Brasil,

Dicas e Recomendações de Recrutadores no seu Currículo para preencher

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Biral
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Tem a impressão que nenhuma oportunidade de trabalho seja para você? Os recrutadores raramente retornam o contato após a sua aplicação para vagas? Talvez o problema seja o seu currículo. Pense, por exemplo, na disposição de informações. Você sabe exatamente como colocar cursos no currículo de forma objetiva e clara? Essa e outras dúvidas serão esclarecidas adiante.

Organização – elabore a estrutura do seu currículo

É como diz aquele famoso ditado atribuído a Abraham Lincoln "Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando o machado". Essa citação é um excelente exemplo de como é importante dedicar tempo ao planejamento. Nesse caso, no planejamento do seu currículo.

Isso significa que, antes de começar a colocar a mão na massa, é importante pensar em todas as informações que devem, necessariamente, estar no seu curriculo para preencher e organizar uma estrutura que inclua todas elas. Ao terminar saiba, é quase a mesma de currículo feito, pois, na prática, essa organização irá lhe poupar um bom tempo no momento do preenchimento.

Não sabe por onde começar? Veja a seguir uma estrutura sugerida, incluindo o local exato para colocar cursos no currículo:

● Nome, endereço e dados de contato;
● Formação acadêmica;
● Experiência profissional (no máximo as 3 últimas);
● Idiomas;
● Cursos complementares (cursos livres e extensões);

Apresentação – seja claro

Organização é bom, mas de nada adianta uma boa estrutura se todas as informações forem dispostas de forma prolixa.

Recrutadores costumam detestar currículos com falta de objetividade, pois, além de atrasar o trabalho deles na análise do documento, a impressão que fica é de um candidato incapaz de resumir ideias ou de se comunicar de forma clara, o que pode atrapalhar na contratação.

Por isso, revise o documento uma, duas, três vezes e elimine todas as palavras que não fazem nenhuma diferença no significado daquilo que você quer dizer.

Palavras-chave – destaque o que pode lhe ajudar

Como você deve imaginar, recrutadores costumam ter acesso a milhares de currículos durante o dia. Dependendo do tamanho da empresa, são muitos currículos mesmo – por e-mail, entregues pessoalmente, em apresentações e por aí vai. Ou seja, chega um momento em que é difícil ter atenção minuciosa aos detalhes de cada currículo, ao menos numa primeira passada de olho.

Sendo assim, quanto maior o destaque em termos específicos do cargo para o qual você está se candidatando, maiores as chances de acabar selecionado, mesmo diante de uma pilha imensa de outros currículos.

Por exemplo, imagine que está se candidatando para uma vaga de marketing digital em uma multinacional. Nesse caso, destacar palavras técnicas do meio como "Google Analytics", "Facebook Ads", "LinkedIn Ads" e "Automação de Marketing" ajuda o recrutador a selecionar o seu currículo apenas com uma rápida leitura dinâmica, pois já mostra o seu domínio sobre pontos importantes.

Design – torne o currículo atraente

Ainda falando em destacar o seu currículo dos demais, nem sempre basta colocar cursos no currículo, às vezes incluí-los de forma diferenciada pode ser o grande diferencial que falta para ser selecionado para aquela vaga tão desejada.

Arquivos mal diagramados, com fontes diferentes e em vários tamanhos, todas misturadas, não são muito bem vistos, pois oferecem maior dificuldade de leitura e entendimento. É importante ter conhecimento do que deve estar em destaque, como usar letras maiores e o que deve estar em letras menores sem prejudicar a compreensão do todo.

Em caso de dificuldade para entender esses pontos, existem duas coisas que podem ser feitas. A primeira é buscar por modelos de currículo em sites específicos sobre o assunto, o segundo é usar geradores de currículo online, que permitem ao usuário fazer a própria escolha entre diferentes tipos de design.

Ainda sobre o design, uma dica muito importante é não exagerar. Opte por um visual que una beleza e objetividade. Afinal, o objetivo do currículo é um só: apresentar o candidato ao recrutador com a maior clareza possível. Então a escolha do design também deve levar isso em conta.

Tudo pronto? É só começar a fazer as candidaturas!

Depois de listar todas as informações, incluindo os seus dados pessoas, objetivos, formação acadêmica, experiência profissional e colocar cursos no currículo, basta finalizar o documento, exportá-lo para o arquivo desejado – de preferência pdf – e utilizar. Afinal, com o currículo feito você está apto para se candidatar a novas oportunidades no mercado de trabalho.

E aí, o que achou das dicas listadas aqui? Já teve alguma experiência em que o seu currículo certamente foi o grande vilão? Conte nos comentários. Além disso, aproveite para compartilhar as dicas com os seus amigos que também estão em busca de uma evolução profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar