Brasil,

Cuidado: seu corpo pode estar te traindo nos negócios!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Abritta
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Você sabia que o nosso corpo é o responsável por dar sentido a mais da metade do que queremos falar (55%)? Eu descobri isso em um estudo da Universidade da Califórnia (UCLA). Nele, também estava registrado que 38% do que pensamos está traduzido em nosso tom de voz e apenas 7% é revelado por meio da nossa fala.

Quando converso com alguém, tenho por hábito reparar no comportamento geral da pessoa, mas confesso que os dados me impressionaram. Eu imaginava que nosso discurso representasse um pouco mais. Porém, fazendo um retrospecto dos últimos bate-papos que tive, notei que, ainda que inconscientemente, fico realmente muito mais atento ao que as pessoas não expressam por palavras.

Sabe aquela situação de estar conversando com alguém e essa pessoa não parar de consultar as horas no celular? Não sei quanto a você, mas para mim passa a mensagem de que ela precisa ou gostaria de estar em outro lugar. Também me incomoda quando chego empolgado para um encontro e não sou recepcionado com um aperto de mão firme, não existe uma conexão olho no olho durante o bate-papo e há pouca positividade no tom de voz do outro. Tudo isso é linguagem não-verbal.

Talvez, a pessoa não tenha a intenção de despertar sensações controversas, mas é importante ficarmos atentos para que esses comportamentos não interfiram de maneira negativa no desfecho de oportunidades de relacionamento, negócios ou emprego.

É claro que não dá para generalizar. Por exemplo, dizem que braços cruzados passa a ideia de irritação ou rejeição, mas pode ser que a pessoa esteja com frio porque a blusa é fina e o ar condicionado da sala está ligado. A má postura ao sentar também tende a transmitir mensagens negativas, mas pode ser apenas reflexo de uma cadeira desconfortável. Suar em excesso ou gaguejar costuma ser interpretado como indícios de mentira ou desconforto na situação, mas pode ser uma questão de saúde.

O que vale é ter atenção nos gestos e nos comportamentos. Policie-se para manter uma respiração regular e posicionar as mãos sobre a mesa ou próxima ao corpo, sem contorcê-las. Lembre-se: se não agir com tranquilidade, tudo o que você não conseguir, puder ou quiser falar vai ser entregue pelo seu corpo. Nem todas as pessoas estão capacitadas para fazer essa leitura, mas um especialista em recrutamento, por exemplo, estará atento a esses sinais.

Penso que, apesar da existência de vários livros e estudos sobre o tema, não há uma cartilha que garanta 100% de sucesso no nosso desempenho ao nos comunicarmos. Mas, não custa nada pesquisar sobre o assunto e reavaliar nosso comportamento. Paralelamente a isso, sugiro que você se baseie em três regras básicas:

· Prepare-se para os encontros, palestras, entrevista, eventos ou outra atividade qualquer;

· Reserve um tempo na agenda para estar no local de corpo e alma;

· Aja com naturalidade. Agindo assim, você terá mais chances de que sua fala, seu tom de voz e seus gestos estejam em harmonia ao traduzir sua personalidade, seu estado de espírito, seus pensamentos e suas intenções!

Fique de olho na maneira como está se comportando no ambiente de trabalho e tome cuidado para não desperdiçar boas oportunidades.

(*) Braulio Lalau de Carvalho é CEO da Orbitall, empresa do Grupo Stefanini

Sobre a Orbitall

Com mais de 40 anos de experiência, a Orbitall, empresa do grupo Stefanini, atua em duas áreas de negócios: Contact Center e Processamento de Meios de Pagamento, que inclui Plataforma de core bancário S as a Service (SaaS), soluções completas e modulares de processamento para Cartões de Crédito, Cartões Consignados, Híbridos, Private Label, Empresariais, Alimentação, Refeição, Pré-pagos e Gift Cards. Além disso, oferece serviços de BPO, como Atendimento, Crédito, Cobrança e Backoffice, bem como serviços exclusivos, como análise de portfólio, sistemas de rede neural na prevenção à fraude, gerenciamento de Escritórios de Cobrança e Tratamento de Causas Cíveis e PROCON, sempre aplicando o modelo de gestão por processos conforme SLA's previamente acordados com seus Clientes. A Orbitall possui certificação PCI-DSS (Payment Card Industry Data Security Standard) e é homologada pelas principais bandeiras do mercado (Mastercard, Visa e Diners).

Sobre a Stefanini

A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 32 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação. Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO).

Presente em 41 países, a Stefanini foi apontada, pelo quarto ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2018.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar