Brasil,

Multiculturalismo: a engrenagem das empresas globais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiele Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Alessandra Albino, coordenadora de Recursos Humanos da PayU

Pode parecer pouco funcional criar um time de trabalho com integrantes de diversos países. Os desafios são facilmente reconhecidos: distância, fuso horário, idiomas, costumes e valores diferentes ou até mesmo divergentes. Meu conselho: vire a chave! Descontrua esse paradigma, que tem forma de fronteira, e veja como sua empresa pode se transformar. Como podemos falar em inovação quando ainda temos receio da mudança?

A palavra inovar, aliás, surgiu da ideia de romper padrões e a tecnologia vem ajudando nesse processo, principalmente quando existem pessoas de diferentes países na mesma organização. Um dia é possível que você esteja na África em uma conferência com um europeu. No outro, você, sul-americano, está falando em inglês com um asiático. Essas interações de equipes multiculturais têm o potencial de serem mais criativas devido à variedade de informações, ideias e perspectivas que seus integrantes podem apresentar, contribuindo muito para os negócios.

Porém, manter essa interação entre funcionários alocados em outros países e, muitas vezes, com horários de trabalho completamente diferentes, não é tão simples. As relações multiculturais precisam ser assistidas e cuidadas por profissionais preparados. Hoje, com inúmeras tecnologias disponíveis, é possível conectar pessoas a quilômetros de distância e proporcionar aos colaboradores interações simultâneas, como treinamentos internos por conferência, cursos online, reuniões e até armazenamento e compartilhamento de dados e documentos em comum.

É claro que, para isso acontecer, é necessário que as empresas tenham as ferramentas necessárias, como computadores e rede de internet de alta qualidade e meios de comunicação eficazes e únicos, tanto para conversas entre um grupo, como para comunicados globais, que devem ser feitos ao mesmo tempo para todas as filiais. Além disso, a corporação precisa ter um institucional bem definido, deixando muito claro para seus empregados sua missão, visão e valores. Assim, evitam-se conflitos, pois os colaboradores contratados identificam-se com a cultura organizacional e agem, internamente, de acordo com ela, o que chamamos de Seet Cultural.

Interagir com diferentes culturas pode ser um aprendizado diário e muito rico, por exigir empatia, respeito às diferenças e resiliência. Mas não só isso, essa proximidade também demanda alguns requisitos intelectuais que devem ser incentivados e viabilizados pela empresa, como falar inglês ou outro idioma em comum, entender a cultura para evitar erros e direcionar as ações de trabalho de forma estratégica, como num acordo comercial internacional. Esta relação beneficia os profissionais, que ficam mais preparados para adversidades na vida pessoal e também para o mercado de trabalho.

Pode parecer complexo, mas equipes multiculturais são capazes de capitalizar os benefícios da diversidade, provando, por si só, a sua importância dentro do contexto organizacional. Ainda, acredito que essa é a maneira mais genuína de inovar, pois pontos de vista diversos trazem possibilidades inusitadas. Uma organização é reflexo do que são os seus colaboradores e se você deseja ser uma empresa global, não se limite às fronteiras territoriais para buscar e desenvolver seus parceiros de trabalho e aproprie-se da tecnologia para virar a chave e transformar a sua empresa.

Sobre a PayU

A PayU usa seu histórico e experiência em meios de pagamentos para fornecer serviços financeiros em mercados emergentes. Com operações na Ásia, Europa Central e Oriental, América Latina, Oriente Médio e África, a PayU é a principal provedora de serviços de pagamento online em 17 mercados de alto crescimento, oferecendo um processo rápido, simples e eficiente para comerciantes e compradores em diferentes canais (desktop, dispositivos móveis, e-wallet e no varejo físico). Atualmente, opera com mais de 250 métodos de pagamento em mais de 25 moedas, alcançando quase 2,3 bilhões de consumidores potenciais. A PayU tem mais de 1.800 especialistas em pagamentos que dão suporte aos mais de 300 mil comerciantes e a milhões de consumidores que efetuam pagamentos por meio da ferramenta. A companhia integra a divisão de pagamentos online da Naspers Ltd que, na América Latina, incorporou Pagosonline e DineroMail, e as brasileiras Bcash e Fcontrol, sendo hoje uma das cinco principais empresas do setor na região.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar