Brasil, 24 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

O louco da vez

Por Kleber de Paula, CEO Cliente Agente

De vez em quando aparece alguém falando algo novo, que no primeiro momento soa estranho, mas que depois vai sendo analisado e começa a fazer sentido para os mais abertos as novas tendências.

Muitos destes “ loucos” naufragam, perdem tempo e dinheiro, no entanto trazem uma nova perspectiva. As vezes, suas ideias malucas são melhor executadas depois por outros não tão loucos e com melhor capacidade de execução.

No mercado de seguros, estamos vivendo um momento em que “ brotam loucos” a toda hora e por obra do destino, tenho sido considerado um deles apesar de ser bem conservador e seguro de minhas propostas.

Gosto de uma frase do CK Prahalad que justifica as iniciativas destas pessoas fora da caixa e que me mantem seguro de estar no caminho certo.

“Planejadores pensam no que vai acontecer de diferente, triunfadores determinam o que vão fazer de diferente”.

Para não continuar sendo chamado de louco, vou dissertar sobre alguns pontos de “ minha loucura” que chamei de Cliente Agente e que para mim, pode ser a salvação de muitas corretoras de seguros neste momento de transformação.

Confiança- nenhum corretor de seguros tem um ativo maior que este. As empresas e pessoas que ele atende não migraram para outra plataforma, banco, ou insurtech porque confiam no seu trabalho.

Colaboração- as pessoas querem pertencer, então, ter um “ clube” onde o cliente conectado pode obter vantagens não é uma invenção nova e sim uma estratégia de fidelização. Se elas pertencem debatem, se debatem propagam e se propagam estando conectadas a sua empresa, sua empresa pega carona.

“Uberização”- termo que ouvi de um professor que se tornou amigo, é um “ pilar “ de muitas inovações que vemos surgindo. Ele ganha força quando muitas profissões deixam de existir e quando o País encontra-se como o nosso com milhões de pessoas sem emprego.

Referral MKT- não inventei, ele está ai e vemos seu reflexo todos os dias. Mas não o usamos de forma estratégica, não medimos seu impacto, não estimulamos e não reconhecemos. O que não é medido não pode ser melhorado.

Jornada do Cliente- A NPS mostra muito mais do que notas de 0 a 10. Ela mostra quem são os insatisfeitos com seu atendimento e como disse um tal de Bill Gates, seus clientes insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.

A pergunta “ será que sou indicável” pode ajudar muita gente a entender de brand, de atendimento e de potencial de viralização de sua empresa através do montante de clientes neutros em sua carteira x clientes promotores.

Gameficação- Outro ilustre amigo diz que o cérebro não presta atenção as coisas chatas. Então, se sua empresa não tem nada de novo e “ legal” ela é chata, e você não terá atenção do cliente.

Nós colocamos soluções para todas estas questões em uma ferramenta inovadora, simples e intuitiva, ao mesmo tempo muito completa e extremamente barata.

Os resultados de sua aplicação variam muito, dependem do perfil, da gestão e do engajamento de cada usuário e seus clientes.

No entanto, tratando-se de inovação, se você acha que tudo que não fez a vida toda acontecerá em dias está enganado. A principal característica de pessoas inovadoras é que elas não desistem no primeiro obstáculo. Então, se você comprou a ferramenta e desistiu no primeiro não, está desistindo de inovar.

Quando um corretor inicia nesta carreira, ele vende um primeiro seguro, depois lança um desafio pessoal de multiplicar o feito. Muito ele faz sozinho, mas muito é feito pelos próprios clientes, que de agora em diante vão fazer as coisas no ambiente digital( vide “netizens” em MKT 4.0 do Kotler). O consumidor informado vai “ reinar” sobre o consumidor distraído e você pode ser a fonte da informação.

Agora. Não queira que 1000 entre 1000 clientes queiram de cara se conectar a sua empresa que só ligou para ele 1 x por ano para renovar o seguro e no máximo mandou um cartão de aniversário por e-mail.

A estratégia mais bem sucedida para corretores sempre foi relacionamento, mas ele precisa vir para o digital, onde pode ganhar escala. O desafio é imenso, mas a oportunidade é ainda maior porque trata-se de um momento onde muitos gigantes entrarão no mercado de seguros e só estratégias digitais poderão nos ajudar a preencher o imenso GAP que deixamos existir.

A era da experiência chegou. Mas só vai aproveitar quem experimentar e gerar novas experiências.

Quase choro quando recebo a pergunta:

Você vende lead?

Comprar lead não é atrair, é pagar para outros atraírem, não gera conexão, não gera relacionamento, nem experiência. “É vender o almoço para comprar a janta”.

Pergunta pra maior corretora digital do Brasil se ela compra lead. Não ela não compra, ela gera informação e atrai os clientes.

Lead comprado quase sempre é convertido por preço, e a diferença competitiva de quem vende preço logo estará estampada nas apólices pra quem quiser ver.

A proposta é simples, bem alicerçada e funciona para quem quer inovar, para quem está disposto a construir uma relação digital com seus clientes promotores e se conectar com as conexões deles.

Se 1000 corretores engajarem 100 clientes cada um, estaremos mudando o mercado a nosso favor, se não fizermos alguém fará de forma menos democrática e vamos sofrer com isto.

Para quem estiver com a gente, vamos juntos, para estes e todos os demais, boa sorte!

“Os loucos que pensam que podem mudar o mundo, são os que efetivamente o fazem” - Steve Jobs----------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros.

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