente, mesmo ao pararem em uma barreira ou terem sido abandonados.
– Se gerou um alerta no sistema de cercamento eletrônico e depois foi recuperado, mesmo que não seja na hora, isso é registrado e contabilizado. Vamos procurar unificar isso com o Estado nos próximos dias – afirma Meneghetti.
A despeito das diferenças para medir o impacto da tecnologia, o responsável pelo Comando de Policiamento da Capital, tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon, afirma que o cercamento tem sido importante aliado para aprimorar o combate aos criminosos.
Câmeras monitoram veículos em tempo real.
Confira: //www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25273014.jpg?w=700
– Nem sempre conseguimos fazer as prisões na hora (em que o alerta dispara), mas as câmeras auxiliam a mapear as rotas dos carros roubados, indicar para onde vão e dar pista sobre quadrilhas – sustenta Mohr.
Aí entram em cena outros dois fatores que ajudam a explicar a redução no furto e roubo de carros: integração entre órgãos como prefeitura, Brigada Militar, Polícia Civil e Ministério Público, que têm trocado informações sobre locais mais visados, rotas de fuga, suspeitos, entre outros dados, e ênfase na área de inteligência para complementar o policiamento ostensivo.
Uma das iniciativas começou quando o tenente-coronel Mohr ainda liderava o 9° Batalhão de Polícia Militar. Após colocar 60 policiais na rua para tentar prender uma quadrilha, sem sucesso, o comandante abraçou um plano para atuar com base em coleta e análise de informações.
– Aprendi que só a força não adiantava. Quando passamos a agir com base em dados de inteligência, reduzimos os furtos e roubos na área do 9º BPM em 60%. Agora, levamos essa experiência para toda a cidade – diz Mohr.
O tenente-coronel prefere não detalhar o tipo de trabalho realizado por razões estratégicas, mas envolve o mapeamento de áreas vulneráveis, rotas de escape, destinos mais comuns dos veículos e identificação das principais quadrilhas em parceria com os demais órgãos de segurança.
Ocorrências em queda
Registros de furto e roubo de veículos na Capital e em todo o Estado, e carros recuperados em Porto Alegre (de janeiro a maio)
Porto Alegre
2018: 5.191
2019: 3.461
Variação: -33,3%
Rio Grande do Sul
2018: 13.715
2019: 10.705
Variação: -21,9%
Recuperação de veículos
221 veículos recuperados em qualquer momento após terem sido flagrados pelas câmeras e registrados no sistema do cercamento (critério utilizado pela prefeitura) neste ano
76 automóveis recuperados logo após disparo do alarme de furto ou roubo do cercamento eletrônico (parâmetro considerado pelo Estado) desde janeiro
Detetive cidadão
Com a funcionalidade Detetive Cidadão do aplicativo #EufaçoPoa é possível fotografar a placa de um veículo suspeito e verificar a situação dele. Você pode baixar o app para iOS ou para Android. Mais de 35 mil downloads já foram feitos.
Como usar
Fotografe a placa de um veículo suspeito
Informe a localização do veículo
Caso seja um veículo roubado, um alerta será emitido às autoridades policiais
O veículo passará a ser monitorado em tempo real
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