Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Está desempregado e a idade pesa? Qual a qualificação ideal? Quem está contratando?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Morato
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Consultor da Page Personnel tira dúvidas e dá dicas aos profissionais de acordo com o momento da carreira, qualificação e área de atuação

Qual é o trabalhador que não fica cheio de dúvidas quando está desempregado? É muito comum que esse profissional fique com muitas incertezas e fragilizado pelo momento, colocando em dúvida suas competências e habilidades. E acaba pesando mais nessa balança a idade, a formação acadêmica e a carreira escolhida. "O melhor a se fazer nessa hora é buscar respostas que ajudem a encontrar o melhor caminho para voltar ao mercado de trabalho. Tem muita gente que acaba não se recolocando porque faz escolhas incorretas. Isso acontece desde o momento do preenchimento do currículo até a fase de entrevistas. Todas essas etapas precisam ser feitas com muita coerência, precisão e profissionalismo. Quando essas etapas são respeitadas, as chances de recolocação aumentam", explica Renato Trindade, gerente executivo da Page Personnel.

O consultor preparou algumas dicas para quem está em busca de recolocação de acordo com o momento da carreira, qualificação e área de atuação. Confira:

Carreira

Para quem está no início

- Este momento de carreira é muito importante na vida de um profissional. Ele não deve abrir mão da remuneração, mas vale ter em mente que as primeiras experiências profissionais devem ter foco no aprendizado, em adquirir conhecimentos com os mais experientes.

É importante entender a estrutura da empresa e principalmente o gestor e pares. Eles serão os que mais ajudarão em seu desenvolvimento. Entenda durante a entrevista se o perfil da empresa é de investir na formação dos profissionais.

No início da carreira o profissional tem a oportunidade de errar em suas escolhas, por isso esse é o momento de arriscar e ser arrojado nas decisões.

Para quem está no meio

É uma etapa de muitos questionamentos. Será que estou na empresa certa? A minha remuneração está adequada? Terei oportunidades de crescimento?

Nesta etapa, o profissional já tem uma boa visão de mercado, entendendo a dinâmica de cada empresa, conhecendo os concorrentes e conseguindo avaliar qual será o próximo passo da carreira. É o momento de avaliar o passado e o momento atual para decidir o futuro.

Esse questionamento é importante para entender os rumos da carreira até o momento e como evoluir como profissional. Nesta etapa o profissional tem menos espaço para erros e tentativas. É o momento de foco na carreira e crescimento.

Para quem está no fim/ transição

É considerado por muitos o momento mais difícil na carreira. O profissional tem muita experiência, porém a idade começa a pesar. O mercado cada vez mais busca profissionais jovens, atualizados e mão de obra mais barata. São realidades encontradas para quem está na etapa final da carreira.

Porém, não é o fim da linha. O profissonal experiente ainda tem espaço no mercado, a preocupação com idade vem diminuindo aos poucos e abrindo novas oportunidades para profissionais com mais "rodagem".

O profissional tem de conhecer muito bem o mercado e estar muito antenado às novidades. Saber valorizar seus conhecimentos, manter a energia alta, a resiliência e a disposição para enfrentar desafios e mostrar seu valor.

A atuação como consultor pode ser uma saída. Empresas que estão se reestruturando e até mesmo startups, por que não?

O importante é o profissional mostrar seu valor, pesquisar muito sobre mercado e não deixar a idade impactar.

Ter a confiança do seu valor, conhecimento e não desistir são pontos-chave para conquistar seus objetivos mesmo nesta etapa.

Qualificação

Para quem tem até ensino médio

Os cursos técnicos e profissionalizantes têm muito espaço na indústria. Esse profissional tem de estar atento às oportunidades, pois a retomada da indústria é lenta por isso ainda há poucas posições ou amento de quadros. Vale lembrar que quanto mais especializados e mais conhecimento técnico, maior a oportunidade de conseguir uma boa posição.

Para quem tem superior completo/ incompleto

Com o aumento do acesso ao ensino superior, a diversificação fica por conta não só da qualidade da instituição de ensino, mas como o profissional aproveita o ensino, como desenvolve suas competências técnicas e comportamentais e aplica em seu trabalho. Vale destacar também a necessidade de um conhecimento multidisplinicar, mesmo tendo uma formação técnica.

Ex. Profissionais de áreas técnicas como Engenharia e Arquitetura, buscando desenvolver sua comunicação, conhecimentos e administração.

Ex. Profissionais de tecnologia, buscando aplicar conhecimento em Administração, Marketing e Finanças.

Ex. Profissionais de Administração, buscando conhecimentos técnicos específicos de determinados mercado, como Tecnologia ou mercado de Digital.

Para quem tem pós-graduação

O importante é a decisão do profissional de se tornar mais especialista ou generalista. É uma opção pessoal de carreira, mas que é o momento exato para definição. Analisar o mercado, entender as competências necessárias para o mercado que deseja atuar, conversar com executivos desses mercados, ajuda na decisão e na busca de posições no mercado.

Pra quem tem mestrado e doutorado

São profissionais que normalmente seguem uma carreira mais acadêmica, porém esses curso vem ganhando muito espaço dentro do mercado corporativo.

Empresas com necessidades de profissionais muito especializados e mercados-nicho podem ser um alvo para mestres e doutores.

Pra quem domina dois ou mais idiomas

O domínio do inlgês já deixou de ser um diferencial para ser um pré-requisito, até mesmo em posições que não terão contato com outros países.

Hoje, o ponto não é mais falar ou não outra língua, mas a fluência, o conhecimento e adaptação a diferentes culturas e as formas de negociação de cada país e cultura.

Dicas gerais para recolocação

1) Habilidades fora da sua área técnica:

Ter um vasto conhecimento na sua área de formação é importante. Mas em algumas empresas que prezam por integração das áreas, o profissional que tiver conhecimento além da sua formação certamente irá se destacar na hora do processo seletivo. "Algumas empresas integram suas áreas e intrinsecamente os seus funcionários sabem os processos além do seu escopo de trabalho. É uma nova dinâmica que poupa gastos para as empresas e permite que os colaboradores façam transição entre as áreas da empresa. Podendo ser promovidos não necessariamente apenas na área que ele trabalha", comenta Trindade, da Page Personnel.

2)Ter hobbies:

Quando um recrutador pergunta seus hobbies, uma das suas intenções é analisar se você tem uma válvula de escape fora do ambiente corporativo e, se exercita sua mente. O fato de você ter interesses que não estejam apenas ligados ao trabalho, mostra que você é uma pessoa dinâmica e que sabe separar e organizar os momentos do dia a dia."É essencial que você tenha hábitos de leitura, esportivos e culturais. Os avaliadores, na hora do recrutamento, não querem que você diga que é um workaholic e que sua dedicação é voltada apenas para o trabalho. Ter hobbies e hábitos saudáveis, revela muito sobre sua personalidade na hora da entrevista" , diz.

3)Fale sobre as mudanças que você levou nas experiências anteriores.

Mostre que sua passagem não foi em vão nas suas experiências anteriores, selecione um caso de trabalho e mostre como o aperfeiçoou. "Monte uma linha do tempo, pegue uma função que era executava na empresa antes da sua entrada, mostre a solução que você sugeriu e finalize contando como a nova dinâmica que você implementou, modificou positivamente a área. Os recrutadores acham importante saber que você tem criatividade para apresentar novas perspectivas a empresa", relata o consultor.

4)Mantenha a mente aberta para se aventurar em novas funções.

Estar aberto a novas possibilidades pode ser muito positivo no futuro. Você pode começar em uma nova área, totalmente diferente da que está habituado e se destacar. "Mesmo que você tenha que começar em um cargo mais operacional e não tão estratégico como o que você exercia na sua área de formação, você incrementará o seu curriculum, além de descobrir novas possibilidades. Esteja sempre aberto para processos seletivos de outras áreas", orienta Trindade.

5)Networking também é uma habilidade.

Por mais que pareça trivial, ter habilidades sociais é muito importante. "Lembre-se, toda pessoa que você tem um relacionamento positivo, pode ser uma potencial referência no mercado de trabalho. É importante ser cordial e nunca fechar portas, pois muitos recrutadores buscam referências nas experiências anteriores", acrescenta.

6) Organize suas redes sociais pessoais e as voltadas para o ambiente corporativo.

As redes sociais são uma extensão de nós e de nosso curriculum. Ao utilizarmos redes sociais voltadas para busca de empregos, mantenha-as sempre atualizadas e organizadas. "Redes sociais em geral são uma extensão de nossos pensamentos e é comum que os recrutadores façam uma busca sobre você em suas redes. Procure não ser tão taxativo em opiniões e evite polêmicas. Nas redes sociais voltadas para o ambiente profissional, deixe seu curriculum online organizado e sempre atualizado, mesmo que com pequenos cursos e trabalhos sociais feitos. Se você se mostra organizado e ponderado nas redes sociais, os recrutadores terão uma ideia positiva sobre você antes mesmo das primeiras etapas de entrevistas", finaliza.

Sobre a Page Personnel:

A Page Personnel é a unidade de negócio do PageGroup responsável pelo recrutamento especializado de profissionais para posições técnicas, administrativas ou de ingresso no mercado. Além disso, conta com a PagePCD, área dedicada à inserção e valorização de profissionais com deficiência no mercado.

Com uma gama soluções para recursos humanos, o PageGroup é um grupo inglês listado na bolsa de valores de Londres e está presente em 36 países. Atualmente, seus quase 8 mil colaboradores atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para seu conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. No Brasil desde 2000, os consultores espalhados pelo país já realocaram mais de 52 mil profissionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar