Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cecília Della Flor
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Por Kleber de Paula, CEO Cliente Agente

De vez em quando aparece alguém falando algo novo, que no primeiro momento soa estranho, mas que depois vai sendo analisado e começa a fazer sentido para os mais abertos as novas tendências.

Muitos destes “ loucos” naufragam, perdem tempo e dinheiro, no entanto trazem uma nova perspectiva. As vezes, suas ideias malucas são melhor executadas depois por outros não tão loucos e com melhor capacidade de execução.

No mercado de seguros, estamos vivendo um momento em que “ brotam loucos” a toda hora e por obra do destino, tenho sido considerado um deles apesar de ser bem conservador e seguro de minhas propostas.

Gosto de uma frase do CK Prahalad que justifica as iniciativas destas pessoas fora da caixa e que me mantem seguro de estar no caminho certo.

“Planejadores pensam no que vai acontecer de diferente, triunfadores determinam o que vão fazer de diferente”.

Para não continuar sendo chamado de louco, vou dissertar sobre alguns pontos de “ minha loucura” que chamei de Cliente Agente e que para mim, pode ser a salvação de muitas corretoras de seguros neste momento de transformação.

Confiança- nenhum corretor de seguros tem um ativo maior que este. As empresas e pessoas que ele atende não migraram para outra plataforma, banco, ou insurtech porque confiam no seu trabalho.

Colaboração- as pessoas querem pertencer, então, ter um “ clube” onde o cliente conectado pode obter vantagens não é uma invenção nova e sim uma estratégia de fidelização. Se elas pertencem debatem, se debatem propagam e se propagam estando conectadas a sua empresa, sua empresa pega carona.

“Uberização”- termo que ouvi de um professor que se tornou amigo, é um “ pilar “ de muitas inovações que vemos surgindo. Ele ganha força quando muitas profissões deixam de existir e quando o País encontra-se como o nosso com milhões de pessoas sem emprego.

Referral MKT- não inventei, ele está ai e vemos seu reflexo todos os dias. Mas não o usamos de forma estratégica, não medimos seu impacto, não estimulamos e não reconhecemos. O que não é medido não pode ser melhorado.

Jornada do Cliente- A NPS mostra muito mais do que notas de 0 a 10. Ela mostra quem são os insatisfeitos com seu atendimento e como disse um tal de Bill Gates, seus clientes insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.

A pergunta “ será que sou indicável” pode ajudar muita gente a entender de brand, de atendimento e de potencial de viralização de sua empresa através do montante de clientes neutros em sua carteira x clientes promotores.

Gameficação- Outro ilustre amigo diz que o cérebro não presta atenção as coisas chatas. Então, se sua empresa não tem nada de novo e “ legal” ela é chata, e você não terá atenção do cliente.

Nós colocamos soluções para todas estas questões em uma ferramenta inovadora, simples e intuitiva, ao mesmo tempo muito completa e extremamente barata.

Os resultados de sua aplicação variam muito, dependem do perfil, da gestão e do engajamento de cada usuário e seus clientes.

No entanto, tratando-se de inovação, se você acha que tudo que não fez a vida toda acontecerá em dias está enganado. A principal característica de pessoas inovadoras é que elas não desistem no primeiro obstáculo. Então, se você comprou a ferramenta e desistiu no primeiro não, está desistindo de inovar.

Quando um corretor inicia nesta carreira, ele vende um primeiro seguro, depois lança um desafio pessoal de multiplicar o feito. Muito ele faz sozinho, mas muito é feito pelos próprios clientes, que de agora em diante vão fazer as coisas no ambiente digital( vide “netizens” em MKT 4.0 do Kotler). O consumidor informado vai “ reinar” sobre o consumidor distraído e você pode ser a fonte da informação.

Agora. Não queira que 1000 entre 1000 clientes queiram de cara se conectar a sua empresa que só ligou para ele 1 x por ano para renovar o seguro e no máximo mandou um cartão de aniversário por e-mail.

A estratégia mais bem sucedida para corretores sempre foi relacionamento, mas ele precisa vir para o digital, onde pode ganhar escala. O desafio é imenso, mas a oportunidade é ainda maior porque trata-se de um momento onde muitos gigantes entrarão no mercado de seguros e só estratégias digitais poderão nos ajudar a preencher o imenso GAP que deixamos existir.

A era da experiência chegou. Mas só vai aproveitar quem experimentar e gerar novas experiências.

Quase choro quando recebo a pergunta:

Você vende lead?

Comprar lead não é atrair, é pagar para outros atraírem, não gera conexão, não gera relacionamento, nem experiência. “É vender o almoço para comprar a janta”.

Pergunta pra maior corretora digital do Brasil se ela compra lead. Não ela não compra, ela gera informação e atrai os clientes.

Lead comprado quase sempre é convertido por preço, e a diferença competitiva de quem vende preço logo estará estampada nas apólices pra quem quiser ver.

A proposta é simples, bem alicerçada e funciona para quem quer inovar, para quem está disposto a construir uma relação digital com seus clientes promotores e se conectar com as conexões deles.

Se 1000 corretores engajarem 100 clientes cada um, estaremos mudando o mercado a nosso favor, se não fizermos alguém fará de forma menos democrática e vamos sofrer com isto.

Para quem estiver com a gente, vamos juntos, para estes e todos os demais, boa sorte!

“Os loucos que pensam que podem mudar o mundo, são os que efetivamente o fazem” - Steve Jobs----------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar