Empresas permitem doações para causas sociais sem aumentar custos no orçamento do cliente

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Marques

As doações para ONGs podem ocorrer por meio de programas de fidelidade, doações de produtos ou com parte do lucro revertido às causas sociais

O desempenho do Brasil no Ranking Mundial da Solidariedade (World Giving Index, no original), de 2018, despencou para a mais baixa posição de todas as edições da pesquisa: 122º lugar, dentre 146 países pesquisados – em 2017 o País ficou em 75º lugar. A pesquisa realizada pela instituto britânico CAF – Charities Aid Foundation mede três índices: ajuda a estranhos, doação a ONGs e trabalho voluntário. Pensando em como melhorar e auxiliar de forma proprietária ONGs ou grupos de pessoas, muitas empresas têm criado maneiras inovadoras que aumentam o engajamento e permitem que as pessoas façam mais boas ações.

Segundo o relatório de tendências globais de doações de 2018, 43% dos não-doadores dizem que a principal razão para não doarem dinheiro para ONGs, organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade é porque eles não têm os recursos financeiros.

TROC

Segundo pesquisa realizada em 2018 pelo Ecommerce ThredUp, as mulheres utilizam em média entre 20 e 30% dos itens do seu closet. Com o objetivo de auxiliar no descarte ou acúmulo de itens, Luanna Toniolo fundou a TROC, plataforma que conecta pessoas que querem vender e comprar roupas, bolsas, sapatos e acessórios usados das melhores e mais conhecidas marcas e em perfeito estado. O grande diferencial do brechó 100% online é a curadoria feita sobre os produtos. Caso haja qualquer avaria nas peças, elas não são aceitas para a venda. Quando isso acontece as usuárias têm duas opções: pagar o frete para receber de volta os itens ou autorizar a doação dos mesmos. Com isso, a TROC doa em média 480 itens para instituições parceiras. Além disso, na aba Bazar estão as lojinhas beneficentes, em que parte ou total do valor da venda são destinados para instituições de caridades. Atualmente as lojinhas disponíveis são das influenciadoras: Gabriela Pugliesi com doação para o instituto Luísa Mell, Instituto Sabrina Sato, Carol Celico com arrecadação para a Fundação Amor Horizontal e Wanda Grandi apoiando o Jardim Gramacho.

Reserva

Segundo o Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD), no Brasil cerca de 52 milhões de pessoas se encontram em situação de insegurança alimentar, ou seja, falta de acesso à alimentos seguros e suficientes para suprir as necessidades nutricionais. Por conta desses números, em 2016, o Grupo Reserva criou o seu maior projeto social chamado 1p5p, onde a cada peça vendida em uma das 91 lojas da marca, cinco pratos de comida são doados para quem tem fome no Brasil. Como grande propósito da empresa, a ação, em parceria com o Banco de Alimentos, já doou mais de 28 milhões de pratos desde sua criação. Há cada 15 minutos, no site oficial do projeto, é atualizado o número de refeições doadas.

Oktoplus

Mas você já imaginou que pode realizar uma boa ação utilizando os seus pontos acumulados em programas de fidelidade e sem ter custos a mais no orçamento? A Oktoplus, única plataforma disponível no Brasil para gerenciar programas de fidelidade, permite que você reverta seu resgate, por meio dos programas parceiros, em 44 tipos diferentes de doações. Entre elas estão: realização de um sonho de uma criança com doença grave da ONG Make a Wish; visita de uma dupla de palhaços do Doutores da Alegria para pessoas hospitalizadas; atendimento médico, odontológico e oftalmológico do Amigos do Bem e uma sessão de fisioterapia na AACD.